[DÚVIDA] - Perda de força por um tempo. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Porto Silva
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 15 2019f Outubro 2019 11:02:27 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2005

[DÚVIDA] - Perda de força por um tempo. O q fazer?

Mensagem por Porto Silva »

Bom dia, preciso da ajuda de vocês, tenho um corsa hatch 2005 1.0 gasolina, de uns tempos pra cá o mesmo começou a mostrar perda de força por uns tempo, como se tivesse cortando algo, e a macha lenta fica oscilando, tenho que ficar reduzindo marcha, ou desligo o carro e ligo novamente o problema desaparece, já troquei velas e cabos, bobina, filtro e bomba de combustível e ele fica bom por uns vinte dias , mas o problema persiste, já levei em três oficina e ninguém descobre, pois os aparelhos e escâner não indica nenhuma falha, eles fala que tem que pegar na hora que tiver acontecendo, porem fica difícil, já que só acontece quando estou andando e é por um período muito pequeno, já pensei em trocar o modulo de injeção, porem é uma peça cara, pois já que não sei se é ela, alguém poderia me ajudar ou se alguém já teve esse problema parecido, ou conheça algum mecânico especialista em corsa, moro em SP zona leste, obrigado.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Problemas intermitentes são os piores... guarde tudo que foi trocado, pois é provável estarem ainda em condições de uso...
Seu problema não escapa de combustível (qualidade, pressão ou vasão) ou elétrico (alternador, bateria, mau contato em conectores, curto em chicotes, ECU, sensor)... o problema é saber a linha de raciocínio (combustível ou elétrico)  e o ponto/peça do problema, já que é intermitente...
Não existe um procedimento certeiro e a saída é ir eliminando os mais simples e baratos...
Primeiro de tudo é ter certeza de que o motor está em sincronismo e que não tenha folga nas polias do comando e VB.
Na linha de combustível:
Mesmo tendo trocado a bomba, o pré filtro foi limpo? Foi feito limpeza de detritos do tanque? Foi feita limpeza e conferido a estanqueidade dos bicos? Após a troca da bomba, foi conferido a vazão e pressão?
Se notar pré filtro sujo ou detritos no fundo do tanque, aguarde o tanque ficar próximo a 1/4 , faça um sifonamento  de 100% e ponha gasolina de boa procedência e qualidade.
Resolveu? Sim... beleza!
Não resolveu? Obter por empréstimo ou compra, manômetro para monitorar a pressão "on line" da linha de combustível e conferir se a pressão cai nos momentos do problema.... se a pressão não cair, a linha de combustível está eliminada.
Na linha da elétrica:
- antes de tudo... tem algum alarme? Qual?
- revise todos os pontos de aterramento do motor e da ECU, buscando mau contato ou oxidação.
Esta é um pouco mais complicada pela quantidade e diversidade de componentes,  necessitando do básici do básico, que é um multiteste...mas pode chegar até a um osciloscópio...
Sem um multiteste, vc só pode inspecionar e avaliar (buscando mau contato por encaixe, quebra de travas ou oxidação), em todos os conectores da ECU com o motor (os dois lados)
Encontrando algo, resolva...
Solucionou? Beleza...se não, próximo...
Agora não dá pra escapar do multiteste...
Fixe as ponteiras do multiteste em tensão DC, escala de 20V, nos bornes da bateria ( com motor funcionando, a tensão lida é a do alternador...com motor parado é a da bateria), qual a tensão quando o problema ocorre? Em qualquer caso, a tensão não pode ser inferior a 10V... se for, vc tem problema no alternador ou bateria... próximo...
O sensor da roda fônica é responsável por mandar sinais para a ECU, que identifica e comanda pulsos para a bobina de alta tensão (via módulo DIS/HEI, se tiver), que gera as centelhas para as velas...
Este sensor deve estar bem fixo e afastado 1mm da roda fônica... seu cabo tem uma malha de proteção e segue um percurso totalmente fixo e definido (não pode ser alterado/modificado).
Com o multiteste na mesma escala de 20VDC, fixe as ponteiras no conector de entrada da bobina (4 fios... 2 p/ cil. 1 e 4 e 2 p/ cil. 2 e 3 ... escolha...)
Bom, aqui o objetivo é medir a tensão/pulsos de entrada... melhor vistos com osciloscópio... mas por comparação é possível avaliar algo do tipo tem/não tem. Com o motor normal e em ML, veja os níveis de tensão e compare quando o problema ocorrer.
Não aparecem pulsos ou são muito diferentes:
Há um problema com o módulo DIS/HEI (se tiver) ou ECU ou sensor da roda fônica.
Os pulsos estão normais... próximo...
O objetivo agora é saber se tem centelhas quando o problema ocorre e para isso vc não pode desligar a chave quando e se o motor morrer...mas como dar a partida sem mexer na chave?
Vc deverá deixar um fio preparado (e isolado), de forma a ligar o bendix à bateria... isto dará a partida no motor de arranque, sem atuar na chave...
Se o motor morrer...
Desconecte os cabos das velas dos cilindros 1 e 2... conecte duas velas velhas (pra vc ver as centelhas) e as deixe encostadas em qq parte de metal do motor...conecte o fio preparado... o motor de arranque gira e tem que centelhar.
Se o motor não morrer...
Com um alicate isolado, desconecte o cabo do cil. 1... ouviu pipoco de centelha? Sim... reconecte o cabo.
Faça o mesmo com cil. 2...
Não tem centelha em qq dos cabos... seu problema é a bobina.
Tem centelhas... próximo...

Como tem muita informação até aqui e não se se vc mesmo terá condição (por qq motivo), de realizar os mesmos testes que eu faria, estando no seu lugar... vamos dar um tempo e aguardar seu retorno ou resultados...


Porto Silva
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 15 2019f Outubro 2019 11:02:27 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Porto Silva »

Bom dia!
Obrigado pelas dicas, o estranho que já passou em três mecânico inclusive em uma oficina especializada, onde foi mapeado, o estranho que quando ocorre o problema eu desligo o carro, e quando ligo novamente o problema desaparece.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dê notícias do resultado...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”