Será que a Polia do Virabrequim está certa?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Walter Reis
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 23 2017f Junho 2017 09:50:03 AM
Localização: Rosário do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Será que a Polia do Virabrequim está certa?

Mensagem por Walter Reis »

Bom dia pessoal...
seguinte, tenho um Corsa Sedan Maxx 1.4 econoflex
Andei a pouco fazendo uma manutenção geral nele, notei que depois que troquei correias, algumas polias, tensor, etc ... Ele ficou tipo que tripidando o motor qdo está na lenta, pois isso não acontecia.. dai mecânico me mostrou que a POLIA DO VIRABREQUIM estava tipo que "empenada" impressão que dá qdo fica rodando ela, pois tirei ela e notei que apresenta ulguns desgastes nela (antes disso foi trocado uma peça que não lembro o nome que eh cheia de dentes que estava com um dente quebrado)
Estou deduzindo que seja isso, pois peça trocada soh que a polia grande ficou e como a outra estava com um dente quebrado deve ter machucado ja, será que pode estar meio que fora de ponto e vibrando por causa das ranhaduras na peça?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cara, tá complicada sua explanação...

No eixo do VB, exitem duas polias acopladas:
1 - Polia dentada da correia dentada, que faz o sincronismo do motor (é pequena)
2 - Polia da correia do alternador (pode ser V ou poli-V)

A polia do alternador (2), é uma peça com duas funções:
A - Polia do alternador
B - Roda fônica (é grande e falta 1 dente)

A polia 1, é de um aço extremamente duro e em condições normais não tem desgaste e nem quebra dentes
Na roda fônica (que não é polia), existem "N" dentes - 1, ou seja, está correto faltar 1 dente.

Rarissimamente se troca alguma das polias (inclusive a do comando das válvulas), por desgaste...excedo as tensoras ou auxiliares.

Se vc trocou a polia do alternador (acoplada a roda fônica), e não foi a correta para seu motor, o problema pode estar aí...ou se não montou corretamente o conjunto é outra possibilidade.

Veja se ajuda > https://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

primeira coisa q me passou na cabeça q o mecânico meteu o louco e trocou a roda fônica por uma impressionante completa de dentes, mas se ele tivesse toda essa capacidade seu motor não teria mais referencia pra central.....
essa roda fônica 60-2 é um padrão, esse espaço sem dente é a referencia para a central do carro.....não pode por polia com todos os dentes se é q ele conseguiu essa adaptação.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”