Código 13 no Lampejador

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
edsonnota1000
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Domingo 24 2017f Dezembro 2017 02:20:43 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1999

Re: Código 13 no Lampejador

Mensagem por edsonnota1000 »

SemControle escreveu:
edsonnota1000 escreveu:
Bange escreveu:Quanto ao conector, existem lojas que vende só ele.

Se seu carro não apresenta sintomas de consumo excessivo, pouca potência/desempenho, trocar será um bom teste.
Então eu estava pensando sobre isso o que acontece é assim como ela está travada em mistura pobre (pouco combustível) ou seja abaixo de 450mv ela teoricamente não alteraria o consumo pelo contrario deixaria ele baixo mas o carro fica sem potencia, mas como comprei o carro recentemente nunca senti ele potente, ou seja já peguei ele assim senti ele mais potente do que meu antigo Uno que tinha 54 Cv mas pouca coisa mas tinha momentos eu que eu até sentia ele meio frouxo mas conversando com um mecânico que inclusive andou no carro me disse que era assim mesmo...por ele ser mais pesado do que meu antigo Uno eu iria sentir isso mesmo....então desencanei disso....

Agora se acontecesse o contrário ela travasse com valores acima de 450mv ai sim com a mistura rica (muito combustível e pouco ar) o carro gastaria muito mais combustível e ficaria "engasopando" porque estaria com excesso....inclusive o cheiro forte de gasolina seria bem evidente, aquele tipico ardor nos olhos quando o carro esta funcionando na garagem de casa.

O mais engraçado de tudo é que os erros 44 e 45 não estão presentes e o porque isso acontece ??
Acredito eu que a sonda por mais ruim que ela esteja ainda não chegou perto dos níveis considerados críticos de seu funcionamento para acusar a falha 44 (baixa tensão na sonda lambda - mistura pobre) ela ainda envia 174mv até 220mv ai precisaria ver o minimo que a central define como baixa tensão eu acredito ser algo abaixo de 100mv e acima de 900mv pra dar o erro 45
não sei se entendi bem sua conclusão, mas......
se a injeção recebe baixa voltagem da sonda lamba, indica mistura pobre, então a central trata de alterar pra mais combustível ir pras câmaras......
se a sonda envia valores altos, a central entende q tem muito combustível indo pras câmaras e ele faz o caminho inverso de mandar menos combustível....

sim o ideal é vc passar o carro no scanner, qnd a luz vem aparecer o erro esta critico, fora da faixa de tolerância da central, sua sonda ainda esta dentro dos valores de tolerância, então vai demorar muito até surgir um erro de sonda ai....mas e os outros sensores como estão? não duvide q possa ser qq outro sensor trabalhando erroneamente q esta afetando diretamente a sonda.....veja q ela "cheira" o produto final, tem tantos sensores e atuadores antes dela trabalhando....um simples sensor de temperatura da água do arrefecimento é capaz de modificar o ponto e injeção de combustível, mas igual a sonda se não esta em valor critico, não da o alarme da central....
Então um teste que efetuei para ver se ela esta travada por conta de outros sensores foi o que aparece no vídeo que eu coloquei o link, ao injetar o Spray na tomada de vácuo imediatamente ela teria que variar de tensão tentando compensar essa suposta injeção de combustível falsa que se injeta como o Spray, porém como ela não efetua essa correção e continua travada abaixo de 450mv o problema tem 99% de chance de ser a sonda mesmo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, a variação q vc informa no funcionamento, já mostra algum problema, mas ainda dentro das tolerâncias, e não seria ainda o motivo da luz de alerta, mas no todo o funcionamento já não é mais o ideal pro motor todo....a injeção tem q fazer compensações em outros sensores por conta de valores errados na sonda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edsonnota1000
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Domingo 24 2017f Dezembro 2017 02:20:43 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por edsonnota1000 »

SemControle escreveu:sim, a variação q vc informa no funcionamento, já mostra algum problema, mas ainda dentro das tolerâncias, e não seria ainda o motivo da luz de alerta, mas no todo o funcionamento já não é mais o ideal pro motor todo....a injeção tem q fazer compensações em outros sensores por conta de valores errados na sonda
Sim realmente ela começa a fazer correções adaptativas para manter o funcionamento do motor enquanto ainda tem os outros sensores para fazer a coisa toda funcionar.

Hoje troquei a sonda Lambda e de cara já vi que era a original do carro pelo menos a marca era original aquela AC 22 após trocar já nas primeiras medições ela oscilava lindamente entre 400mV e 800mV em alguns momentos ia até bem menos cerca de 200mV...fui fazer um teste com o carro senti o carro encher mais o motor de uma forma linear, fico mair progressivo, sentia que tinha mais potencia para fazer as pisadas, etc
Mas ainda tinha um pequeno engasgo coisa minima nas retomadas de acelerações em baixa velocidade, sabe aquela hora que você passa na lombada de terceira marcha meio rápido e retoma o pé no acelerador....ele da uns pequenos trancos até embalar novamente, mais coisa pouca....
Voltei e resolvi fazer uma nova procura por erros, apresentou os seguintes códigos.

12 - Sem Sinal do Sensor de Rotação e PMS (normal)
13 - Circuito Aberto na Sonda Lambda (Devido ao problema a Sonda Lamba Trocada)
22 - Baixa Voltagem no Sensor da Borboleta (Novo erro)

Esse erro 22 acredito ser o problema dos trancos que eu relatei inclusive eu sei que ele já esta com problema por conta da de eu ter já efetuado medições e ele estava apresentando valores abaixo dos recomendados, vou proceder com a troca no próximo mês....

Alguém sabe como Resetar a injeção de forma segura para zerar os códigos de falha ???
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

experimente deixar a bateria desligada por um tempo q deve resetar a memoria de erros.....
os sensores atuadores ja devem estar bem desgastados, alguns ja escapando da tolerância e retornando erros mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edsonnota1000
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Domingo 24 2017f Dezembro 2017 02:20:43 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por edsonnota1000 »

SemControle escreveu:experimente deixar a bateria desligada por um tempo q deve resetar a memoria de erros.....
os sensores atuadores ja devem estar bem desgastados, alguns ja escapando da tolerância e retornando erros mesmo
Pessoal fala para tirar os conectores da bateria e encostar um no outro para resetar a central será que tem algum problema em fazer isso ??

O único inconveniente que estou achando em comprar carro de único dono é isso tudo que é bucha sobra pro segundo dono fazer agora que tudo começa a dar problema.....
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não tem jeito, carro usado é assim, mas hj em dia carro 0km não esta livre de problemas tmb....
mas carro usado sempre vale a receita de comprar e deixar uma boa reserva pra revisão completa, anos atras qnd meu pai comprou um chevelho mandou o antigo dono ja deixar na oficina, saiu de la com motor feito, caixa de direção trocada e freios refeitos......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edsonnota1000
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Domingo 24 2017f Dezembro 2017 02:20:43 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por edsonnota1000 »

SemControle escreveu:não tem jeito, carro usado é assim, mas hj em dia carro 0km não esta livre de problemas tmb....
mas carro usado sempre vale a receita de comprar e deixar uma boa reserva pra revisão completa, anos atras qnd meu pai comprou um chevelho mandou o antigo dono ja deixar na oficina, saiu de la com motor feito, caixa de direção trocada e freios refeitos......
Mas mesmo assim estou gostando do carrinho...é confortável espaçoso silencioso, e fortinho....e como o meu ainda é sedan tem bastante porta malas pra carregar as tranqueiras da molecada nas viagens....
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, é um carro muito bom, de mecânica "simples e barata", bem confortável
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
edsonnota1000
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Domingo 24 2017f Dezembro 2017 02:20:43 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por edsonnota1000 »

Bom fiz a troca da Sonda e depois fiz a troca do sensor TPS comprei da marca DS código 1904 porém ele é eletrônico e não tem a trilha resistiva como os convencionais, notei que o carro ficou outro ta com mais potencia e fôlego, também dei o reset na injeção para sumir os parâmetros gravados tudo zeradinho agora é rodar com o carro pra ver se não apresenta mais nenhum erro.
Notei que o carro da dando uns tranquinhos com ele frio preciso ver o que acontece mas acredito que possa ser o combustível com muito álcool sei lá.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, sensor funcionando plenamente é sempre bom, o correto é no scanner acompanhar pra ver as demais leituras, no conjunto da opera todos os sensores ja tem uma idade e podem estar caminhando pro fim da vida...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”