[DÚVIDA] - Rotação demorando para abaixar. O q fazer?

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jhowmarks
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[DÚVIDA] - Rotação demorando para abaixar. O q fazer?

Mensagem por jhowmarks »

Boa Noite rapaziada,

meu corsa classic 1.0 alcool 2005/2006 está com problema de aceleração, na troca de marcha ele está demorando para cair a rotação nem da tempo de abaixar na verdade, quando piso na embreagem o carro continua na rotação sem eu pisar no acelerador, li a respeito e to achando que éo sensor de posição da borboleta, ele chegou do mecanico hoje e foi trocado o sensor da marcha lenta porém ainda continua, alguem sabe oq pode ser? Se realmente for o sensor sabem onde acho para comprar na internet?


Bange
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Mensagem por Bange »

Não existe sensor de marcha lenta...o que existe é atuador da marcha lenta, que é um pequenino motor de passo...

O atuador da ML, como o nome já diz, atua praticamente na ML...interfere em outra RPM? Sim, mas muuuito pouco...o que é mais provável de ser o seu caso, está associado ao TBI...sujeira, uma entrada de ar falsa ou, se já tiver, o famigerado acelerador eletrônico...

A entrada falsa de ar é toda entrada não programada...pode ser em qualquer ponto após a borboleta, no TBI, na conexão da admissão ao bloco, em mangueiras tipo do MAP, do canister, do servo-freio, da queima dos gases do motor...tem que ir eliminando cada caso...


jhowmarks
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Mensagem por jhowmarks »

Levei para passar o scanner e não deu nada, ele chegou a trocar 3 corpos da borboleta para testar e nada adiantou (os mesmos foram limpos), o atuador de marcha lenta como já tinha dito foi trocado, o sensor map também
Ele verificou se tinha alguma entrada de ar falsa e não achou nada, fez um teste de tapar a entrada de ar do corpo da borboleta e o carro morre como esperado, estou desesperado já pois ngm consegue resolver o b.o
o eletricista está alegando que pode ser o modulo, oq vc acha?


Bange
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Mensagem por Bange »

Difícil mecânicos terem tantos corpos de borboleta...vc viu trocando?
Vc em seu texto, não falou em troca do atuador da ML!!
Por maior que seja a entrada falsa, tampando a entrada principal o motor morre de fato.
Afinal, seu carro tem ou não o acelerador eletrônico?
Foi verificado se o coletor da admissão está bem fixo e com boa vedação no bloco do motor?
Saindo da tampa dos tuchos, tem 2 mangueiras ligadas ao TBI...a mais fina (que entra após a borboleta), está bem conectada...não está rasgada?
Independente do seu carro ter ou não acekerador ele trônico, quando vc tira o pé do acelerador, a borboleta tem que fechar e a unica entrada de ar tem que ser a do by pass, que é controlada pelo atuador da ML.
Se ela fecha e não tem entrada falsa de ar, o atuador não está atuando...por defeito nele, em cabo, conector (dele ou da ECU) ou a própria ECU.
Pra trocar uma peça deve-se ter uma boa razão, caso contrário, vai ficar trocando tudo até descobrir...não é assim que bons mecânicos fazem...


jhowmarks
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Mensagem por jhowmarks »

Bange

Não sei te responder se ele tem esse acelerador eletrônico! Ele passou por outro mecânico que trocou o atuador da marcha lenta e melhorou o problema bastante, mais ainda não está 100%, nas trocas de marcha ele abaixa a rotação agora, porém percebi que quando vamos eu vou parar o carro, por exemplo no farol, ele segura a rotação em 2 mil e só abaixa quando o carro para, raramente ele ta acelerando sozinho quando piso na embreagem e logo ao trocar marcha a rotação abaixa.


Bange
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Mensagem por Bange »

Imagem

Se o seu não tiver o cabo, é de acelerador eletrônico.

Tem problemas que o scaner não mostra direto o defeito, tem que analisar os dados e a causa de alguns desvios que não chegam a gerar alarme, mas alteram o funcionamento.

Pela temperatura estar em 95°C, seu motor já está em temperatura de trabalho, logo não justifica estar com mistura rica 702mV...não sei como é o print desse scaner, pois a tensão da sonda fica oscilando em valores abaixo de 500 e acima de 500mv...não para nunca. Estaria ela travada ou o print pegou no exato momento em que registrava a parte alta (rica) ?

O tempo de injeção (2.56ms), está acima da faixa...o que estaria informando pra ECU manter este tempo alto em ML?

O valor 31 para o atuador da ML está dentro da faixa, mas bem acima da média...será alguma obstrução que impede um fechamento ou um nr menor? Aliás foi feita sua adaptação ao ser trocado?

Veja quantas perguntas que devem ser pesquisadas...mesmo que não haja alarme e o scaner não apresente falha direta.


jhowmarks
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Mensagem por jhowmarks »

Bange
Respondendo sua pergunta meu acelerador não é eletrônico
A respeito da mistura rica não sei te informar o momento do print, mais para evitar eu comprei uma sonda lambda (Marca Delphi) nova porque a minha já estava com um aspecto todo enferrujado então para evitar já comprei outra, também comprei o sensor de posição da borboleta (Marca Delphi- Codigo ICD00123) troquei tudo e o carro até que melhorou um pouco, mais logo depois volta, ele em marcha lenta fica se tremendo, notei agora que quando o motor ta frio ele ta perdendo força ao sair com o carro o acelerador não responde ao pisar, só depois de uns 2 segundos mais ou menos, nas trocas de marcha a rotação só está caindo quando solto a embreagem, ficando acelerado com a embreagem acionada, e ainda ao ligar depois de muito tempo parado ele acelera sozinho até os 3/4 mil giros e abaixa em uns 10 segundos
o que já está muito melhor que antes, em descidas se deixar ele em neutro as vezes ocorre dele subir a rotação sem ao menos por o pé no acelerador


Bange
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Mensagem por Bange »

Como falei, as dúvidas devem ir sendo verificadas e eliminadas...
Se vc não pisa no acelerador, a borboleta deve se fechar imediatamente (ou estar fechada), pela ação da mola..aí quem comanda é o atuador da ML.
Se o carro acelera, há problema na resposta do atuador (tá agarrando por sujeira, há oxidação no conector dele ou lá na ECU), entrada falsa de ar...mangueira MAP, do cânister, etc...).
Liga o carro, deixa ele em ML e vai balangando todas as mangueiras ligadas ao TBI, o próprio TBI/pescoço da admissão, conector do atuador, chicote dele, conector da ECU...
Quando vc descreve que acelera sozinho até 3,4k...isso só ocorre por entrada falsa de ar que ocorre com o tremer do motor, muitas vezes uma mangueira rachada (principalmente do MAP), dá esse sintoma...também se a ECU perder a informação da posição do atuador, ela vai ficar procurando e também vai acelerar e depois normaliza...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

Ti e lambda estao bem altos, mas influi diretamente no outro....se o funcionamento estiver correto a sonda ia fazer o TI cair e com isso cair a lambda......
mas é como o bange disse, isso nao é um sistema travado, ele varia a cada ciclo, e o relatorio pode ter saido num momento desses, o scanner q é usado na oficina, nunca vi variacao tao significativa do TI tao rapida, a sonda sim tem leitura q varia muito mesmo....

mas ai pergunto, e velas, cabos, bobina, bicos como estao? nenhum é monitorado qnd a situacao de vida....
Rua não é disputa, é convivência.
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Edson Azevedo
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Mensagem por Edson Azevedo »

Boa tarde o meu também acontece isso, mas essa semana eu liguei ele a noite para esquentar e depois de uns 10 minutos ligado ele morreu, fui tentar ligá-lo novamente e não pegava tentei umas 3 vezes, ai retirei um dos conector do módulo e coloquei novamente e o carro pegou, o que pode ser isto, o meu corsa é 2005 1.0 maxx


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