Manutenção na bomba de combustível - 1.6 /97 8V

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Manutenção na bomba de combustível - 1.6 /97 8V

Mensagem por Bange »

Ollha só que situação...meu carro ou é privilegiado ou tem mais que uma bomba pra cada bico ou ganhou a bomba que estava na prateleira na hora da montagem ou a GM tava "tentando" acertar...@#$@#%!@%&*%@()@@#$!...e o fdp que montou tinha que pegar justamente a de menor pressão/vazão (1 Bar/40l/h) ?????

Imagem

Cabem 5 tipos de bomba/kit/módulo
FH10042 - 3 Bar/70l/h - tanque metálico
FH10032 - 3 Bar/70l/h
FH10046 - 3 Bar/50l/h
FH20032 - 3 Bar/70l/h - tanque metálico
FH10037 - 3 Bar/70l/h

Maioria com 3 Bar/70l/h e apenas 1 com 50l/h... e o único refil só da bomba tem 3 Bar/110l/h!!!!!!

Perguntas/respostas Delphi:

1 - A inscrição na porca do regulador (01780 - única encontrada) corresponde a uma peça Delphi? Não é código Delphi, não sabe dizer...
2 - Como um regulador único atende a duas bombas com pressões tão diferentes? (o retorno foi por fone e não cobrei)
3 - Pelo fato da pressão quase não se alterar com e sem vácuo no regulador, pode-se concluir defeito no mesmo? Tem alguma outra forma de testá-lo? O regulador Delphi tem variação de +- 1 Bar, dentro da especificação da bomba
4 - A pressão encontrada na bomba instalada é a pressão de pico da mesma? A pressão está acima do normal, dependendo da estrangulação ela pode ser de 1,5 a 2,5 vezes a nominal da bomba

...dono de Corsa sofre....rsrs!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o regulador é uma peça mecânica, a pressão da mola q determina a pressão de trabalho....
independe se a bomba tem 1 ou 3 bar nominal, ela vai chegar na pressão definida pra passagem do regulador...inicialmente a bomba vai preencher toda a tubulação até o regulador, a partir dai o q manda de gasolina pra dentro da tubulação vai se refletindo em pressão positiva, até atingir a pressão do regulador, e movimentar a mola liberando a passagem pro retorno...dai uma bomba de pressão nominal baixa sofrer com um regulador de alta pressão, ainda mais se a vazão em litros/h foi baixa, qnt mais se esforça a bomba pra subir a pressão na linha, menor a vazão da bomba
a bem grosso modo pra entender o regulador de pressão é igual qnd abre a água do jardim e vai colocar o dedo na ponta da mangueira, seu dedo tem a função da mola e membrana do dosador, qnt mais vc fecha a passagem maior a pressão na mangueira q seria a linha, e menos água sai q seria o retorno, consequentemente da pra entender q menor fica a vazão da torneira....

me lembro de pegar 0,2~0,4 de mudança da pressão na linha entre vácuo e pressão normal no coletor...afinal a diferença sobre a membrana é minima de um vácuo por uma mangueira super fina, pra deixar de ter vácuo...esse reflexo sobre a membrana é minimo.....

a bomba em si sozinha não tem um valor exato assim de pressão, pq a pressão depende da resistência imposta, mas seria a pressão nominal, a máxima a se trabalhar numa linha de combustível se mantendo a vazão informada....qnt maior a pressão q o regulador impõe, maior o sacrifício da bomba, da pra imaginar pelo q descrevo acima sobre o regulador



cuidado c a possível troca do copo, o copo sera de acordo com o refil, igual o seu foi a primeira vez q vi.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vamos lá...

Juntei uns trecos para avaliar o regulador e ficou comprovado que ele está excelente...para uma bomba de maior pressão que a instalada no carro...ele libera a pressão somente acima de 3 Bar e dependendo do vácuo...ou seja, essa bomba está trabalhando no sacrifício o tempo todo, pois sua pressão (2,4 Bar), não atinge o mínimo do regulador...

Tô fazendo um vídeo...daqui a pouco fica pronto...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Taí... https://www.youtube.com/watch?v=l0YJML49BJI

Ficou sem música, pois ouvir o barulho do ar é um ponto forte para o entendimento.

Agora é ver o suporte/cuba para a nova e correta bomba para o meu motor...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Hoje o dia foi produtivo...consegui retirar o copo da bomba...sem uma multiferramenta eu não teria conseguido...

https://youtu.be/dbHYd5OP8H0


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

adoro trabalhar com a makita e as faíscas voando :D
como tem bomba pra usar nesse carro...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Faíscas!!! Nem pensar... mesmo com o tanque vazio, ainda tem os vapores.

Bom, eu consegui encontrar um Kit (suporte + pré + trava + bomba), que encaixa perfeitamente no meu copo original, a um preço até melhor que no ML (161,50)...é da VDO 228234055R2, na Altese.
Imagem

Diferença no suporte (só o fundo)
Imagem

Diferença na trava (só o acabamento do anel interno para o corpo da bomba)
Imagem

Mas e a bomba? Ela externamente é EXATAMENTE igual a da Delphi !!!!
Imagem
Imagem

No catálogo da Delphi a FH000477, tem 3 Bar e 110 l/h
No catálogo da VDO a 228234055R2, tem 3 Bar (nem perguntando no suporte eles disseram a litragem) :evil: :evil: :evil:

Como ambas são fabricadas na China, arrisco dizer que devem ter a mesma capacidade...mas vamos ver depois na prática...

Hoje tá um calor dukct aqui no Rio...só chuveiro ou AC residencial...não sei se vou meter a mão na graxa...


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, fez calor, choveu...hj eu mexi e não ficou legal...quande desligo o motor a pressão cai vagarosamente...pensei que fosse a bomba, mas a culpa é do tubo corrugado, quando a tampa vai pro lugar fica forçando devido ao pescoço dele ser longo e a curva ideal é curta...
Imagem

Amanhã vou cortar o máximo possível e colocar uma braçadeira de inox, com aperto por parafuso...só veio uma no conjunto, a outra foi de inox, mas de climpar com alicate.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Antes de mais nada, mostro a fonte da sujeira no tanque...era uma borracha colocada na saída do gargalo para o tanque, creio que para direcionar o combustível para o fundo, de modo a dificultar seu retorno pelo próprio tubo de entrada e travar a mangueira do posto.

Imagem

Mesmo cortando completamente a parte mais grossa, ainda tive que lançar mão de fita Teflon, pois sem ela ainda persistia a perda de pressão...
Obs.: a tampa é a antiga para referência, mas foi feito na nova.
Não precisou de ser feito o mesmo no tubo do retorno, pois não há pressão nesta via após a válvula de alívio (ou reguladora).

Imagem

Bom, tudo remontado...e a pressão continuava a cair...só que muito mais lentamente e como eu comprovei que não era mais da mangueira entre a bomba e a tampa, a suspeita recaiu sobre os bicos sem estanqueidade, pois a válvula reguladora foi testada anteriormente...e não deu outra...

https://www.youtube.com/watch?v=WhbSpKN3mD0

Tive que remontar tudo depressa, pois tinha um compromisso e não filmei...
A pressão normal, que ficou na casa dos 2,8 Bar
A pressão de pico, que passou de 5 Bar
A vazão, que passou de 130 l/h
Retirando a mangueirinha de vácuo da válvula reguladora, a pressão subia pra 3 Bar, se mantendo estável independente da rotação.

O motor agora tá pegando com meia volta do virabrequim...não sei por quanto tempo, pois com mais de 20 anos um bico já sinalizou problema, tá abrindo literalmente o "bico"...só o tempo dirá...


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Bange escreveu: O motor agora tá pegando com meia volta do virabrequim...não sei por quanto tempo, pois com mais de 20 anos um bico já sinalizou problema, tá abrindo literalmente o "bico"...só o tempo dirá...
Eu não sei como o bico do meu Wind ainda sobrevive após 24 anos de operação. Logo compro outro da Delphi ou outra marca de primeira linha.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”