[SOLUÇÃO] - Carro falhando, ML quadrada, consumo alto

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SemControle
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Re: [SOLUÇÃO] - Carro falhando, ML quadrada, consumo alto

Mensagem por SemControle »

Imagem
só conheço esse tradicional da foto.....
é o q uso nas motos, original ele solta na bobina ou no cachimbo, e justamente, a peça q solta o centro dela tem algo parecido com um parafuso, q vc remonta rosqueando o cabo, q pega a rosca na malha condutora central ali....

e tem mais, já vi algumas motos difíceis de conseguir os cabos originais, usar de carro, compra o jogo de cabos de velas, e usa 2, pra moto bi-cilindrica, funcionamento perfeito, e graças a isso de cortar o lado q vai na bobina do carro, pra rosquear na bobina da moto, e era de malha condutora normal, pq deu aperto corretamente, ainda passei um dedo de silicone de alta temperatura pra evitar q agua entrasse e causasse qq isolamento, oxidação ou coisa do gênero....so precisa do cuidado de nessa adaptação usar cabos de vela automotivo tradicional, pq esses de 8, de 10mm não entra nem na bobina, nem no cachimbo original da moto...
as motinhos sofrem muito com esses cabos....fica ao tempo, recebendo sol, chuva (tem as q tomam chuva e ja param), além do q sofre tmb o cabo automotivo no meio do calor, e só tendo 1 ou 2 cilindros, falhar é muito perceptível....


agora é não deixar ficar velho, senão começa a desmanchar o cabo
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Bange
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Mensagem por Bange »

Esse cabo da foto não deve ser resistivo... quer dizer todo material condutor tem lá sua impedância/m, mas no caso é mínima por tratar-se de fio de cobre... nos primórdios era assim, depois colocavam um resistor de fio junto a terminação... depois colocavam um capacitor em paralelo ao resistor, já teve época em que existia até um supressor comprado à parte do cabo...
Como hoje em dia quase ninguém ouve rádio AM, muito menos em moto, é possível que nem tenha o tal resistor... mas se a moto tiver alguma eletrônica embarcada, assim como nos carros, creio que seja quase obrigatório o uso de vela/cabo resistivo...
Eu já ia lá no meu lixo da oficina pegar e abrir o cabo pra uma foto, mas a NGK me facilitou...
http://www.ngkntk.com.br/manual/pdf/cabos.pdf
O que chamei de fibra de vidro ou seda, na realidade é fibra sintética de Kevlar, que não é condutora... o pó tipo grafite também não faz parte do circuito como pensei (estranho a NGK não mencionar), o condutor de acordo com o material da NGK, é um fio resistivo de níquel-cromo (que nem vi, deve ser muito fino)... amanhã vou tirar a dúvida.
Também aparece o outro tipo de cabo (como falei acima), com um resistor feito do mesmo fio de níquel-como... o cabo em si deve ser um condutor de cobre multifilar (pra dar flexibilidade), comum... será que no seu caso o resistor não está montado numa das pontas do cabo, escondido no isolamento?
Sei bem quando vc fala em "rosquear" o terminal no cabo... já tive moto e carros antigos que tinha tipo um arame fino e forte, com uma rosca pra fixar...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

resistor em si, não tem visível, agora não me lembro se na adaptação foi de vectra ou astra o jogo de cabo q usei, mas segue essa tendência moderna mesmo, pode ter apenas parecido com malha metálica, na emoção de adaptar e ver o resultado.....
minha moto grande, mesmo injetada, 2 sondas, 2012, o cabo tem a malha metálica e rosqueia na bobina (ou é igual esses de carro e passa batido, apesar q em manutenção, já desmontei, passei limpa contato, dei uma apertada com alicate pra rosquear bem firme), o cachimbo vai pro lixo junto com o cabo, é provável q o cachimbo seja a peça chave ai...e num motor de moto, tudo é apertado, todos sensores e atuadores são bem apertados, a moto pequena a sonda lambda é no cabeçote, nem no coletor é pq tmb não tem parede e diâmetro pra alojar a sonda ali...o tbi dela tem outro nome, pq são 3 sensores numa única peça, é o TP o MAP e IAT numa coisa só, q acaba criando a TBI
motos hj em dia, todas já saem injetadas, ainda existem as com ampla rede can, mas o X ai deve ser o cachimbo mesmo então....
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Bange
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Mensagem por Bange »

... tirando a dúvida...

Nesse panfleto da NGK ( http://www.ngkntk.com.br/manual/pdf/cabos.pdf ) é nítido ver que o fio de níquel-cromo vai enrolado na capa do que ela chama de fios sintético de Kevlar... porém...

Imagem

Todo o conjunto é prensado na terminação do cabo, nada conclusivo ainda... mas...

Imagem

Vejam que a condutividade ocorre exatamente nos fios do Kevlar, impregnados do que imagino ser grafite (embora não mostrado no panfleto) ou o tal fio de níquel-cromo se confunde com os fios do Kevlar... eu não consegui distinguir...

Existe um novo player no mercado que alega que seu cabo economiza X% de combustível... este cabo sim é equalizado com a mesma resistividade para todas as velas, independente da distância entre a bobina e a vela/cilindro.... mas isso é outra estória...
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Mensagem por SemControle »

isso é tecnologia da nasa, hj na oficina do parceiro estávamos quebrando a cabeça com uma fym q só queimava um cilindro, e montando os cachimbos, puro cabo de cobre mesmo, mas essa era carburada, então gerar interferência não é problema algum kkkkk, mas é o caso dos cachimbos serem resistivos, ou até mesmo as velas
pode ser q o q parece grafite venha das reações as condições severas q os cabos são expostos....o kevlar em si é usado em correias q são absurdamente resistentes, coletes a prova de bala, traje de bombeiros pelas propriedades de resistência e suportar altas temperaturas....uma das principais características dele isolado é justamente a baixa condutividade, é por isso q tem tantas outras encrencas juntas....
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Mensagem por Bange »

Aí... sobre velas, faz um curso intensivo com esse cara... https://youtu.be/xy04PbA9c9I
Bange
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Mensagem por Bange »

Pessoal, ressuscito esse tópico para passar um caso que até o momento nunca havia ocorrido comigo, qual seja, a troca das velas bem antes da kilometragem indicada pelo manual... na realidade foi com algo em torno dos 9 a 10.000Km.

Em Março deste ano, fiz a troca de velas e cabos, em Set/Out fiz uma viajem e rodei quase 5.300Km, sem nenhum problema de desempenho, engasgos, etc... mas agora venho notando a ML com ligeira diferença e a "disposição" nas arrancadas um tanto a desejar... tanto na gasolina como no GNV, logo, nada tem a ver com combustível... parti pra analisar velas e cabos quase que certo nada encontrar, pois o kit é bem novo, mas...

Desconectei e medi os cabos:
Cil. Medição Ohm
1 3.24K
2 2.67K
3 1.90K
4 1.19K
Resultaado: cabos aprovados...

Velas:
Cil. Medição Ohm
1 4.26K
2 4.06K
3 4.23K
4 3.97K
Resultado:velas reprovadas (todas!)
Apesar de novas, afastamento 0,8mm, quase nenhuma deposição de material e coloração ligeiramente esbranquiçada, sua resistividade esta bem acima da faixa especificada.

Nunca troquei velas com tão baixa kilometragem... https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=103974

Será que fui vítima de um produto falsificado?
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