Vazamentos no cofre do motor.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Henrique Dosso
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 07 2018f Agosto 2018 06:57:54 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Vazamentos no cofre do motor.

Mensagem por Henrique Dosso »

Boa noite pessoal, sou novo no grupo desculpe se estou postando no lugar errado.
Estou com o corsa a mais ou menos 6 meses e o que me incomoda nele é os vazamentos e ou umidade nas peças do cofre, exemplo:
Vaza água do reservatório do radiador, já troque a tampa duas vezes e continua, as vezes tem vazamentos no filtro de óleo do motor, na troca de óleo observou uma pequena umidade de óleo no bujão do cárter, o reservatório da direcção hidráulica tem eterna umidade na mesma, algumas mangueiras próximas do motor também tem umidade de óleo, a mangueira de respiro do tanque começou a pingar gasolina em subidas muito fortes.
É um corsa hatch 1.4 ano 10/11 isso é normal dos corsas ?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Caccete...só faltou vazamento do fluido de freio!!!
De todos, o mais preocupante é o do reservatório de expansão, pois denota estar havendo excesso de pressão ou calor...o que pode vir a ocasionar danos ao motor...se é que a junta já não foi pro saco.
Fale mais sobre em que situações ocorre vazamento no expansor...motor quente, alta RPM, o nível do líquido (quandi frio), fica na marca certinho...?


Henrique Dosso
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 07 2018f Agosto 2018 06:57:54 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Henrique Dosso »

Sim o nível sempre esta normal, apenas escorre alguns pingos pela tampa o que não chega baixar o nível do reservatório, recentemente, fiz a limpeza e a troca do aditivo, acho que se continuar vou tentar trocar o reservatório completo.
PS. a temperatura fica normal o tempo todo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, após 2006 (acho), a GM retirou o sensor exclusivo do painel e quem manda a informação agora é a ECU.

Existem dois problemas com isto:
1 - havendo perda das características do sensor, a temperatura mostrada não será a correta (mas isto também ocorria com o sensor exclusivo, porém era só na mostra da temperatura).
2 - assim como a Fiat, a GM, para não preocupar o motorista, também adotou a política de... se a temperatura estiver dentro da faixa normal, o ponteiro fica praticamente parado, mostrando uma situação confortável, não espelhando a realidade.

Dependendo as condições do sensor, o motor poderá estar trabalhando sempre no limite superior...mas o ponteiro fica sempre lá no normal...aí, antes de haver um sobreaquecimento, começam a ocorrer pequenos vazamentos nas mangueiras, elas ficam estufadas (gordas, duras), vapores saem pela tampa, etc...

Seu caso pode ser simples...a tampa pode não estar segurando a pressão, má vedação da tampa/reservatório...

Um teste de estanqueidade no sistema, pode ajudar a definir alguma coisa...

Este meu método é artesanal, porém existem instrumentos que fazem a mesma coisa, nas casas especializadas em arrefecimento...normalmente nem cobram o teste.

https://www.youtube.com/watch?v=db75X4gjJmM&t=1s

Se a pressão se mantiver constante por uns 20 min, pode-se dizer que o sistema esta com boa estanqueidade.

Um outro teste é conferir a temperatura do motor com um termômetro independente...do tipo laser, comparando com a mostrada pelo painel...havendo grande diferença, o problema estará no sensor do motor.

Para os demais problemas citados, é possível que seja apenas a falta de um bom aperto...tem que avaliar cada caso...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”