[DÚVIDA] - Pq Corsa não liga mais?!

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: Corsa não liga mais?!

Mensagem por Bange »

Retire todas as velas, volte a conectar os cabos nas mesmas...passe um fio nu pelas roscas e conecte a uma boa massa. Desligue a bomba ou o injetor (bico).
Faça girar o motor pela chave de ignição e observe...
1- as centelhas devem ter a mesma intensidade
2- as centelhas devem ter a mesma coloração

Em ordem de qualidade...
Azul esbranquiçada (excelente)
Azul (boa)
Amarelada (indesejável, ruim)

Obs.:
Confirme a distância dos eletrodos, 0,8mm para todas.
Havendo diferença nas centelhas, faça o intercâmbio de velas para concluir se é da vela ou não.


Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bange escreveu: Quinta-feira 10 2019f Outubro 2019 07:54:34 AM Retire todas as velas, volte a conectar os cabos nas mesmas...passe um fio nu pelas roscas e conecte a uma boa massa. Desligue a bomba ou o injetor (bico).
Faça girar o motor pela chave de ignição e observe...
1- as centelhas devem ter a mesma intensidade
2- as centelhas devem ter a mesma coloração

Em ordem de qualidade...
Azul esbranquiçada (excelente)
Azul (boa)
Amarelada (indesejável, ruim)

Obs.:
Confirme a distância dos eletrodos, 0,8mm para todas.
Havendo diferença nas centelhas, faça o intercâmbio de velas para concluir se é da vela ou não.

Irei realizar esse teste e posto aqui o resultado


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É sempre bom lembrar que o motor deve estar em perfeito sincronismo e que não tenha folga nas polias (VB e comando).


Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Então galera

como eu já ia realizar uma revisão no carro, resolvi eu mesmo mexer lá pra ver se resolvia.
Troquei correia, tensor, instalei uma válvula termostática(lá estava sem), velas, cabos de vela, todos os filtros, óleo e, o que eu acho que resolveu o problema, fiz uma limpeza no bico injetor e troquei os reparos.

Interessante que fiz tudo isso e o carro ainda falhava bastante, ficando bom só depois de esquentar, ficou faltando só trocar o filtro de combustível, que deixei pra fazer no outro dia. Pois bem, quando fiz a troca do filtro, o carro parou de falhar.

rodei 100km no carro, em momento intercalados e nada de falhar, nem frio, nem quente e nem em momento algum. Resolvi então fazer uma pequena viagem, de 45km pra ir e 45km pra voltar. Depois de uns 30km rodando, numa subida um pouco íngreme, o carro morreu e toda vez que eu acelerava ele meio que tentava subir o giro, mas engasgava e morria, como se estivesse afogando ou com falta de gasolina.

Estacionei o carro e depois de uns 15 minutos com ele desligado, o infeliz ligou e rodei mais uns 50km já que resolvi voltar dali mesmo por uma rota mais longa porém sem tanta ladeira.

Agora eu tô nesse dilema, aparentemente o carro tá normal, inclusive, vim pro trabalho hoje com ele, mas também não confio de ir pra um canto mais longe e ele me deixar na mão.

Alguém tem ideia do que mais possa haver de errado com o carro?
Bange escreveu: Quinta-feira 10 2019f Outubro 2019 09:30:23 AM É sempre bom lembrar que o motor deve estar em perfeito sincronismo e que não tenha folga nas polias (VB e comando).
O ponto estava correto antes de trocar a correia e instalei a nova no ponto correto


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...ppnto correto... e as folgas?
Vc falou algo interessante, que foi a melhora após troca do filtro de combustível...e retorno das falhas quando numa ladeira... quem sabe seu tanque está muito sujo e com a inclinação do carro o pré filtro entope?


Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bange escreveu: Segunda-feira 14 2019f Outubro 2019 09:53:46 AM ...ppnto correto... e as folgas?
Vc falou algo interessante, que foi a melhora após troca do filtro de combustível...e retorno das falhas quando numa ladeira... quem sabe seu tanque está muito sujo e com a inclinação do carro o pré filtro entope?
se for folga das velas, todas estavam com 0.08, pq foram colocadas velas novas, se for folga da correia, está com a tensão correta pois coloquei o tensionador automático novo.

é possível trocar o pré filtro da bomba sem trocar a bomba em si? pq o tanque ainda está cheio, mas quando secar eu poderia providenciar essa troca e aproveitaria pra ver o estado do tanque


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

depende da condição do pré filtro vc consegue lava-lo (é uma peneira não tao fina), mas veja qnd baixar o combustível, pode ser q o tanque esteja bem sujo, o q não adianta limpar o pre filtro
o pre filtro é a parte da bomba em si, mas de qq forma vai ter q tirar do tanque

é folga na chaveta da polia do vira brequim, tem alguns casos q a chaveta começa a ser mastigada e a polia tem um movimento em falso....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Folga na poliia do VB...pesquise a respeito...
Calma... eu falei de uma suposição e vc já quer trocar o pré filtro!!
Ele é um filtro de nylon (ou assemelhado), só se troca por quebra ou rasgo...na maioria das vêzes é só limpar... e ele sai junto com a bomba e pode ser substituído a parte.
Olha a sujeira de resíduos do fundo do tanque (caso tenha), pode ser retirada fazendo-se um sifão... com todo cuidado em local ventilado, pois os vapores são inflamáveis e prejudiciais a saúde.


Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bom, eu vi essa questão da folga e na hora da troca da correia fui muito atento ao ponto do motor e ao encaixe da polia da correia do alternador, sem falar que rodei o motor mais de 10 vezes com ele desligado, pra garantir que tava tudo em seu devido lugar e verificando o ponto a cada volta.

creio que esse problema tenha mais a ver com o sistema de injeção... creio eu que se houvesse algum problema de folga e/ou erro no ponto do motor, eu teria barulho e falhas constantes, o que não é o caso.

Tenho mais uma dúvida, no corpo de injeção eu achei que a mola do regulador de pressão estava meio mole pra espessura dela e o atuador de marcha lenta meio duro, pelo menos pra empurrar o êmbolo com as mãos... São peças que valem a pena ser trocadas de forma preventiva?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A folga da polia do VB, é vista sem se apertar seu parafuso... e aquela arruela grandona, tem lado certo pra colocar...havendo folga (mesmo após o torque correto) é comum o ponto flutuar de acordo com a exigência de torque do motor...e o alternador fica em outra correia...
Deixe a crença pra religião... ou pra nós que estamos tentando ajudar, sem ver, ouvir ou dirigir o carro... tem que testar e ir eliminando os pontos potenciais de problema.
Se mexeu no regulador de pressão, agora só com instrumento é que consegue regulagem correta.
O atuador da ML, é um motor de passo com engrenagens... seu eixo nâo encolhe ou estuca por ação externa.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”