Problema com partida pela manha, e carro morre andando

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Padeco
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2018f Agosto 2018 10:23:20 AM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Problema com partida pela manha, e carro morre andando

Mensagem por Padeco »

Bom dia
Boa tarde
Boa noite

antes de tudo vamos aos sintomas!
Luzes acesas: (quando da meia chave)
injeção, chave inglesa, óleo, bateria.
Luzes quando da partida: nenhuma.
perca de potencia, quando aquecido carro oscila o giro, e quando ta andando (motor quente) da para sentir uns socos(arrancada) leves.
ronco quando esta com 2000 giros, ronco característico de esportivo, porem o escap é original e nao faz barulho, e so faz nos 2000 independente da marcha.
consumo: ta fazendo 7.5km/L nao sei se é bom ou nao.


Tenho um hatch 1.0 maxx flexpower que atualmente esta no etanol.
de uns dias pra ca (1 mes +/-) a partida frio vem dando problemas, dia funciona dia nao.
ontem 14/08 funcionou normal estava 15° - 65% umidade.
hoje 15/08 nao funcionou estava 15° - 70% umidade.
sei pq tenho um termômetro no quintal, e na teoria era pra funcionar!
o que pode ser?


e o segundo problema é, como a partida frio vezes funciona vezes nao, devem imaginas que tenho um certo trabalho pegar o carro pela manhã.
com um certo trabalho ele pegou, deixei aquecer um pouco para normalizar o giro e segui viajem, quando andei uns 2 a 3 km ele cai o giro pra menos de 500 segue caindo ate morrer, e nao pega mais (ja aconteceu 2x) da primeira vez como tenho problema no marcador de combustível pensei que tinha acabado, coloquei gasolina pegou e fui embora.
andei bastante para a injeção fazer leitura no novo combustível.
quando foi no outro dia carro nao pegou por nada, chamei o mecânico ele passou o aparelho (esqueci o nome) regulou o combustivel.
depois desse dia o carro ficou muuuiiito fraco ate que levei em outro mecânico, para fazer uma revisao no sistema de combustão, acabei tendo que troca velas cabos e ele voltou para o etanol, por disse que na gasolina mesmo com levas novas estava fraco.
melhorou uns 70% mais ainda estava fraco
hj 15/08 aconteceu, dexei o carro na casa de um amigo, e vim para o trabalho.
nao sei se vai funcionar depois de um tempo parado.



minha duvida é: com base nos acontecimentos e sintomas o que pode ser?
como é meu primeiro topico desculpa de faltou algo ou esqueci de algo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pessoal relata q troca de combustivel precisa do marcador pra injecao se adaptar, eu nao sei disso, mas pessoal sempre fala q tem relacao com marcador, se assim for, é algo a ser reparado pra q saiba o qnt tem e q faça o reconhecimento.....
em teoria nessa temperatura nao era pra acionar a partida a frio...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, acho que o cálculo da ECU, fica prejudicado no caso do volume do tanque não ser conhecido.
Não sei se interferiria no caso do carro morrer e não pegar...parece mais ineficiência da bomba.
Como bomba e boia estão montados no mesmo conjunto, aposto em problema de chicote ou conector.
Agora regular o combustível!!! Hummm...sei não...tá me cheirando a mexânico...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu entendo esse regular o mexanico ter passado o scanner e zerado a central pra ela voltar a tentar detectar e se ajustar ao q tem no tanque...tem muitos relatos desses flex travarem num mapa pra alguma coisa e nunca mais sair dele, mesmo com a troca do combustivel....
cada mexanico da um nome mais fantasioso e cientifico tecnico pra uma unica coisa....resta chutar q foi so isso q ele fez....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu já entendo que o cara ou não fez nada ou falou só para leigo responder "ok"... pois nos bicos únicos, até há um parafuso de regulagem (que a maioria mexe no escuro), mas os dos MPFI, nem no cofre e nem lá na bomba (diferenciados por modelo/ano), tem tal parafuso.
Portanto, no sentido literal, não há como regular o combustível (em termos de pressão e vazão)...é mais ou menos como "apertar o parafuso da rebimboca da parafuseta"...


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Eu deixaria a bateria desligada por algum tempo. Isso resetaria os parâmetros da central.

Quando troca o combustível precisa rodar pelo menos uns 20 kms para a central reconhecer. O meu Classic sempre rodou com etanol e quando teve a paralisação dos caminhoneiros em maio-junho rodou um tempo na gasolina com e aditivada. Não tive problemas de reconhecimento por seguir essa regrinha. Depois da paralisação voltei pro etanol.
Bange escreveu:nos bicos únicos, até há um parafuso de regulagem (que a maioria mexe no escuro)...
Essa regulagem tem que ser mexida apoiada de um medidor de pressão de combustível.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu:Eu já entendo que o cara ou não fez nada ou falou só para leigo responder "ok"... pois nos bicos únicos, até há um parafuso de regulagem (que a maioria mexe no escuro), mas os dos MPFI, nem no cofre e nem lá na bomba (diferenciados por modelo/ano), tem tal parafuso.
Portanto, no sentido literal, não há como regular o combustível (em termos de pressão e vazão)...é mais ou menos como "apertar o parafuso da rebimboca da parafuseta"...
tem tmb acho q do batente da borboleta, q "regula" a lenta
futuca nesses dois, ta desgraçado o carro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Padeco
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2018f Agosto 2018 10:23:20 AM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Padeco »

Adrianno Sakamoto escreveu:Eu deixaria a bateria desligada por algum tempo. Isso resetaria os parâmetros da central.

Quando troca o combustível precisa rodar pelo menos uns 20 kms para a central reconhecer. O meu Classic sempre rodou com etanol e quando teve a paralisação dos caminhoneiros em maio-junho rodou um tempo na gasolina com e aditivada. Não tive problemas de reconhecimento por seguir essa regrinha. Depois da paralisação voltei pro etanol.
Bange escreveu:nos bicos únicos, até há um parafuso de regulagem (que a maioria mexe no escuro)...
Essa regulagem tem que ser mexida apoiada de um medidor de pressão de combustível.
o problema do carro morrer andando aconteceu duas vezes, o padrão das vezes foi, que ele deu muito mas muitooo trabalho pra pegar de manha ( problema na partida frio) entao andei um tempo, e ele simplesmente morreu andando e nao pegou.
deixei ele la no lugar e voltei depois de um tempo para pega-lo e "voilà" ele funcionou, porem na primeira vez (que ele morreu) a principio pensei que era combustível, ja que o tanque tava baixo, e tinha dado trabalho para pegar fui abasteci a gasolina, andei uns 15 a 20 km de pista.
fui embora, guardei o carro quando fui dar partida na manha seguinte (domingo) nada do carro pegar, tenei mais uma vez a tarde e nada.
desliguei a bateria e deixei da noite de domingo 22:00 ate acordar.
liguei os cabos e tentei da partida e nada.
chamei um mecanico.
mecanico foi ate minha casa ligou o (o aparelho que nao lembro o nome) e mostrou que a mistura estava no alcool, mesmo depois da troca de combustível.
entao ele forçou a troca do combustível, e pegou na terceira tentativa.
como estava sem grana nao pude levar o mesmo para uma averiguação melhor.
com a baixa do alcool voltei para ele (com receio de dar pau), aceitou a troca normal
entao um belo dia aconteceu mesma coisa trabalho pra pegar, quando pegou morreu andando, mas como tanque estava cheio descartei falta de combustível como no primeiro caso
entao abandonei o carro no lugar e fui para o trabalho, no final da tarde voltei com um mecânico pro pra guinchar, entao fui pra casa e ele nao apresentou mais esse problema ate porque nao fez tanto frio aqui

minha duvida é o que por ser, modulo?
pois a partida frio funciona quando quer.
e por que ele morreu andando?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A partida a frio, só funciona quando a temperatura externa for inferior a 15°C e, acho, quando existir algum percentual de álcool no tanque.
Olha, os problemas de morrer e não pegar, podem ter várias causas...dentre elas o módulo da ECU, sim.
Um bom mecânico, vai eliminando as possibilidades até encontrar a(s) causa(s) raiz, normalmente é uma só...
Estando o motor sincronizado, não faltando combustível e/ou centelha ou falta de terra/bateria (por mau contato), o motor vai funcionar quadrado, triangular, o diabo...a ECU, como é um módulo de controle do motor, não pode ter falhas...mas antes de se condenar, deve-se eliminar todas as outras possibilidades.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Padeco escreveu: minha duvida é o que por ser, modulo?
pois a partida frio funciona quando quer.
e por que ele morreu andando?
Você está com velas e cabos novos? Isso interfere também. (Peguei essa dica no DR. Carro)

Troca de combustível, sempre quando for trocar gaste até a reserva. DEVE-SE encher o tanque com o combustível novo (nada de por pouco) e rode 20 kms. Ai o módulo consegue reconhecer o combustível pela sonda lambda.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”