Olá, pessoal. Tenho um GLS 1.6 ano 2001.
Ao reduzir de marcha para passar numa lombada, engatei a 3ª, acelerei e o carro simplesmente começou a se trepidar todo e o giro começou a caiu. Pensei: "ué, será que engatei a 5ª sem querer? Mas não, era a terceira mesmo. Reduzi para 2ª e o carro simplesmente não desenvolvia ainda na segunda, se trepidou todo novamente, ameaçando morrer. Foi necessário reduzir para a 1ª para o carro conseguir sair!
E foi assim o resto do percurso inteiro. Carro todo se pipocando a cada troca de marcha, não respondendo no acelerador, simplesmente com uma perda ENORME de potência. Em algumas marchas (2ª e 5ª, por exemplo) o carro simplesmente não desenvolvia. E o carro chegou a patinar violentamente ao sair da marcha lenta. Chegou a morrer numa subida por não ter força.
Isso aconteceu simplesmente de repente!
Três detalhes:
1) O carro sempre deu umas trepidadas intermitentes vindo do motor. Às vezes (ultimamente com mais frequência) tem dificuldade pra ligar. Às vezes eu giro a ignição até o final, acendem as luzes do painel mas nada acontece. Tem que esperar um tempo e voltar a girar a chave pra ele ligar.
Desconfio da Bobina de Ignição.
2) Embreagem.
O carro também sempre tremeu ao sair do lugar. E últimamente tem feito um barulho estranho ao pisar no pedal de embreagem antes de trocar de marcha. Um barulho como do tipo "toc, toc, toc, toc", como se peças tivessem soltas se batendo lá dentro.
Será que a embreagem pode ter dado tchau?
3) O carro sempre fez um barulho metálico ao dar alguma acelerada mais forte. Um barulho de escapamento. Pelo o que li aqui, esse problema de perda de potência pode ser catalizador que entupiu. Não sei se foi impressão minha, mas parece que senti um cheiro forte em alguns momentos do carro. Mas um catalizador teria causado todo esse problema crítico de potência que relatei no carro?
Enfim, pode ser alguma dessas três coisas? Pode ser as três juntas?
Fico imensamente agradecido se alguém puder me dar uma luz!
Carro perdeu quase totalmente a força de repente
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- :: Wind ::
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Cara, tá muito difícil de dar um diagnóstico com esses dados que vc passou, preciso que sejam mais específicos.....
1- "...Às vezes eu giro a ignição até o final, acendem as luzes do painel mas nada acontece...". O motor chega a virar?
2- Geralmente esses barulhos podem ser causados por rolamento (raro, geralmente eles gritam alto com um som metálico, parece até que está arranhando vidro) ou algumas membranas da mola do platô quebraram
3-"O carro sempre fez um barulho metálico" Escapamento não faz barulho metálico, ao contrário, faz um barulho grave, esse barulho metálico pode ser motor rajando, com muitas folgas, nesse caso é o fim da linha.....
Antes de tudo, comece pelo mais fácil possível, se vc tem uma chave de velas, retire as 4 e logo vc saberá se esse é o problema, pois um cilindro que não está funcionando corretamente (mais específico sistema de ignição) as velas estão molhadas e encharcadas com óleo e pretas. Tenho certeza que seja velas gastas, recomendo que troque junto os cabos e se mesmo assim não resolver, troque bobina ( levando em conta que foi detectado problema nas velas)
1- "...Às vezes eu giro a ignição até o final, acendem as luzes do painel mas nada acontece...". O motor chega a virar?
2- Geralmente esses barulhos podem ser causados por rolamento (raro, geralmente eles gritam alto com um som metálico, parece até que está arranhando vidro) ou algumas membranas da mola do platô quebraram
3-"O carro sempre fez um barulho metálico" Escapamento não faz barulho metálico, ao contrário, faz um barulho grave, esse barulho metálico pode ser motor rajando, com muitas folgas, nesse caso é o fim da linha.....
Antes de tudo, comece pelo mais fácil possível, se vc tem uma chave de velas, retire as 4 e logo vc saberá se esse é o problema, pois um cilindro que não está funcionando corretamente (mais específico sistema de ignição) as velas estão molhadas e encharcadas com óleo e pretas. Tenho certeza que seja velas gastas, recomendo que troque junto os cabos e se mesmo assim não resolver, troque bobina ( levando em conta que foi detectado problema nas velas)
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A percepção de perda de força pode ser causada por:
1 - Parte elétrica - Ignição - velas (qualidade da centelha), bobina (falhando), momento da centelha (vem lá da roda fônica), alternador pifando (não carrega a bateria), erro de sincronismo (acelerador x borboleta), em motores sem cabo de acelerador.
2 - Combustível - pressão/vazão da bomba, bicos e/ou filtros entupidos, além da qualidade do combustível.
3 - Entupimento da exaustão - bloqueio no escapamento (seja no catalizador ou em abafadores).
4 - Obstrução na admissão - filtro de ar saturado, estopa no duto de entrada...
5 - Mecânica - fora de ponto (constante ou não), desgaste no acoplamento motor x caixa (embreagem), giro sobe, mas carro não desenvolve velocidade ou perde força.
A parte do barulho é um indicador de problema e deve ser resolvido.
Elimine/analise/teste, cada item...trocas no escuro frequentemente sai mais caro...
1 - Parte elétrica - Ignição - velas (qualidade da centelha), bobina (falhando), momento da centelha (vem lá da roda fônica), alternador pifando (não carrega a bateria), erro de sincronismo (acelerador x borboleta), em motores sem cabo de acelerador.
2 - Combustível - pressão/vazão da bomba, bicos e/ou filtros entupidos, além da qualidade do combustível.
3 - Entupimento da exaustão - bloqueio no escapamento (seja no catalizador ou em abafadores).
4 - Obstrução na admissão - filtro de ar saturado, estopa no duto de entrada...
5 - Mecânica - fora de ponto (constante ou não), desgaste no acoplamento motor x caixa (embreagem), giro sobe, mas carro não desenvolve velocidade ou perde força.
A parte do barulho é um indicador de problema e deve ser resolvido.
Elimine/analise/teste, cada item...trocas no escuro frequentemente sai mais caro...
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Não chega a girar. Acendem as luzes do painel, mas nada acontece. Aí tem que esperar um minuto e fazer isso de novo. Às vezes tem que repetir mais de uma vez até pegar. Não sei se tem relação, mas, quando o dia está muito quente, carro debaixo do sol, é quase certeza de isso acontecer.Franz escreveu:1- "...Às vezes eu giro a ignição até o final, acendem as luzes do painel mas nada acontece...". O motor chega a virar?
Eu pesquisei aqui barulhos de motor rajando no Youtube. Não é esse o barulho que meu Corsa faz, Franz. Não é barulho de peças se batendo. Esse barulho metálico que eu disse vem debaixo do carro, às vezes acontece em algumas aceleradas. Não é barulho de peças batendo, é um ronco metálico, um rugido. [/quote]Franz escreveu:3-"O carro sempre fez um barulho metálico" Escapamento não faz barulho metálico, ao contrário, faz um barulho grave, esse barulho metálico pode ser motor rajando, com muitas folgas, nesse caso é o fim da linha.....
Enfim, o mecânico vai buscar o carro hoje cedo em casa. Vamos ver o que ele diz.
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Olha, isso pode estar relacionado com a falha, pode ter problema com aterramentos ou pode ser o automático do motor de arranque que está no fim mesmo. Nos dois casos a solução é barata e simples de resolver.João escreveu:Não chega a girar. Acendem as luzes do painel, mas nada acontece. Aí tem que esperar um minuto e fazer isso de novo. Às vezes tem que repetir mais de uma vez até pegar. Não sei se tem relação, mas, quando o dia está muito quente, carro debaixo do sol, é quase certeza de isso acontecer..
Se for o automático com problemas, não tem relação com a injeção. Eu ainda aposto nas velas com problema e se possível vc estar junto quando forem removidas, vai ajudar bastante no caso de não ser enganado.
Se vc conseguisse um vídeo em que o barulho fosse semelhante, ajudaria, mas pode ser buracos no tubo de escape causando esse rugido.João escreveu:Eu pesquisei aqui barulhos de motor rajando no Youtube. Não é esse o barulho que meu Corsa faz, Franz. Não é barulho de peças se batendo. Esse barulho metálico que eu disse vem debaixo do carro, às vezes acontece em algumas aceleradas. Não é barulho de peças batendo, é um ronco metálico, um rugido.
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