Aceleração rateando, lenta irregular e o motor vibrando

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Aceleração rateando, lenta irregular e o motor vibrando

Mensagem por dudufuddellys »

Caros amigos. Há muito que eu não entro aqui neste fórum. Bom, pra falar a verdade eu não entro mais em quase todos os fóruns online que eu participo (maldição do zap-zap que matou os fóruns online). Enfim, ainda hoje estou com a minha jaca bomba, que é o Corsa Wagon 1.0 16v, bonitinho, mas ordinário! Se eu soubesse que esse carro estava maquiado, não teria comprado!

O pior é que eu gosto desse carro, mas se eu tivesse condições, o trocaria por um carro melhor! Desde o final de 2014 que eu venho gastando dinheiro com esse carro, arrumo umas coisas, estraga outras! Há dois meses fiz outra revisão grande, que foi trocar a caixa de direção e o câmbio completo! Gastei mais de R$ 2.000,00.

O problema é o mesmo desde que eu peguei esse carro e nunca tive tempo de levá-lo numa oficina especializada em injeção eletrônica, só que agora está pior. É o seguinte, o carro está com a aceleração rateando. Se for sair de primeira marcha dando umas esticadinhas, a aceleração fica falhando e o carro custa a desenvolver. Nas outras marchas a mesma coisa, mas não é algo severo! Só pisando leve no acelerador para fazer ele se desenvolver no tempo dele. Porque se pisar fundo não vai de imediato (eu sei que é 1.0)! Mas tem horas que isso se normalizada e o carro fica canhãozinho. O ronco do motor fica até alterado por causa disso! O ronco fica como se o carro estivesse usando filtro de ar esportivo. Eu troquei a bobina de ignição pensando que o problema era nela, mas não é. E o motor tá vibrando muito em marcha lenta. Cabos de velas são novos, bobina nova e o problema persiste. Alguém já passou por isso? Aqui na minha região as oficinas boas que mexiam com injeção eletrônica fecharam as portas! O consumo de combustível no meu ponto de vista está normal, o motor não está acelerado, em marcha lenta o motor fica estável em 950/1000 rpm, mas fica falhando de leve a aceleração.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

Esse buraco na aceleração geralmente é MAP, pode ser que a mangueira esteja danificada ou o próprio sensor. Para verificar a mangueira é simples, só ver se está rachada ou com buracos de abrasão, mas seria mais fácil troca-la mesmo, já que vc não gastará nem R$2 nela......

Para verificar o MAP já é mais "complicado", com um multímetro ajuda muito, pois vc verifica a tensão que o sensor está mandando para o módulo.....

Enfim, pode ser que seja a mangueira mesmo, com a entrada de ar nos orifícios dela, a marcha lenta fica muito instável. existem outro problemas com o ponto também que pode ser desde a correia dentada desdentada como folga na engrenagem.

Começa pelo mais fácil.


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Franz escreveu:Esse buraco na aceleração geralmente é MAP, pode ser que a mangueira esteja danificada ou o próprio sensor. Para verificar a mangueira é simples, só ver se está rachada ou com buracos de abrasão, mas seria mais fácil troca-la mesmo, já que vc não gastará nem R$2 nela......

Para verificar o MAP já é mais "complicado", com um multímetro ajuda muito, pois vc verifica a tensão que o sensor está mandando para o módulo.....

Enfim, pode ser que seja a mangueira mesmo, com a entrada de ar nos orifícios dela, a marcha lenta fica muito instável. existem outro problemas com o ponto também que pode ser desde a correia dentada desdentada como folga na engrenagem.

Começa pelo mais fácil.
Desconfio desse sensor, pois quando o carro voltou da revisão corretiva (troca de câmbio e caixa de direção), esqueceram de conectar a mangueira do sensor MAP. E custou para eu descobrir que essa mangueira estava desconectada, pois uma ponta estava conectado no sensor e a outra ponta que vai no coletor de admissão estava desconectada e como o cabeçote 16V esconde muita coisa por baixo, eu não havia percebido. E nisso o consumo do carro estava alto, a luz da injeção acendendo, a aceleração falhando, desempenho do carro lá embaixo e um cheiro forte e horrível sendo exalado pelo escape, até que voltei na oficina, olhamos tudo minunciosamente e vimos que a mangueira do sensor map estava desconectada. Só encaixamos de volta e mais nada. Eu só coloquei uma abraçadeira apertando ela na ponta do coletor de admissão.

Porém, a outra ponta que vai no sensor MAP só está encaixada e com um pouco de folga. Será que o problema é esse? Porque a mangueira está folgada no plug do sensor MAP?

De resto, correia dentada + esticadores estão tudo novos! O motor está no ponto certinho.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

Troca essa mangueira e testa, vai em um auto peças e pede um pedaço dessa mangueira, acho que é 1/4" a medida dela...

A mangueira nova não precisa de abraçadeira em ambos os lados e não fica com folgas!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu carro parece ter mais de um problema...trocar peças no escuro não é a melhor saída...tem que testar e comprovar...

Para motor rateando, é bem certo de ser parte elétrica...velas novas não é garantia de solução e nem de estarem funcionando corretamente...retire e inspecione o afastamento dos eletrodos e integridade da cerâmica...já troquei vela com eletrodo errado e também ou quebrei ou já veio quebrada a cerâmica...pastei muito até retornar e descobrir o problema.

Verifique a potência da centelha, azul esbranquiçada é a melhor...

Não passe para outro item sem antes ter certeza de que o analisado está 100% perfeito, caso contrário, além de não resolver, até confunde.


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Ontem antes de ir embora do trampo, dei umas mexidas na mangueira do sensor MAP e a aceleração do carro deu uma melhorada, não ficou fazendo aquele ronco como se estivesse sem filtro de ar e não ficava amarrado para desenvolver velocidade. Mas a marcha lenta ainda continua irregular e a resposta de aceleração no pedal continua lenta, quando dou aquela pisada rápida no acelerador com o carro em marcha lenta. O desempenho do carro tá um pouco melhor. De 2ª marcha com carro bem devagarinho a menos de 20km/h, o carro já se desenvolve um pouco mais. Antes era uma luta, ficava amarrado mesmo! Como eu disse, desde que eu peguei esse carro há 3 anos, nunca levei numa oficina para passar scanner e realizar os procedimentos de limpeza de bicos, diagnósticos dos sensores e atuadores.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

dudufuddellys escreveu:Ontem antes de ir embora do trampo, dei umas mexidas na mangueira do sensor MAP e a aceleração do carro deu uma melhorada, não ficou fazendo aquele ronco como se estivesse sem filtro de ar e não ficava amarrado para desenvolver velocidade. Mas a marcha lenta ainda continua irregular e a resposta de aceleração no pedal continua lenta, quando dou aquela pisada rápida no acelerador com o carro em marcha lenta. O desempenho do carro tá um pouco melhor. De 2ª marcha com carro bem devagarinho a menos de 20km/h, o carro já se desenvolve um pouco mais. Antes era uma luta, ficava amarrado mesmo! Como eu disse, desde que eu peguei esse carro há 3 anos, nunca levei numa oficina para passar scanner e realizar os procedimentos de limpeza de bicos, diagnósticos dos sensores e atuadores.
Cara, demorou pra vc trocar essa mangueira ai, como eu disse, essa mangueira não te custará nem R$2, não vale DE FORMA alguma qualquer tipo de aborrecimento e tempo perdido com o carro falhando..... Mas se ainda assim não quiser "trocar no escuro" essa mangueira com sinais totalmente indicativos de desgaste (folga e possíveis ressecados), vc pode fazer um teste hidrostático nela, vai ter a CERTEZA que ela está ruim depois de gastar de 50~100x seu valor! :roll:

Os indicativos de melhora no desempenho são bons, verifica também se tem entrada de ar pela válvula do servo freio (tem um furo na lateral, tampe com o dedo) , pelo próprio servo freio ( puxe a mangueira do servo freio e bloqueie a entrada de ar), por mangueiras diversas como a do canister e recirculação de gases......

Depois de resolver todos os problemas, desligue o polo negativo da bateria e deixe passar algumas horas para a injeção adotar novos parâmetros, vai ajudar muito no funcionamento em geral.


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Franz escreveu:
Cara, demorou pra vc trocar essa mangueira ai, como eu disse, essa mangueira não te custará nem R$2, não vale DE FORMA alguma qualquer tipo de aborrecimento e tempo perdido com o carro falhando..... Mas se ainda assim não quiser "trocar no escuro" essa mangueira com sinais totalmente indicativos de desgaste (folga e possíveis ressecados), vc pode fazer um teste hidrostático nela, vai ter a CERTEZA que ela está ruim depois de gastar de 50~100x seu valor! :roll:

Os indicativos de melhora no desempenho são bons, verifica também se tem entrada de ar pela válvula do servo freio (tem um furo na lateral, tampe com o dedo) , pelo próprio servo freio ( puxe a mangueira do servo freio e bloqueie a entrada de ar), por mangueiras diversas como a do canister e recirculação de gases......

Depois de resolver todos os problemas, desligue o polo negativo da bateria e deixe passar algumas horas para a injeção adotar novos parâmetros, vai ajudar muito no funcionamento em geral.
Realmente eu tenho que trocar essa mangueira, ela está com aparência de desgastada mesmo. Domingo agora eu mexi nesse dispositivo aqui igual da imagem:

Imagem

desconectei o plug desse dispositivo que está circulado em vermelho e vi que ele estava com zinabre em tom branco nos conectores, não era muito zinabre, mas o suficiente para causar mau contato. Limpei com um pedacinho de bombril e conectei-o de volta. Ontem indo trabalhar já percebi outra melhora no desempenho do meu carro. Aos poucos ou eliminando possíveis falhas e maus contatos. Resta eu saber achar os pontos de aterramento do motor que vem da bateria. Pra ver como está a situação de aterramento desse carro. O pior que não tem espaço pra nada para verificar por cima do motor. só por baixo e com o carro num elevador. ::?

Franz, foi bom você ter tocado no assunto do servo freio. Meu pedal de freio com o carro ligado e em movimento endurece, já passei por umas situações de risco em que precisei pisar um pouco mais forte no pedal de freio e o mesmo não respondia com precisão, endurecia e deixava o freio borrachudo. E fazendo o teste quando o carro está estacionado e desligado, quando solto o freio de mão e piso no freio até ele endurecer, o mesmo não segura a frenagem do carro, se estiver estacionado num declive, aí tem que pisar mais forte para travar as rodas.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

Então, freio duro é sinal de pouco vácuo no servo freio...... Vc tampou com o dedo o buraco daquela válvula que te falei para fazer um teste? Essa válvula está bem onde a mangueira superior do reservatório de arrefecimento cruza com a mangueira do servo freio.

Tem duas possibilidades:

1- O encaixe das mangueiras está com as borrachas trincadas ou a válvula como disse está ruim
2- servo freio com diafragma furado

Essas duas possibilidades que te falei causam essa instabilidade, principalmente na marcha lenta, puxa essa mangueira do servo freio e bloqueia a passagem dela, se tiver com o diafragma furado, vc perceberá na hora!


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Franz escreveu:Então, freio duro é sinal de pouco vácuo no servo freio...... Vc tampou com o dedo o buraco daquela válvula que te falei para fazer um teste? Essa válvula está bem onde a mangueira superior do reservatório de arrefecimento cruza com a mangueira do servo freio.

Tem duas possibilidades:

1- O encaixe das mangueiras está com as borrachas trincadas ou a válvula como disse está ruim
2- servo freio com diafragma furado

Essas duas possibilidades que te falei causam essa instabilidade, principalmente na marcha lenta, puxa essa mangueira do servo freio e bloqueia a passagem dela, se tiver com o diafragma furado, vc perceberá na hora!
Não fiz o teste ainda. E eu percebi que a borracha que conecta a mangueira azul na válvula de canister está toda ressecada, com certeza essas outras que você está falando devem estar na mesma situação. Pior que eu só tenho tempo de ver isso nos finais de semana. Eu chego a noite do trabalho e mexer com essas coisas de noite é complicado.
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”