Galera, trago noticias, sai a rodar na estrada com scanner plugado, quando ligou luz gravou o codigo de erro de sonda com circuito aberto, bem
desliguei o carro e liguei novamente a luz se apagou comecei a rodar com o modo continuo ativado analisando a sona, me chamou atencao ela varia normalmente porém depois de um tempo por exemplo andando a 100 por hora ela comeca a variar menos, fica variando entre 350 e 600 no maximo, creio que quando a luz liga ela trava, os outros sensores me pareceram normal abertura de tps, MAP, temperatura, o tempo de injecao em velocidade continua ficou em mais ou menos 3.2 ms nao sei se isso e normal, tenho que descobrir agora o pq da sonda travar, se e defeito dela ou algum componente fazendo ela travar
[DÚVIDA] - Luz da Injeção liga mas não mostra erros.
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Vc tá invertendo as coisas...
O alarme é um aviso do que já aconteceu, não o contrário...
A variação me parece normal, considerando que os gases a 100km/h (deve ser +- 3.5k RPM), passam com muita velocidade por ela...
Agora jamais poderia ocorrer um alarme de circuito aberto... ou há um defeito na sonda (pouco provável), ou conector com oxidação ou chicote.
O alarme é um aviso do que já aconteceu, não o contrário...
A variação me parece normal, considerando que os gases a 100km/h (deve ser +- 3.5k RPM), passam com muita velocidade por ela...
Agora jamais poderia ocorrer um alarme de circuito aberto... ou há um defeito na sonda (pouco provável), ou conector com oxidação ou chicote.
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Pois é, essa sonda e da marca VDO nao coloquei delphi nem bosh, por isso ate duvido dela, e esse problema comecou mil km apos colocar ela, e tudo muito estranho, em rotacao mais baixa na cidade andando a 2 mil rpm ela varia normalmente, tudo funciona perfeito, na estrada notei essa leitura mais parada da sonda, entre 300 e 600 mas ela fica variando mais fixo entre 400 e 500 o 300 e 600 sao picos, o tempo de injecao nessa situacao 3.6ms, tenho pouco conhecimento dos parametros com ele em carga no caso andando em velocidade constante a 100 km/h se seria normal esses 3.6ms de tempo de injecao, outra coisa que notei que na leitura onde mostra "rico/pobre" a uma velocidade constante ele permanece por mais tempo em pobre e dai da um pico rico e assim fica, nao sei se uma bomba de combustivel comecando a apresentar falha nao daria falta de combustivel ou diminuiria a pressao e causaria isso, acusando mistura pobre na sonda, sempre suspeito da bomba pois se pegar um dia com temperatura abaixo de 15 graus o carro ja demora a ligar, agora mesmo ta 20 graus ligou de primeira
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Eu não sei onde vc quer chegar com suas impressões tortas...e sem os testes que se indica.... tô quase desistindo...
Pressão e vazão da bomba, não geram alarmes.
Pouca pressão e/ou vazão, fazem o carro ficar murrinha, sem força (vc não relata isso)
Dificuldade pra pegar de manhã ou após longas horas de inativo, está associado a bicos sem estanqueidade, baixa pressão da bomba, falta de centelha... cadê os testes?
Alarme que dura muito e não grava (vc relatou isso), é problema ligado a ECU... foi sugerido um teste...cadê o resultado?
Pressão e vazão da bomba, não geram alarmes.
Pouca pressão e/ou vazão, fazem o carro ficar murrinha, sem força (vc não relata isso)
Dificuldade pra pegar de manhã ou após longas horas de inativo, está associado a bicos sem estanqueidade, baixa pressão da bomba, falta de centelha... cadê os testes?
Alarme que dura muito e não grava (vc relatou isso), é problema ligado a ECU... foi sugerido um teste...cadê o resultado?
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eu já apoio a troca de tudo q o pessoal lê, viu na mãe de santo, ou quer acreditar.....ta chutando na bomba e na sonda, manda ver, demorou trocar as 2........agora tem esse TI, seria uma boa por os bicos no rolo e trocar tmb hein.....não esqueça da central......ai depois vc passa o scanner pra gente condenar mais coisas
brincar de mecânico não funciona assim, vc tem q estudar pra saber como o motor funciona, e depois entender de injeção, o q ela faz, e como é o trabalho de cada sensor/atuador, e como as coisas influenciam cada um, e como as próprias pecas se interferem....
qnd as primeiras injeções começaram a chegar, os mecânicos das rodas quadradas tiveram q evoluir, compraram scanner e ficaram igualzinho vc, com ele na mão esperando apontar exatamente onde esta o defeito......
circuito aberto?? alguém fecha pra andar na cidade? ai o espirito q esta abrigado no seu carro não gosta de velocidade ele abre o circuito da sonda só na estrada? se o circuito ta aberto, ele ta aberto o tempo todo.......
procura uma literatura confiável pra estudar mecânica já q quer resolver seu problema....ai em vez de achar, vc vai ver q tudo precisa de testes e existem testes próprios para cada item....ai nessa hora vai lembrar do q foi sugerido aqui ao invés de ficar achando e trocando tudo....
brincar de mecânico não funciona assim, vc tem q estudar pra saber como o motor funciona, e depois entender de injeção, o q ela faz, e como é o trabalho de cada sensor/atuador, e como as coisas influenciam cada um, e como as próprias pecas se interferem....
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circuito aberto?? alguém fecha pra andar na cidade? ai o espirito q esta abrigado no seu carro não gosta de velocidade ele abre o circuito da sonda só na estrada? se o circuito ta aberto, ele ta aberto o tempo todo.......
procura uma literatura confiável pra estudar mecânica já q quer resolver seu problema....ai em vez de achar, vc vai ver q tudo precisa de testes e existem testes próprios para cada item....ai nessa hora vai lembrar do q foi sugerido aqui ao invés de ficar achando e trocando tudo....
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Questão né é brincar de mecanico e sim querer aprender, é muito mais facil levar para o mecanico e gastar 300 conto e tudo resolvido (ou nao)
mas no caso tenho na minha mao o meu proprio carro com defeito e eu querendo aprender, de qualquer forma, ja relatei tudo cidade anda normal, rodovia liga luz da injecao e acusa sonda, as vezes liga com 10km rodados as vezes demora mais tempo a ligar,
segue teste motor em marcha lenta funcionando com scanner conectado em modo continuo.
https://www.youtube.com/watch?v=ZOlWw0C7HMY
mas no caso tenho na minha mao o meu proprio carro com defeito e eu querendo aprender, de qualquer forma, ja relatei tudo cidade anda normal, rodovia liga luz da injecao e acusa sonda, as vezes liga com 10km rodados as vezes demora mais tempo a ligar,
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ta estudando nas fontes erradas.....se pesquisar como testar sonda lamda vai pular algo proximo do q vou escrever no seu colo.......pq seja qual for o motor, os valores e testes se assemelham....
antes de qq coisa eu procuraria fazer um aterramento no cano do escap, onde a própria sonda é aterrada, verificar aterramento da central.......tentaria saber do antigo dono o q ele fez, pq defeito de central é bem comum dar esses alertas sem nexo......
primeiro, desconecta a lambda com o motor desligado.
- mede a tensão entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa, com a ignição ligada valor = 450 mV, aproximadamente.
Se o valor lido for inferior a 350 mV: possível curto-circuito à massa ou circuito aberto no fio de sinal, verificar chicote, possível defeito na UC, vai ter q dar os pulos e conseguir o manual q falei la no inicio pra obter a pinagem da central e poder testar continuidade do chicote.
Se o valor lido for superior a 550 mV: possível curto-circuito com linha positiva, verificar chicote, possível defeito na UC.
- como scanner e a sonda desconectada, instalar uma ponte entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa, visualizar o parâmetro “tensão lambda” no scanner, valor esperado: inferior a 50 mV
Se a leitura indica uma tensão travada, verificar se os seguintes parâmetros estão dentro do especificado (mas acho q nem precisa chegar até aqui): (ai tem q descobrir os parâmetros corretos pro seu scanner mostrar)
. posição da borboleta
. sensor MAP
. temperatura do motor
. temperatura do ar admitido
antes de qq coisa eu procuraria fazer um aterramento no cano do escap, onde a própria sonda é aterrada, verificar aterramento da central.......tentaria saber do antigo dono o q ele fez, pq defeito de central é bem comum dar esses alertas sem nexo......
primeiro, desconecta a lambda com o motor desligado.
- mede a tensão entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa, com a ignição ligada valor = 450 mV, aproximadamente.
Se o valor lido for inferior a 350 mV: possível curto-circuito à massa ou circuito aberto no fio de sinal, verificar chicote, possível defeito na UC, vai ter q dar os pulos e conseguir o manual q falei la no inicio pra obter a pinagem da central e poder testar continuidade do chicote.
Se o valor lido for superior a 550 mV: possível curto-circuito com linha positiva, verificar chicote, possível defeito na UC.
- como scanner e a sonda desconectada, instalar uma ponte entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa, visualizar o parâmetro “tensão lambda” no scanner, valor esperado: inferior a 50 mV
Se a leitura indica uma tensão travada, verificar se os seguintes parâmetros estão dentro do especificado (mas acho q nem precisa chegar até aqui): (ai tem q descobrir os parâmetros corretos pro seu scanner mostrar)
. posição da borboleta
. sensor MAP
. temperatura do motor
. temperatura do ar admitido
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Blz, agora sim estamos nos encaminhando kkkkk, sabado com calma vamos ver tudo isso ai, o scanner opcom esse chines não é grande coisa, vou fazer o teste da sonda com multimetro e usar o scanner para auxiliar apenas, troquei o escapamento que estava ruim e todo furado, por descargo de conciencia, mas quero cumprir esse desafio de achar ( ou não) o defeito kkkkkk, de qualquer forma agradeço a ajuda.
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Comprei um multimetro novo, o meu ta muito surrado, hoje mesmo vou começar uma bateria de testes por partes, iniciando pelo aterramento, após ler um topico antigo aqui do forum sobre aterramento, me veio na cabeça outros sintomas, o primeiro deles que lembrei a luz da injeção ligou exatamente no momento que liguei o ar condicionado no dia que estava na rodovia, acusando sonda lambda, em marcha lenta ao ligar a ventoinha a luz te teto da uma oscilada na intensidade, e quando ligo o carro as luzes só ficam fortes após a rotação dar aquele pico ao ligar, bom assim que fizer os testes vou postando os resultados de resistencia do multimetro.
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Bom, vamos aos dados dos primeiros testes,SemControle escreveu: ↑Segunda-feira 04 2019f Novembro 2019 08:41:07 PM ta estudando nas fontes erradas.....se pesquisar como testar sonda lamda vai pular algo proximo do q vou escrever no seu colo.......pq seja qual for o motor, os valores e testes se assemelham....
antes de qq coisa eu procuraria fazer um aterramento no cano do escap, onde a própria sonda é aterrada, verificar aterramento da central.......tentaria saber do antigo dono o q ele fez, pq defeito de central é bem comum dar esses alertas sem nexo......
primeiro, desconecta a lambda com o motor desligado.
- mede a tensão entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa, com a ignição ligada valor = 450 mV, aproximadamente.
Se o valor lido for inferior a 350 mV: possível curto-circuito à massa ou circuito aberto no fio de sinal, verificar chicote, possível defeito na UC, vai ter q dar os pulos e conseguir o manual q falei la no inicio pra obter a pinagem da central e poder testar continuidade do chicote.
Se o valor lido for superior a 550 mV: possível curto-circuito com linha positiva, verificar chicote, possível defeito na UC.
- como scanner e a sonda desconectada, instalar uma ponte entre o terminal de sinal (conector lado chicote) e massa, visualizar o parâmetro “tensão lambda” no scanner, valor esperado: inferior a 50 mV
Se a leitura indica uma tensão travada, verificar se os seguintes parâmetros estão dentro do especificado (mas acho q nem precisa chegar até aqui): (ai tem q descobrir os parâmetros corretos pro seu scanner mostrar)
. posição da borboleta
. sensor MAP
. temperatura do motor
. temperatura do ar admitido
- teste de aterramente, com multimetro em modo de resistencia, do negativo da bateria ao bloco do motor, lataria do carro, sonda, e central todos tiveram de 0,01 a 0,02 ohm de resistencia ou seja aterramento ok.
- teste mencionado acima, ponta de prova no conector da sonda lado chicote, aqui teve a surpresa com a chave ligada aterrei o multimetro e me mostrou um valor travado de 199 mv tanto com motor quente como com o motor frio, com motor ligado mesma situação.
Desconectei a sonda pra ver, a luz da injeção não liga, porém o carro começa a falhar e logo em seguida a central corrige e volta ao normal, e nesse momento o valor mostrado passa de 199 mv para 189 mv.
- testei a continuidade do plug da sonda até o conector da central, continuidade ok.
- testei a sonda com motor ligado e o desconectada do chicote, ponta de prova conecado no plug lado sonda, e aterrei ela ta variando normal.
Aproveitei e medi o sensor de temperatura, consegui um valor base de resistencia, certa de 320 ohms a 80 ° + ou -
Os proximos testes vou partir para MAP, MAF, bobina
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