[DÚVIDA] - Pq a primeira partida o rpm cai para 500 giros e motor quase morre?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

[DÚVIDA] - Pq a primeira partida o rpm cai para 500 giros e motor quase morre?

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

Olá amigos, vim aqui nesse novo tópico para expôr para vocês o problema que vem apresentando o meu corsa sedan classic life 1.0 fabricação 2006/2007. Se alguém tiver passando por isso ou já passou, post aqui para ajudar a todos nós. O carro apresenta na primeira partida com o motor frio o seguinte, o RPM do carro sobe para 2000 desce para 1000 e depois cai mais ainda ficando em 500 RPM querendo morrer ai fica oscilando, ai demora poucos segundos ele sobe e ficava com 1.400 RPM, ai quando eu saia com o carro e pisava na embreagem para trocar marcha ou parar o carro no sinal ele acelerava o RPM indo para 4000 Giros no RPM. Levei o carro para injeção eletrônica no começo não constava nada no aparelho rasther, então eu fiz até agora esses trabalhos lá, limpeza do corpo de borboleta, troca do atuador de marcha lenta e sensor de temperatura. Ao testar o carro hoje fui para o trabalho e o carro ficou bastante frio, ai quando eu liguei ele, ele ainda apresenta o problema de cair a rotação para 500 giros na primeira partida, já o outro defeito de pisar na embreagem e ele acelerar esse não apresenta mais, então esse defeito foi resolvido. Agora eu gostaria de saber de vocês ai sobre esse defeito de baixar a rotação do carro na primeira partida para 500 giros do motor e ficar oscilando até se firmar, isso porque eu uso só gasolina aditivada. Isso pode ser Sensor de rotação??? Tensão na bateria??? Sensor Map??? Aterramento??? Carroceria??? Pressão do óleo??? Bomba de ignição??? Ar/Combustível??? alguém já teve esse problema e conseguiu arrumar???

Agradeço ai fazer parte desse time.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc trocou o atuador da ML...fez o procedimento de aprendizado dele?

Eu nunca passei por tal situação, mas atacaria o problema da seguinte forma:

1 - Se o carro tiver acelerador eletrônico, retirar o tubo do filtro de ar para observar a borboleta...ela não pode se mover em hipótese alguma quando o problema ocorrer.
2 - Revisão do aterramento, não só do motor como da ECU.
3 - Revisão da alimentação para a ECU
4 - Procura por oxidação/mau contato, em conectores da ECU e de cada sensor (ECT, MAP, TPS, ACT, EGO, IAC, KS[se tiver])
Obs.: para 2 e 3, é fundamental tem um multiteste.

Localizando algum problema, resolver, mas continuar seguindo, pois pode haver um segundo ou terceiro problema simultâneo...

Como o problema só ocorre na fase fria, enganaria a ECU pelo sensor de temperatura do motor (ECT), colocando um potenciômetro linear (de fio), de 500 Ohms (a fase fria é considerada abaixo de 90°C (maior que 1,8V), variando o valor do potenciômetro de forma a variar a temperatura até a(s) ventoinha(s) ligue(m).

Como de manhã (antes de ligar o motor), todo o conjunto está na mesma temperatura, o teste acima (se feito com o motor aquecido), pode não provocar o problema...

Caso o problema ocorra na simulação acima, analisar a saída de tensão de cada sensor (MAP, TPS, ACT, EGO, IAC, KS[se tiver]), em caso contrário, cada sensor deve ser analisado em condições normais (sem simulação), ao ligar o motor pela 1ª vez no dia.

Obs.: não tenho scaner, só multiteste.


WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

Agradeço a resposta do amigo ai, ontem fui viajar com o carro e me parece que o problema de pisar na embreagem e acelerar começou a voltar de novo, tinha melhorado agora parece que está voltando novamente. Vou fazer um teste de manhã andando com ele e pisando com ele frio para que eu veja se ele vai acelerar na hora de trocar as marchas. Eu vi que ele no frio ontem ao ligar ele , ele ficou em 1.400 giros na primeira partida e ficou oscilando a aceleração, depois ele acelero sozinho um pouco até 2.000 giros ai ele começo a abaixar um pouco. É bem estranho.


WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

Vou dar uma olhada nesses termos que foi citado ai, vou ver o aterramento do carro e na tensão.

Ao levar o carro em um local aqui de injeção eletrônica o aparelho não pega defeito algum, porém eu notei no aparelho que a tensão da temperatura do ar fica em vermelho quando o carro está frio. Lá mostra o seguinte. 0.70 a 2.00 V e o carro apresenta o valor de 2.62 V, depois que o carro esquenta fica tudo normal. Acredito que suas dicas são boas. Vou ver o aterramento e a tensão nos sensores.


WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

No frio o sensor de rotação também apresentava em vermelho e depois que esquentava o motor ai ficava verde.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

ECU - Central eletrônica
ML - Marcha Lenta
Sensores:
ECT - Temperatura do motor/água
MAP - Pressão absoluta
TPS - Posição da borboleta
ACT - Temperatura do ar admitido
EGO - Oxigênio (Lambda)
IAC - Atuador da marcha lenta. (o autoajuste é feito desligando-se a chave com a RPM acima de 3500, com o carro parado, óbvio).
KS - Detonação (se tiver)

... que a tensão da temperatura do ar fica em vermelho quando o carro está frio. Lá mostra o seguinte. 0.70 a 2.00 V e o carro apresenta o valor de 2.62 V...

Não sei se a leitura do scaner deveria ter não só uma faixa (0,7 a 2) e nem um o rótulo vermelho...pois a temperatura do ar (ACT) será de acordo com o clima exterior, podendo ir de -20 a +40°C (valores extremos)... penso que nessa faixa a leitura de tensão também seria de extremos (próximo a zero e próximo a 5V). Assim como em outros sensores, a ECU tem programado interiormente, limites para definir o que é curto e o que é aberto (quando então é estabelecido que há defeito e que um código de erro deve ser gravado).

Peguei esta informação na Net...( https://mecanicasemsegredo.wordpress.co ... ura-do-ar/ )

Verificação da funcionalidade do sensor
1) Com a ignição ligada verificar a tensão de alimentação do sensor que deve ser entre 4,7 e 5,3V
2)Com a ignição desligada verificar a resistência nos pinos 1 e 2 e comparar com a tabela abaixo
3) Com a ignição ligada verificar a tensão nos pinos 1 e 2 e comparar com a tabela abaixo
Imagem

Sendo tais valores verdadeiros, a ECU registrará erro para tensão inferior a 0,66V (curto) ou para superior a 4,5V (aberto)...como vc informou que a leitura era de 2,62V, me parece coerente com a temperatura de +- 20°C, mas incoerente com o rótulo vermelho do scaner, salvo se o sinal for inconstante devido a mau contato no conector (do sensor ou da ECU), ou problemas com a fiação.

Quanto ao rótulo vermelho para a RPM...vejo coerência, pois ela está fora do que deveria ser uma ML normal e fixa.

Vc não retornou informação sobre o aprendizado do atuador da ML e nem sobre o possível acelerador eletrônico...


WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

Volto nesse tópico aqui para dizer que em relação ao carro ai, eu estou comprando um scanner automotivo com entrada OBD2 e vou dar uma rastreada no problema e também vou comprar um multimetro e começar medir a tensão da bateria e do alternador. Vou ver se verifico temperatura do ar. To achando muito suspeito a sonda lambda, porque ela trasmite o oxigênio. Me parece bastante com entrada falsa de ar também. Ele quase morre depois ele sobe rapidamente, carro fica acelerado ao pisar na embreagem, apesar de que isso diminuiu bastante ultimamente, mais antes era sempre assim.


WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

Esse fórum está um pouco morto, mais eu tenho observado ele, tem 2 testes que eu gostaria de fazer nos sensores do carro, 1 é no sensor tps lá que é o sensor da borboleta lá e o outro é no interruptor do pedal da embreagem. Sobre a ECU eu não consegui olhar ainda. Mais vou atrás do problema para trazer a solução a todos, depois que eu troquei vela, cabo de vela e a bobina de ignição eu percebo que o carro quando cai para 500 giros ele sobe rapidamente depois de uns 2 segundos ai ele fica entre uns 1.300 giros oscilando pouco, ai quando vou andar com ele em alguns casos ao pisar na embreagem ele acelera, percebo esse caso da embreagem ai mais em dias frios. É engraçado que em dias de calor não acontece tanto do carro ficar acelerando ao pisar na embreagem. Outra coisa que me deixa encucado é que não é sempre que o carro fica acelerado ao pisar na embreagem. Tem dia que fica acelerado e tem dia que fica normal. Se pisa na embreagem e o giro do motor desce e em outros casos o giro do motor sobe.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu carro tem câmbio automático?


WilsonCorsaClassic
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 02 2018f Fevereiro 2018 02:23:19 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por WilsonCorsaClassic »

tem não é manual


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”