Isso é borra do alcool?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
eversojr
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 28 2015f Outubro 2015 10:18:08 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Isso é borra do alcool?

Mensagem por eversojr »

Boa noite.

Moro em Curitiba. Tenho um Corsa 1.8 flex. E apesar do inverno, estou usando álcool há uns 2 ou 3 meses. Semana passada teve um dia que fez bastante frio. E eu reparei na tampa de óleo que tinha uma gosma amarelada na tampa. Ouvi falar que é comum devido ao álcool (por conter água) e o frio.

Ele estava com um vazamento na junta da tampa de válvulas. E resolvi trocar a tampa por uma nova pra evitar novos vazamentos. E reparei que a gosma estava espalhada por dentro da tampa. Chegando a quase entupir o respiro. Isso é normal? Se não tirar, essa gosma sai com o tempo?



Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

O nível de água no reservatório de expansão está baixando.

Se caso sim a junta do cabeçote queimou.

Caso não o etanol está com muita água.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

E a tempo: O meu Classic roda no etanol e não tem essa gosma na tampa do óleo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Formação de borra, está ligada a:
1 - muito tempo de trabalho com temperatura no limite superior da faixa normal ou acima.
2 - óleo vencido
3 - excesso de aditivos do combustível não queimado e que passa pelos anéis.
4 - líquido do arrefecimento se misturando ao óleo por deficiência de vedação (comumente pela junta do cabeçote).
5 - óleo inadequado ou sem qualidade para o motor.
6 - falta de ventilação suficiente para eliminação dos vapores do combustível não queimado (por obstrução do anti-chamas ou dutos).
7 - falta de circulação satisfatória do óleo dentro do motor.

Verifique e corrija as possíveis causas, que a borra não se formará.


eversojr
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 28 2015f Outubro 2015 10:18:08 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eversojr »

Bom dia,

Como o arrefecimento está normal, acredito que seja muita água no combustível mesmo. Até porque antes nunca havia acontecido isso.
O óleo que utilizo é o Havoline 10W40 SN.


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Troca de posto então. :)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”