SONDA LAMBDA

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
jambers
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 19 2017f Agosto 2017 08:40:46 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

SONDA LAMBDA

Mensagem por jambers »

OLA CORSEIROS!!!
Sou proprietario de um corsa 1996/97 M.P.F.I 1.0 vulgo TROVÃO AZUL!!!

O consumo de gasolina dele esta extremamente alto,na cidade faço de 6.8km a 7.5km por litro apenas.
Quando o carro esquenta ele custa a pegar, a impressão que tenho é que ele afoga e tenho que ficar acelerando para ele pegar, mas só quando ele esta quente pois quando esta frio ele pega de primeira. Fiz a medição da SONDA LAMBDA e ela apresenta sempre voltagem baixa nunca passa de 500, nem quando corto giro, ja coloquei descarbonizante na TBI, ja medi a o sensor de temperatura e aparentemente esta tudo bem.

OBS: Quando rodo muito com o carro e ele fica quente, sai um cheiro de ovo podre muito forte do escape...

Alguém pode me dar um norte? ja levei no mecanico e ele não tinha certeza do que era.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pela leitura da sonda sua mistura está pobre...pouco combustível.

Revise a vazão e estanqueidade dos bicos, a pressão e vazão na linha de combustível, o sincronismo do motor, a potência das centelhas (azul esbranquiçada é a melhor).

Embora que a sonda faça a leitura dos gases queimados, ela pode estar com problema e se os itens acima estiverem corretos, ela é a provável causa.

Obs.:
A qualidade do combustível influencia nos resultados
Embora que no manual oriente espaçamento dos eletrodos das velas entre 0,8 e 0,9, tenho resultados melhores entre 0,75 e 0,8.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o cheiro indica problemas com o catalizador......em geral gasolina crua ou queimando no escap
já pode ser reflexo do problema do carro, a sonda sofre pq vai apontar muitos o resultado de outras coisas.....
sem velas, sem bobina e cabos, não tem faísca, a gasolina sai crua pelo escap, o pouco q queima indica mistura pobre na sonda, e os bicos socam combustível, mas se não tem como queimar, não adianta.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Franz
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sábado 01 2017f Julho 2017 02:11:44 AM
Localização: Ribeirão Pires - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Franz »

O cheiro é como disseram, tem combustível indo pro escape e acabando com o catalisador........

No momento só penso em dois motivos para isso acontecer (levando em consideração ao sintoma de afogar quente) tem bico travado aberto ou o regulador de pressão está com o diafragma furado.

Se a sonda é original ainda, é bom trocar, mesmo que ela funcione, ela tem o funcionamento lento e prejudica a economia. Quando for comprar a sonda, dê preferência as fabricadas na Alemanha, como as Bosch!


jedebora
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Quarta-feira 15 2016f Junho 2016 08:12:46 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por jedebora »

meu corsa GLS 2000 1.6 8V completo,ele estava dando 5 Km por litro, até que examinei a sonda lambda e constatei que ela estava quebrada por dentro, era só balança-la que dava para ouvir! Foi só troca-la e o carro voltou a dar uns 9km por veículos litro.

Enviado de meu Lenovo K10a40 usando Tapatalk
Estou querendo.que me removam deste grupo!! Já não tenho mais Corsa!! Por favor


jambers
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 19 2017f Agosto 2017 08:40:46 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por jambers »

Esqueci de citar um detalhe também, eu perdi o catalisador e coloquei um do ASTRA que é um poco maior, sera que isso influencia no consumo? ou não?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se ela estiver íntegra, é muito pouco provável.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

catalizador tem um tempo de vida útil, seja por idade ou por km....
o q abrevia a vida seria alguns problemas em geral por descuido com o motor
o cheiro q sente é típico de catalizador, se já pegou usado e baleado já deve estar atrapalhando mais q ajudando....e isso gera uma bola de neve....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jambers
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sábado 19 2017f Agosto 2017 08:40:46 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por jambers »

um mecânico amigo disse que o problema é o REGULADOR DE PRESSÃO que provavelmente estava com o diafragma furado,então fiz um pequeno teste.
Rodei com o carro até esquentar e após isso tirei a mangueira do regulador de pressão e não pingou nada de gasolina, acredito que o diafragma não esteja com problemas, ou ele pode estar com algum problema e não acusar dessa forma que testei.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Este é um tipo de teste simples, mas não conclusivo....se vc retirou a mangueira correta e não verificou NENHUMA presença de combustível, isto só lhe garante que o diafragma está bom, mas e a eficiência da válvula? Só com instrumento apropriado...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”