Boa noite pessoal,
Possuo um Corsa 1.0 mpfi na qual todos os dias mesmo o motor quente ou frio na primeira partida do dia ou partidas depois de ter rodado, ele demora para pegar, sendo necessário segurar na chave por uns 5 segundos para pegar, fica fazendo nhec.. nhec.. nhec.. ai depois pega numa boa, isso acontece toda vez que vou dar partida, independente se o motor está quente ou frio, já foi trocado regulador de pressão, coloquei uma bateria nova da moura 60amp, quando troquei a bateria o rapaz conferiu o alternador e disse que estava muito bom, cabos e velas, verificado pressão na linha de combustível e nada, continua a mesma coisa, talvez seja motor de arranque? Ou comutador de ignição?
Detalhe: Ele começou a ficar assim depois que troquei a bateria, anteriormente tinha uma kondor de 60amp que estava com zinabre na qual a cada 3 dias que tinha limpar os polos, coloquei uma zetta com a mesma amperagem e começou o problema, achei que era bateria, devolvi a Zetta e peguei um moura e mesmo assim continua o problema.
Desde já agradeço e um feliz natal e um feliz ano novo a todos.
[DÚVIDA] - Pq o Corsa demora para pegar?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Bom, tem que ir descartando as possibilidades... alguma são óbvias e o defeito salta de imediato, outras nem tanto...
O fato de criar zinabre com frequência tem que ser verificado, pois não é normal... isso pode significar algum consumo exagerado após desligar o carro (menor probabilidade) ou algum mau contato (maior probabilidade)... com isso a bateria não é carregada plenamente e não fornece a corrente necessária ao motor de arranque, ficando muito lento na hora da partida... (nhem.... nhem... nhem...- o ideal é nhem nhem nhem bem rápido)
Mas também o mau contato pode não ser no borne da bateria e sim na conexão no motor de arranque (+) ou até no cabo terra (-), o sintoma será exatamente o mesmo acima.
O motor de arranque também pode ter a sua culpa... se as conexões boas e ele gira devagar, pode estar com o enrolamento entrando em curto e não ter velocidade/força para o giro rápido...
Eliminadas as possibilidades acima e perdurando o problema, deve-se passar para outra parte elétrica... a das velas... uma olhada na coloração das centelhas pode dar uma pista... centelha boa e forte é aquela de coloração azul esbranquiçada... centelha de pouca intensidade ou amarelada é ruim e o problema pode ser a própria vela, cabo, bobina ou o módulo HEI (não sei se o seu motor tem)...ou ainda mau contato no conector de tais unidades.
Ainda na parte elétrica, temos o sensor da roda fônica... se muito afastado ou seu cabo com trajeto diferente, causa interferência no sinal e comandos de centelhas em momentos errados... tem ainda o próprio sensor ineficiente...(1)
Agora temos a parte mecânica, que é apenas o sincronismo do motor... ponto exato, sem folgas em polias e tensão da dentada correta (2)
Por último o combustível...
A pressão e a vazão da bomba devem estar corretas, assim como a estanqueidade do(s) bico(s) e ainda a qualidade do combustível...(3)
É muito comum um bico gotejar após desligar o motor... isso inunda a câmara e afoga o motor... isso é fácil de se verificar, é só desligar o motor, levantar a flauta e conferir se pinga em algum bico.
Já a pressão e vazão, depende de ferramental próprio.
Para (1), (2) e (3), obrigatoriamente haverão outros sintomas... tipo motor sem força, rateando...
Não deixe de relatar a evolução/solução do problema ok.
O fato de criar zinabre com frequência tem que ser verificado, pois não é normal... isso pode significar algum consumo exagerado após desligar o carro (menor probabilidade) ou algum mau contato (maior probabilidade)... com isso a bateria não é carregada plenamente e não fornece a corrente necessária ao motor de arranque, ficando muito lento na hora da partida... (nhem.... nhem... nhem...- o ideal é nhem nhem nhem bem rápido)
Mas também o mau contato pode não ser no borne da bateria e sim na conexão no motor de arranque (+) ou até no cabo terra (-), o sintoma será exatamente o mesmo acima.
O motor de arranque também pode ter a sua culpa... se as conexões boas e ele gira devagar, pode estar com o enrolamento entrando em curto e não ter velocidade/força para o giro rápido...
Eliminadas as possibilidades acima e perdurando o problema, deve-se passar para outra parte elétrica... a das velas... uma olhada na coloração das centelhas pode dar uma pista... centelha boa e forte é aquela de coloração azul esbranquiçada... centelha de pouca intensidade ou amarelada é ruim e o problema pode ser a própria vela, cabo, bobina ou o módulo HEI (não sei se o seu motor tem)...ou ainda mau contato no conector de tais unidades.
Ainda na parte elétrica, temos o sensor da roda fônica... se muito afastado ou seu cabo com trajeto diferente, causa interferência no sinal e comandos de centelhas em momentos errados... tem ainda o próprio sensor ineficiente...(1)
Agora temos a parte mecânica, que é apenas o sincronismo do motor... ponto exato, sem folgas em polias e tensão da dentada correta (2)
Por último o combustível...
A pressão e a vazão da bomba devem estar corretas, assim como a estanqueidade do(s) bico(s) e ainda a qualidade do combustível...(3)
É muito comum um bico gotejar após desligar o motor... isso inunda a câmara e afoga o motor... isso é fácil de se verificar, é só desligar o motor, levantar a flauta e conferir se pinga em algum bico.
Já a pressão e vazão, depende de ferramental próprio.
Para (1), (2) e (3), obrigatoriamente haverão outros sintomas... tipo motor sem força, rateando...
Não deixe de relatar a evolução/solução do problema ok.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 5
- Registrado em: Terça-feira 12 2019f Novembro 2019 01:28:32 AM
- Localização: São Bernardo do Campo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1999
Hoje levei no mecânico, Pois verifiquei um vídeo no youtube que poderia ser uma abraçadeira faltando na mangueira sanfonada da bomba de combustível, onde poderia perder estanqueidade e com isso perder pressão na linha de combustível. Pois mês passado troquei a flange e lembro que o mecânico trocou essa mangueira porém não colocou abraçadeira na parte inferior somente na superior dessa mangueira, retornei no mecânico o rapaz colocou a abraçadeira e resolveu o problema, somente bater na chave que pega de primeira sem esforço. Muito obrigado Bange pelas informações.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Quarta-feira 06 2021f Janeiro 2021 05:13:54 PM
- Localização: Duque de Caxias - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1999
- Contato:
Estou com o mesmo poblema e quando estou andando tem horas que o carro corta combustível e volta pode ser bomba?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26799
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
se tem a certeza q é combustível q falta, pode ser a bomba, fiação, pescadorAnderson.gomes escreveu: ↑Quarta-feira 06 2021f Janeiro 2021 05:32:08 PM Estou com o mesmo poblema e quando estou andando tem horas que o carro corta combustível e volta pode ser bomba?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
- sousaman
- :: Moderador ::
- Mensagens: 16589
- Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
- Localização: Guarulhos - SP
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
- Contato:
Sim!
Mas como o Bange explicou acima.... é bom verificar alguns pontos antes de sair trocando peças.
Mas como o Bange explicou acima.... é bom verificar alguns pontos antes de sair trocando peças.
Abraços!Anderson.gomes escreveu: ↑Quarta-feira 06 2021f Janeiro 2021 05:32:08 PM Estou com o mesmo poblema e quando estou andando tem horas que o carro corta combustível e volta pode ser bomba?
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 1245 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 985 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 8 Respostas
- 5208 Exibições
-
Última mensagem por caio1996
-
- 1 Respostas
- 11051 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 3730 Exibições
-
Última mensagem por Denilsonf87
-
- 1 Respostas
- 1728 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 4257 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 4 Respostas
- 6867 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 5 Respostas
- 7062 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 4 Respostas
- 1797 Exibições
-
Última mensagem por Frederico Santos