[DICA] - Manutenção básica de compra de carro usado

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
gearthc
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 08 2020f Outubro 2020 03:53:19 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Re: [DICA] - Manutenção básica de compra de carro usado

Mensagem por gearthc »

Caros Corseiros de Plantão!

No dia 18/12 eu e minha esposa compramos nosso primeiro Corsa, primeiro carro do casal. É um 96/97 GL 1.6 M.P.F.I. 4 Portas com direção hidráulica e ar condicionado, sem travas ou alarme.
O carro era de 3° comprovado, 124.000 kms rodados de painel confirmados pela segunda dona que passou 20 anos com o carro. O ex dono é mecânico e comprou o carro da Sra. 2° Dona depois de ele apresentar problemas de cabeçote fervendo etc. Entre 2019 e 2020 foi feito todo cabeçote do carro pelo Pibe cabeçotes aqui de Porto Alegre/RS, plaina, guias e tudo que precisava, na montagem foi utilizado as juntas sabó e ainda cola, infelizmente. Tuchos trocados, comando recebeu passe, válvulas revisadas a princípio tudo ok.

Agora estou querendo fazer uma revisão das mais completas possíveis para passar 2021 tranquilo e planejar upgrades para 2022. Sendo assim já sei que os itens abaixo serão verificados (como informado no topo do post):
Óleo do motor + filtro
Fluido do freio (inspecionar/trocar pastilhas/lonas)
Fluido do arrefecimento
Óleo da direção hidráulica (caso tenha)
Óleo da caixa de marchas (se manual, completar o nível...se automática, substituir)
Filtro de combustível
Filtro do ar do motor
Velas e cabos de velas
Correia de acessórios
Correia dentada e tensor (dependendo do ano do carro, a bomba d’água também)

Minhas dúvidas estão relacionadas as marcas dos produtos (FRAM para filtros, Continental para as correias). Principalmente para os fluidos, velas, cabos e bombas que não sei as de melhor qualidade.

Pensei em comprar todos os kits de reparo disponíveis, como de TBI, bicos, DH, freios, bomba de óleo, compressor do AC (está "roncando")

Vocês teriam alguma tabela de marcas, peças ou itens a trocar por idade do carro vs Km rodado?

Abraços!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, é muito importante ter-se em mente que um carro NÃO zero, já tenha lá seus problemas, relatados honestamente pelo vendedor ou não.
Essa manutenção básica te dá condições de sincronizar as preventivas com o plano de manutenções do fabricante, que em tese é infinito (não para no tempo, independente da quilometragem)... problemas fortuitos sempre ocorrerão (tipo um rolamento roncar, um calço quebrar, um bico travar, etc...), pois alguns dependem do modo de dirigir, de como o carro é usado, do fim de vida das peças, da qualidade dos insumos (combustível, fluidos, óleos, etc...), mas alguns ocorrem independentemente de qualquer coisa... prever é uma matemática quase impossível.
Com as preventivas em dia, um usuário atento, percebe quando algo de anormal ocorre com o carro (performance, barulho...), e já deve se preocupar em normalizar o problema sob pena de um acidente (nos ítens de segurança tipo freio, suspensão...), ou ficar enguiçado pelo meio de um percurso...
As melhores reposições são sempre as que as autorizadas disponibilizam, mas nem sempre a preços justos e a melhor saída é buscar o mercado paralelo de peças, mas do mesmo fabricante que fornece para as montadoras... não encontrando, buscar marcas de renome no mercado nacional ou internacional (nada de xing-ling).
Alguns fabricantes mundiais de peças são fornecedores para mais de uma montadora e competem entre si para garantir seu faturamento e mesmo assim, as montadoras trocam seus fornecedores, pois reduzindo custos aumentam seus lucros...
O Corsa, por ficar muitos anos no mercado, certamente trocou de fornecedor em uma ou outra peça, não significando necessariamente que o fornecedor que saiu teve queda de qualidade em seu produto... isto ocorre com Bosch, Magnet-Marelli, Valeo, MTE, SKF, Arteb, Fram, Cibié....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”