Boa noite amigos!
Comprei recentemente um Corsa 1,4 2009/10 e ao fazer uma revisão trocando válvula termostática(original) + correia dentada(Gates) + tensor(original), a tensão da correia dentada fica variando conforme a temperatura do motor.
Ajusto a tensão da correia corretamente( inclusive torqueando o tensor com 20NM) , dou 3 ou 4 voltas no motor e a tensão continua correta. Funciono o motor e conforme o mesmo vai esquentando, a correia dentada vai esticando. Quando o motor esfria totalmente(de um dia para o outro por exemplo), a tensão da correia volta ao normal. Refiz o processo de ajuste da tensão 3 ou 4 vezes e nada.
Por desencargo, troquei novamente a correia(agora Contitech) e tensor(INA) e continua com o problema.
Obs: já fiz esse serviço outras vezes nos carros que tive
Alguém já passou por isso ou tem uma idéia do que pode ser?
Tensão da Correia Dentada Variando
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Eu nunca fiz essa análise, mas se vc comprovou que sempre que frio ela volta ao mesmo ponto, creio que não deva ser um problema e sim uma situação normal de dilatação com a temperatura, que deve ser compensada pela ação da mola do tensionador, afinal ele está lá para isso.
É improvável que esteja ocorrendo variação significativa da distância dos eixos do VB e do comando e como vc trocou o conjunto correia/tensionador, a conclusão é de que seja uma situação normal mesmo.
É improvável que esteja ocorrendo variação significativa da distância dos eixos do VB e do comando e como vc trocou o conjunto correia/tensionador, a conclusão é de que seja uma situação normal mesmo.
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Possuo um outro Corsa Maxx 1.0 que já está com uns 15.0000km que também foi trocado o conjunto correia/tensor mas a tensão da correia se mantém mesmo estando quente ou frio.
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Bom, como é improvável o deslocamento dos eixos, o motivo só pode ser a temperatura.
Veja se vc consegue um termômetro a laser e mede a temperatura das polias, que são os pontos de contato com o motor.
Mas seria bom comparar motores de mesma cilindrada...se conseguir o termômetro, aproveira e confere se a temperatura do motor é condizente com a temoeratura do painel...vai que está aquecendo mais que o painel mostra...
O caso é curuoso, não deixe de dar retorbo ok?
Veja se vc consegue um termômetro a laser e mede a temperatura das polias, que são os pontos de contato com o motor.
Mas seria bom comparar motores de mesma cilindrada...se conseguir o termômetro, aproveira e confere se a temperatura do motor é condizente com a temoeratura do painel...vai que está aquecendo mais que o painel mostra...
O caso é curuoso, não deixe de dar retorbo ok?
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