[DÚVIDA] - Tira teima motor gm família 1

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Anderson Novak
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 04:41:44 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2005

[DÚVIDA] - Tira teima motor gm família 1

Mensagem por Anderson Novak »

Salve amigos,
Hoje tive um belo debate com um mecânico da rede autorizada GM sobre os motores fgp família 1

Eu disse a ele que os blocos dos primeiros corsinhas até os motores atuais como o do Cobalt, spin são todos iguais, o que muda é o projeto da injeção e ignição.

Mudando apenas o cabeçote, que são roletados no modelos mais novos.

E que não seria difícil colocar um motor do Cobalt em um Corsa antigo, já que são tudo a mesma coisa 'plug and play'

O cabra discordou literalmente e disse que me daria um motor novo se isto for verdade kkkkkkk

Bom vamos ao tira teima, estou certo ou errado em afirmar que o bloco dos motores GM fgp são os mesmo, todos família 1, tanto no corsa como nos atuais cobalt, spin etc.. ?

Enviado de meu Neffos C5 usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vou falar sem muita base de conhecimento, pois só conheço o Corsa e mesmo assim não todos...

Mas a coisa não deve ser bem um "plug & play", pois várias coisas mudam em termos de medidas internas, bitolas e/ou pontos de fixação de adereços (alternador, suporte de VT, bomba de óleo, fixação da caixa de mudanças, posição de sensores), no olho pode parecer igual, mas quando vai se fixar algo ou usar o micrômetro, a coisa pega...


Anderson Novak
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 04:41:44 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Anderson Novak »

Então Bange,
Concordo que os sensores mudam, mas o bloco é o mesmo, tanto para o suporte como para os sensores, não muda nada literalmente.

Tem um link interessante sobre o assunto que levantei.

https://www.flatout.com.br/imagine-como ... a-a-venda/

O link retrata bem o que estou dizendo, o motor é plug and play

Enviado de meu Neffos C5 usando Tapatalk


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Anderson Novak escreveu: Bom vamos ao tira teima, estou certo ou errado em afirmar que o bloco dos motores GM fgp são os mesmo, todos família 1, tanto no corsa como nos atuais cobalt, spin etc.. ?
Está certo, é o mesmo bloco, tanto que o Corsa Wind foi apelidado de "Mr. Catra", o pai de vários "filhos" motores da linha GM e alguma coisa na Fiat (FGP).

É um motor que curiosamente lá na Opel nasceu ao mesmo tempo que o família 2, mas nós conhecemos este primeiro com o Monza em 1982. Somente onze anos depois e no final de 1993 pudemos conhecer o família 1 do Corsa Wind já vindo com injeção EFI motor 1.0. A GM tentou por o motor 1.2 pro Wind na mesma tributação dos 1.0, mas não conseguiu. Caso conseguisse poderia ter trazido veículos importados da Espanha, de Zaragoza. O câmbio (inicio do plano real) era favorável. A história nós conhecemos quando foi lançado: A produção não dava conta tamanha demanda que teve.

Enfim, voltando ao motor desde então a GMB tem aproveitado o mesmo f-1 para equipar sua linha automotiva alterando injeção, compressão do motor, lubrificação, entre outras "melhorias" (apesar do comando de válvulas atual do Onix ser um desastre...). Se para alguns essa prática é condenável por outro lado posso ir na autopeças pedir os mesmos componentes que vão no Celta, Cobalt, Spin, Agile, Montana, Meriva, para meu Corsa Wind 1994 como correias, tensor, filtro de óleo, etc. A válvula termostática posso usar da versão atual blindada (originalmente era refil) muito mais funcional.

Resumindo, o custo deste motor é menor pois sua produção é muito alta e a GM sabendo disse "barateamento" na manutenção mantém o motor na linha até hoje.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Anderson Novak escreveu:Então Bange,
Concordo que os sensores mudam, mas o bloco é o mesmo, tanto para o suporte como para os sensores, não muda nada literalmente.

Tem um link interessante sobre o assunto que levantei.

https://www.flatout.com.br/imagine-como ... a-a-venda/

O link retrata bem o que estou dizendo, o motor é plug and play

Enviado de meu Neffos C5 usando Tapatalk
Uma coisa é vc trocar o conjunto inteiro (motor, eletrônica, suspensão...), outra é Frankistenizar o motor...

Mesmo colocando o motor inteiro, mas não o conjunto de tração e suspensão, até é possível...mas será que as peças aguentam o aumento de torque? Será que o carro ainda terá a mesma segurança, confiabilidade e durabilidade de um normal?

Bom, se a coisa for verdadeira, vc ganhará um motor zerado!

Mande notícias...


Anderson Novak
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 04:41:44 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Anderson Novak »

Certinho Adrianno,
Também tenho esta informação, são fabricados em larga escala, barateando a produção.

A discussão com o mecânico da concessionária foi pq tenho uma Doblo velha de guerra que também é equipada com os motores GM fgp.
Como o motor já está "cansado" disse a ele que iria colocar um motor zero, que não valeria a pena fazer retifica, pois o custo é equivalente a um motor novo.

Aí o camarada disse que eu não iria encontrar mais este motor na concessionária e se encontra-se ficaria mais de 8mil.

Aí eu retruquei, disse que eu iria colocar o bloco do Cobalt que em média custa 4 mil + o cabeçote roletado que já tenho.
Só vou aproveitar o kit de injeção e ignição da Doblô.

Então a "discussão" foi longa kkkkkkk.

Mas é isto ai, as vezes os mecanismos de autorizada tem menos informações que se imagina.

Ps. Vou cobrar o motor novo dele kkkkkkk.

Abraço



Enviado de meu Neffos C5 usando Tapatalk


Anderson Novak
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 04:41:44 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Anderson Novak »

Então Bange
O motor será colocado em uma Doblo com motor GM, mesma cilindrada e cavalaria, 103 cavalos

Mas a discussão em si ocorreu pq eu disse a ele que o bloco é o mesmo, tanto nos corsinhas como nos atuais cobalt é spin.

É tudo igual, mas dependendo do modelo do carro o mesmo bloco pode ter valor diferentes, lei da procura e oferta, se não tem muita oferta (carro antigo) o preço aumenta.

No começo do ano vou providenciar a troca, mando notícias da montagem para os amigos,

Abraço

Enviado de meu Neffos C5 usando Tapatalk


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Anderson Novak escreveu: A discussão com o mecânico da concessionária foi pq tenho uma Doblo velha de guerra que também é equipada com os motores GM fgp.
Como o motor já está "cansado" disse a ele que iria colocar um motor zero, que não valeria a pena fazer retifica, pois o custo é equivalente a um motor novo.

Aí o camarada disse que eu não iria encontrar mais este motor na concessionária e se encontra-se ficaria mais de 8mil.
Pode por o bloco GM sem medo de ser feliz.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Um vídeo bem bacaninha contando um pouco da história das famílias:

https://www.youtube.com/watch?v=J3KrlyslPzc

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Anderson Novak
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 30 2016f Maio 2016 04:41:44 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Anderson Novak »

Saudações galera

Voltei só confirmar que foi feito a troca do motor.
Como disse na época da postagem o motor da minha Doblo, motor GM estava "cansado" que eu pretendia trocar de motor ao inves de fazer a retifica.

Então a troca foi feita, troquei o motor da Doblo pelo motor do Cobalt 1.8 ltz

Únicas coisas que não serviu
Foram a bomba de óleo e pescador, pois a posição do sensor da roda fônica que vai preso na bomba de óleo tem outro grau para o variador de avanço
Também foi usado a polia da roda fônica antiga, pelo mesmo motivo.

De resto usei tudo do motor novo,
Não deu muito trabalho para cadastrar o novo motor na documentação, fiz os mesmos procedimentos de quando compramos um carro, vistoria, laudo etc.

Então fica a dica.
O bloco do motor família 1 é o mesmo só muda a bomba de óleo.
Mil vezes melhor comprar o um motor novo ou semi novo do que fazer retifica nos motores já cansados.

Ps.
Como o novo motor é flex a taxa de compressão é outra no que deixou o Carro mais esperto nas ultrapassagens, retomadas e mais econômico, pois agora uso óleo sintético 5w30


Valeu abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”