Troca de comando de válvulas - tem que trocar algo mais?

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João
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Troca de comando de válvulas - tem que trocar algo mais?

Mensagem por João »

Galera, meu Corsa 1.6 GLS 2001 está fazendo menos de 5km/l.
O mecânico deu uma avaliada nas possíveis causas e disse que o problema está no comando de válvulas, que tem que ser trocado.

Minha pergunta é: pode-se trocar apenas o comando de válvulas? Li em algum lugar que ao trocar o comando, tem que obrigatoriamente trocar os tuchos, mas isso é verdade ou é mito? Meu mecânico não disse nada sobre trocar nada além do comando.
Gostaria muito de saber essa informação, se alguém souber dizer com propriedade.

Ah, o comando vai custar R$ 320,00, então acredito que seja uma marca genérica (pois um comando original pela loja da GM custa 750 reais no Mercado Livre). Sendo um comando paralelo, mas de qualidade, o que pensam sobre isso também?

OBS.: não é um post sobre consumo, é um post sobre a troca do comando de válvulas.
Bange
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Mensagem por Bange »

Comando de válvulas (eixo), só é trocado nos casos de folga axial/radial, extremamente arranhado devido a falta de lubrificação ou quebra, nunca por consumo elevado.

Só consigo vislumbrar excesso de consumo de alguma forma ligado ao comando, mas não ele, como excesso de carbonização que venha a prejudicar o fechamento correto das válvulas, requerendo a descarbonização e possivelmente o reassentamento das válvulas, mas nunca a troca do comando (eixo).

Faz uma aposta com ele...mas tem que acompanhar presencialmente...se ele trocar só o eixo e resolver, vc paga, caso contrário ele assume o prejuízo...será que ele topa?
João
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Mensagem por João »

Bange, vc está querendo dizer que o consumo alto nunca está ligado exclusivamente ao comando de válvulas? Essa peça nunca pode ser a única responsável pelo consumo excessivo?
Mas pode sim ter alguma relação com o excesso de consumo. É isso?
Bange
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Mensagem por Bange »

O comando de válvulas é o eixo propriamente dito...ele aciona as válvulas e estas, caso não fechem corretamente por empeno ou obstrução de carbonização, provoca perda de potência e altera o consumo.

Então, ele não seria o culpado e sim a válvula empenada ou não fechando corretamente pelos motivos citados.

Eixo só se troca por quebra, folgas em mancal ou aranhado nos cames...por consumo nunca... pode até estar com folga na chaveta, o que causaria perda do sincronismo mecânico...e o consumo é uma consequência secundária, como é a dificuldade pro motor pegar, também a perda de potência...a principal é a perda do sincronismo.

Existe uma possibilidade teórica do eixo estar torcido, o que provocaria erro no sincronismo das válvulas após o ponto da torção, ocasionando perda de potência e alteração do consumo, mas devido a forma construtiva, pra um eixo empenar seria necessário um aquecimento estúpido e antes dele empenar, a junta iria queimar e o motor parar. Mas esta possibilidade da torção eu nunca vi na vida, daí a considero teórica.

Mas de toda forma se apenas o eixo for trocado e o problema for resolvido, pagar será o normal...se não resolver o cara tá te enrolando...e vai apontar outro problema...
João
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Mensagem por João »

Muto obrigado pela resposta, Bange. Muito bem explicada e bem escrita.
Eu precisava desse tipo de respaldo, pois vou poder conversar melhor com o mecânico, e quem sabe levar em outro mecânico pra ver onde eles concordam e discordam sobre isso.

Valeu mesmo, cara!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

o principal na troca do comando é avaliar o pq do defeito e resolve-lo, não apenas troca-lo sem resolver o problema....
se comando quebra, não é do nada, em geral tem outro motivo além do próprio comando, ai so troca comando, vai e quebra novamente, pq a causa não foi vista....
Rua não é disputa, é convivência.
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2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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