[SOLUÇÃO] - Carro falhando, ML quadrada, consumo alto

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Bange
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[SOLUÇÃO] - Carro falhando, ML quadrada, consumo alto

Mensagem por Bange »

O problema veio se agravando ao longo do mês e eu sem tempo...
Hoje parei pra ver...
Retirei o cabo do cilindro 1, centelha amarelada e fraca.
Do cilindro 2, mais ou menos
Do cilindro 3, um pouco melhor
Do cilindro 4, quase igual ao primeiro.
Retirei as velas... aparência mais ou menos... mas ao medir tudo...
Cilindro Cabo velho Cabo novo
1. 7,58. 2,67
2. 3,76. 2,39
3. 4,66. 1,9
4. 2,39. 1,19
Cilindro. Vela velha. Vela nova
1. 4,45. 3,66
2. 4,56. 3,62
3. 4,12. 3,52
4. 4,44. 3,41
Obs.: valores em kilo Ohms
20210325_110518.jpg
Cabos e velas trocadas, motor redondo e com disposição... sem falhas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

essa segunda, ta com queima rica pra caramba (não devia ta faiscando lá essas coisas), a mais pra certa ai ta essa terceira e quarta
mas foto é aquilo......
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Bange
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Mensagem por Bange »

Tirei a foto após fazer todas as instalações... as velas misturaram e provavelmente a terceira e quarta na foto, correspondem ais cilindros 2 e 3, que tinham as melhores centelhas.

Corrigi os valores dos cabos novos... A impedância aumenta conforme o comprimento...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

sim, qnt maior o condutor maior a resistência, por isso condutores de alta tensão sempre tem bitola considerável
os cabos ficam num ambiente insalubre, e sofrem as consequências disso com o tempo....as vezes passam tanto tempo sem ninguém encostar, q qnd toca no cabo, o isolante começa a esfarelar...
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Mensagem por Bange »

Tive a curiosidade de abrir um cabo desses... na realidade é bem diferente da concepção que se tem de um cabo, um condutor elétrico (fio de cobre ou com alguma outra liga tipo alumínio), com um isolante emborrachado ou plastificado...
Na realidade o que se chama de condutor é uma centena de finos fios de um material que ou é fibra de vidro ou seda, impregnado de um pó que parece grafite (que conduz eletricidade), os fios por si só, seja de seda ou fibra de vidro, não conduzem a eletricidade, mas impregnados com o pó de grafite passam a ser condutor de elétrico com alguma resistividade, que para a alta tensão gerada pela bobina passa a atuar como um "curto", ao mesmo tempo que atenua e muito a emissão de ruído eletromagnético (percebido antigamente nos rádios sintonizados em AM)... uma boa solução técnica, mas como se vê, não mantém as mesmas características de quando fabricado, sofrendo alteração ao longo do tempo (a resistividade vai aumentando), tornando a substituição necessária.
Isso faz parte da famosa OP (obsolescência programada), mas isso é outra estória...
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Mensagem por SemControle »

Imagem
só conheço esse tradicional da foto.....
é o q uso nas motos, original ele solta na bobina ou no cachimbo, e justamente, a peça q solta o centro dela tem algo parecido com um parafuso, q vc remonta rosqueando o cabo, q pega a rosca na malha condutora central ali....

e tem mais, já vi algumas motos difíceis de conseguir os cabos originais, usar de carro, compra o jogo de cabos de velas, e usa 2, pra moto bi-cilindrica, funcionamento perfeito, e graças a isso de cortar o lado q vai na bobina do carro, pra rosquear na bobina da moto, e era de malha condutora normal, pq deu aperto corretamente, ainda passei um dedo de silicone de alta temperatura pra evitar q agua entrasse e causasse qq isolamento, oxidação ou coisa do gênero....so precisa do cuidado de nessa adaptação usar cabos de vela automotivo tradicional, pq esses de 8, de 10mm não entra nem na bobina, nem no cachimbo original da moto...
as motinhos sofrem muito com esses cabos....fica ao tempo, recebendo sol, chuva (tem as q tomam chuva e ja param), além do q sofre tmb o cabo automotivo no meio do calor, e só tendo 1 ou 2 cilindros, falhar é muito perceptível....


agora é não deixar ficar velho, senão começa a desmanchar o cabo
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Mensagem por Bange »

Esse cabo da foto não deve ser resistivo... quer dizer todo material condutor tem lá sua impedância/m, mas no caso é mínima por tratar-se de fio de cobre... nos primórdios era assim, depois colocavam um resistor de fio junto a terminação... depois colocavam um capacitor em paralelo ao resistor, já teve época em que existia até um supressor comprado à parte do cabo...
Como hoje em dia quase ninguém ouve rádio AM, muito menos em moto, é possível que nem tenha o tal resistor... mas se a moto tiver alguma eletrônica embarcada, assim como nos carros, creio que seja quase obrigatório o uso de vela/cabo resistivo...
Eu já ia lá no meu lixo da oficina pegar e abrir o cabo pra uma foto, mas a NGK me facilitou...
http://www.ngkntk.com.br/manual/pdf/cabos.pdf
O que chamei de fibra de vidro ou seda, na realidade é fibra sintética de Kevlar, que não é condutora... o pó tipo grafite também não faz parte do circuito como pensei (estranho a NGK não mencionar), o condutor de acordo com o material da NGK, é um fio resistivo de níquel-cromo (que nem vi, deve ser muito fino)... amanhã vou tirar a dúvida.
Também aparece o outro tipo de cabo (como falei acima), com um resistor feito do mesmo fio de níquel-como... o cabo em si deve ser um condutor de cobre multifilar (pra dar flexibilidade), comum... será que no seu caso o resistor não está montado numa das pontas do cabo, escondido no isolamento?
Sei bem quando vc fala em "rosquear" o terminal no cabo... já tive moto e carros antigos que tinha tipo um arame fino e forte, com uma rosca pra fixar...
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Mensagem por SemControle »

resistor em si, não tem visível, agora não me lembro se na adaptação foi de vectra ou astra o jogo de cabo q usei, mas segue essa tendência moderna mesmo, pode ter apenas parecido com malha metálica, na emoção de adaptar e ver o resultado.....
minha moto grande, mesmo injetada, 2 sondas, 2012, o cabo tem a malha metálica e rosqueia na bobina (ou é igual esses de carro e passa batido, apesar q em manutenção, já desmontei, passei limpa contato, dei uma apertada com alicate pra rosquear bem firme), o cachimbo vai pro lixo junto com o cabo, é provável q o cachimbo seja a peça chave ai...e num motor de moto, tudo é apertado, todos sensores e atuadores são bem apertados, a moto pequena a sonda lambda é no cabeçote, nem no coletor é pq tmb não tem parede e diâmetro pra alojar a sonda ali...o tbi dela tem outro nome, pq são 3 sensores numa única peça, é o TP o MAP e IAT numa coisa só, q acaba criando a TBI
motos hj em dia, todas já saem injetadas, ainda existem as com ampla rede can, mas o X ai deve ser o cachimbo mesmo então....
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Mensagem por Bange »

... tirando a dúvida...

Nesse panfleto da NGK ( http://www.ngkntk.com.br/manual/pdf/cabos.pdf ) é nítido ver que o fio de níquel-cromo vai enrolado na capa do que ela chama de fios sintético de Kevlar... porém...

Imagem

Todo o conjunto é prensado na terminação do cabo, nada conclusivo ainda... mas...

Imagem

Vejam que a condutividade ocorre exatamente nos fios do Kevlar, impregnados do que imagino ser grafite (embora não mostrado no panfleto) ou o tal fio de níquel-cromo se confunde com os fios do Kevlar... eu não consegui distinguir...

Existe um novo player no mercado que alega que seu cabo economiza X% de combustível... este cabo sim é equalizado com a mesma resistividade para todas as velas, independente da distância entre a bobina e a vela/cilindro.... mas isso é outra estória...
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isso é tecnologia da nasa, hj na oficina do parceiro estávamos quebrando a cabeça com uma fym q só queimava um cilindro, e montando os cachimbos, puro cabo de cobre mesmo, mas essa era carburada, então gerar interferência não é problema algum kkkkk, mas é o caso dos cachimbos serem resistivos, ou até mesmo as velas
pode ser q o q parece grafite venha das reações as condições severas q os cabos são expostos....o kevlar em si é usado em correias q são absurdamente resistentes, coletes a prova de bala, traje de bombeiros pelas propriedades de resistência e suportar altas temperaturas....uma das principais características dele isolado é justamente a baixa condutividade, é por isso q tem tantas outras encrencas juntas....
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