Eixo de comando partido

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Marcoskaren
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Eixo de comando partido

Mensagem por Marcoskaren »

Estava na estrada e o carro ficou sem força e travou completamente, acendendo duas luzes vermelhas. Foi guinchado e na oficina da seguradora disseram que o eixo de comando havia se partido ao meio, e isso fez com que a parte de baixo do motor perdesse o sincronismo com a parte de cima, que é um problema recorrente da GM e é causado pelo empenho da gaiola do comando.

Alguém sabe orientar sobre isso? Se procede?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

primeira quebra nem sempre é empeno na gaiola, mas pode ser.....
casos de trocas de comando e quebra recorrente são característicos de gaiola empenada

quebra pode ser fadiga, falta de lubrificação
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
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Mensagem por Bange »

Já tive um caso desse também, aliás dos...o primeiro 8 meses após uma retífica que mandei fazer e foi trocado por um mecânico e o segundo uns 2 anos após...acho que foi entre 2011 e 2013. Dei sorte de nos dois casos não ter ocorrido danos maiores.

No primeiro eu nada vi, mas no segundo analisei uma provável falta de lubrificação, onde nada encontrei, pois uma falta iria aparentar grande desgaste e/ou azulamento nos cames ou mancais.

Quando coloquei o eixo novo, percebi uma folga axial e também nos mancais entre o 1° e 2° cilindros (exatamente onde partiu)...comprei uma gaiola nova e a folga axial foi bem menor e as dos mancais zero...minha conclusão foi de que a tal folga no mancal favoreceu uma vibração no eixo, tendo como consequência a fadiga do material e a quebra do eixo.

Então recomendo que numa troca de eixo, se faça tais análises de folga e na montagem se observe o movimento suave (girando com a mão), do eixo (já montado), antes mesmo de montar os balancins e escoras

Não considero ser um problema recorrente nos corsas e sim uma falha humana, seja de manutenção preventiva ou corretiva (montagem).


Marcoskaren
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Mensagem por Marcoskaren »

Agora o alternador está com a polia travada...


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