Carro apagou andando. Motor dando tiros. Resolvido!

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Carro apagou andando. Motor dando tiros. Resolvido!

Mensagem por fernando_scherer »

Boa tarde! Vou deixar aqui uma situação que passei no ultimo final de semana voltando de viagem que me deixou além de preocupado, com 100R$ a menos no bolso por causa do guincho... Vamos ao que aconteceu:

Problema: Andando normalmente na RS-130 voltando de Santa Cruz do Sul, as 18:15, já escuro e bem frio, subindo uma ladeira o carro simplesmente perde a força e consequentemente velocidade, ligo o alerta, encosto e o carro apaga. Após, o mesmo liga e desliga, após pegar perde força e dá tiros se tento acelerar.

Testes: Tendo algum conhecimento em mecânica e algumas ferramentas, saí do veículo, liguei alerta e parti para os testes, verifiquei os indicadores de combústivel, temperatura, nada fora do normal, abri o capo, óleo e agua normais, testei faísca nas 4 velas, tirei a MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL e vinha gasolina, pensei que poderia ser o corta corrente (que tira o positivo dos bicos), porém os bicos estavam pulsando, vindo faísca e combustível, pensei que poderia ser a correia (porém troquei a mesma faz 10 mil km), mesmo assim, conferi e estava normal (isso ainda parado no acostamento). Logo imaginei que poderia ter quebrado comando, como estava frio, não pensei duas vezes e mandei vir o guincho.

No dia seguinte (ontém) levei para a oficina do meu pai e deixei lá durante o dia, abriram a tampa de válvulas pois sugeri para verem o comando, estava normal, verificamos as velas, tiramos a proteção e soltamos o escapamento pensando estar entupido, nada, roda fônica, sensor rotação, todos estavam normal segundo o scanner, meu pai sugeriu verificar a pressão do combustivel, mesmo vendo o combustível chegar la na frente.

Solução: Não deu outra, chegava menos de 1 bar na flauta, 0.7 pra ser exato, colocando desengripante (que tem gás explosivo) na tbi o motor pegou, um dos mecânicos pensou que poderia ser o filtro entupido, não eras, abrimos a tampa para acessar a bomba de combustivel e AHÁ! Regulador de pressão se soltou e não segurava a pressão, o meu carro (Corsa sedan 2003 1.0) tem o regulador dentro do tanque, o mesmo é preso com uma peça de plastico que escapou e ocasionou o problema, TROQUEI A TAMPA da bomba de combustível (onde vai o chicote e o regulador) e ainda colocamos uma cinta ao redor da peça para garantir, problema resolvido.

Pena do valor do guincho que gastei, mas dos males o menor, não gastei nada além do valor da tampa (a mão de obra meu pai me deu).

Pra quem possa um dia vir a passar por isso, não encontrei um problema parecido no fórum.

Grande abraço.
Tampa em questão:
Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bom q foi simples, o sintoma era de bobina ou cabos
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


pedroabni
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Domingo 11 2018f Março 2018 09:12:13 AM
Localização: São Vicente - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por pedroabni »

legal, uma pena o acontecido, mas valeu o compartilhamento! abraços !!


fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por fernando_scherer »

SemControle escreveu:bom q foi simples, o sintoma era de bobina ou cabos
Sim... a primeira coisa que chequei foi a faísca, levei um choque testando a primeira vela, sorte que testei se vinha combustivel na flauta depois, por que também me molhei de gasolina, imagina se tivesse testado as velas depois :shock: :roll:

Mas valeu como experiência, poderia ter sido algo mais grave...

Ahh, talvez seja interessante comentar, tiramos a tampa de valvula do carro para checar o comando (no palpite de que poderia ter quebrado), e identifiquei outro problema, o ultimo buraquinho (8ª valvula) que sai oleo do comando estava entupido, o balancin e o proprio comando na posição da ultima valvula começaram a gastar mais do que o normal, meu carro tem 130.000 km, tirei o comando, desentupi ele com descarbonizante e mandei lixar (brunir) onde havia gasto, ficou bom novamente, mas pensa se ando um tempo sem lubrificação nesse cara... que prejuizo!

Abraço!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”