Pq o Carro Morre sem justificativa?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
pam.gomes
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 15 2018f Junho 2018 05:23:39 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Pq o Carro Morre sem justificativa?

Mensagem por pam.gomes »

Gente, boa noite!!

Sou nova aqui e nao vi nenhum forum semelhante ao meu problema.

Tenho um corsa Wind 98/98 MPFI 1.0 que de novembro pra ca está me deixando louca.

Em novembro a bobina de ignição estourou e eu realizei a troca:
- Bobina de ignição Delphi
- Cabos de vela original GM
- Velas Original GM

Passado-se 30 dias, meu sono acabou. Meu carro morre no nada, sem motivo ou justificativa. Independente da velocidade em que eu esteja.

O acelerador acaba, mesmo pisando até o talo o carro nao responde e nem faz barulho (como se estivesse em ponto morto). Enquanto eu nao desengatar o carro ele continua andando, perdendo velocidade mas continua, isso até chegar a 0KM e continua ligado depois de uns 2 minutos ele desliga.
Se eu desengatar, mesmo que a 100 KM/h ele morre na hora e nao liga mais. Fica assim por quase 1 hora e depois volta a funcionar como se nada tivesse acontecido.

Eu ja troquei
- Vela
- Cabo de Vela
- Já troquei a bobina por outra e hoje a noite estou indo comprar uma bovina nova.
- Numa dessas brincadeiras, a correia dentada estourou e eu tive que fazer o cabeçote. Não sei se está relacionado mas (A minha correia antiga estava com 40 Mil rodados eu tinha feito revisão nela com 35 mil - 2 meses antes dela estourar)
- bomba de combustível
- Estou refazendo todo o chicote do carro enquanto posto isso.
- Todos os fusíveis revisitados
- Riley trocado

Eu e o(s) mecânico(s) estamos brincando de LEGO, não conseguimos identificar o problema.

Ah, agora a ventoinha do carro parou de funcionar, não liga nem com reza brava, se fizer ligação direta do negativo funciona, do positivo nem sinal de vida.

Muito obrigada!


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Algumas pesquisas:
viewtopic.php?f=31&t=46389
viewtopic.php?t=108390
viewtopic.php?t=47942
viewtopic.php?f=31&t=49389
Ao ler essas pesquisas, achei casos muito parecidos


Mais vídeos:
Um vídeo de um MPFI
https://www.youtube.com/watch?v=FaZTi0iiHD4

Um EFI, mas com um eletricista muito técnico, com mais testes e apurações
https://www.youtube.com/watch?v=O0OQJ6e5QzA

É o começo das pesquisas.
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Poxa...tô quase sugerindo a troca do carro...ou do mecânico...rs!

Problemas intermitentes são os piores que existem...vc tem que ou fazer ou uma armadilha ou avaliar no momento que ocorrem.

Como ao "morrer" ele permanece um bom tempo, fica melhor avaliar exatamente neste momento o que faltou...mas pra isso vc tem que se munir de conhecimentos e um ferramental mínimo para avaliar o que falta...

Ex.:
Morreu...corre lá naquele birro (tipo de pneu), que tem no lado esquerdo da flauta de combustível e aperta ele...tem que espirrar combustível com muita pressão...se não espirrar muito forte, o problema está no combustível (bomba, alimentação da bomba, relé da bomba, fiação da ECU ao relé ou do relé até a bomba, conectores (da bomba ou de entrada no tanque), a própria ECU, filtros pré e de linha)...em resumo: tudo que está ligado ou que dele depende para que o combustível chegue ao motor com pressão e vazão necessários.

Não sendo o combustível, o problema é elétrico e aí complica um pouco mais, pois vc terá que conhecer alguns pontos importantes de alimentação e avaliar se estão presentes e/ou tem os valores corretos com um multiteste, porém o mais importante é saber se tem centelha nas velas e para isto, basta ir tirando cabo por cabo e em cada um conferir se a centelha ocorre ao triscar a chave...e isto é bem simples...

Arranje uma vela velha (de preferência igual as suas, porem ainda boa), quando ele morrer, retire o cabo do cilindro 1 e encaixe a vela velha nele, deixando a parte metálica encostada em alguma parte da carcaça do carro (sem tinta) ou do motor (menos na tampa dos tuchos)...o ideal é vc já ter um fio conectado ao (-) da bateria e disponível próximo das velas...aí é só enroscá-lo na vela (parte metálica)...trisque a chave e observe o centelhamento...repita a operação para cada vela.

Não tendo centelhas, o problema pode estar em uma lista quase interminável de motivos, mas ao menos vc conseguiu definir que não é combustível e o universo fica um pouco menor.

Para falta de centelhas vc deve saber quem as comanda e a coisa começa lá na roda fônica, sensor, cabos, conectores, ECU, bobina e cabos de velas...aí requer mais conhecimento e o multímetro para avaliar valores, continuidade, isolamento, etc...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”