Bom dia GLR!
Tenho um corsa 1.4 EFI 2P 1994, comprei a quase um ano e a uns 6 meses venho sofrendo com um problema muito chato de aceleração... O carro está com a aceleração doida , não é direto que acontece, tem vezes que está normal mas as vezes acelera e as vezes desacelera chegando ao ponto de desligar. Acontece muito no transito lento, aquele que vc anda alguns metros e para, quando descolo o carro do lugar e paro, ou ele cai pra 0 giro e desliga ou sobe pra 2000 giros... as vezes quando sobe, volta ao normal rapidinho, e as vezes não. Quando se desliga, é só tocar na chave que pega logo, mais é muito chato, tudo isso fora de marcha, em neutro!!!
Bom desde que começou que venho lutando para acabar com esse problema, já gastei muito, já fui para vários mecânicos e nd Já troquei sensor de marcha lenta, já dei um gral na TBI, já foi feito todo aterramento, já troquei sensor da borboleta, Scanner já foi passado 2 vezes e não acusa nada na injeção, gostaria de saber se alguém tem, ou já passou pelo mesmo problema que eu, pois pesquisando pelo fórum, vi vários casos muito parecido mais não igual ao meu.
Problema de Aceleração no corsinha
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Se as trocas não surtiram efeito, o normal é retornar as peças originais para não se adicionar algum outro problema.
A rotação sobe ou desce em função das quantidades de ar e combustível...o ar é controlado pelo sensor de borboleta e pelo atuador da ML (já trocados), o elemento de filtro não creio que daria o problema...já conferiu a pressão da bomba de combustível?
Como o problema não é constante, não ocorrem erros gravados pela central e nem aparece no scaner, fica difícil...mas eu suspeitaria de alguma entrada falsa de ar (no TBI, tubo do servo freio, canister...), sensor MAP, mal contato em algum sensor (lambda, temperatura do motor e do ar admitido), entupimento dos gases do escapamento...
Problemas intermitentes são chatos e não se consegue localizar quando não está ocorrendo...não adianta conectar o scaner e ficar só monitorando...tem que futucar tubulações, fios, conectores, conferir peças que devem estar bem fixadas...
Meu carro é gasolina/GNV, quase fiquei maluco com um defeito sem lógica, em ambos os combustíveis...achei num mal contato de um dos conectores do GNV, quando balançava, dava o problema.
Só para desencargo de consciência...seu odômetro/conta-giros está funcionando?
A rotação sobe ou desce em função das quantidades de ar e combustível...o ar é controlado pelo sensor de borboleta e pelo atuador da ML (já trocados), o elemento de filtro não creio que daria o problema...já conferiu a pressão da bomba de combustível?
Como o problema não é constante, não ocorrem erros gravados pela central e nem aparece no scaner, fica difícil...mas eu suspeitaria de alguma entrada falsa de ar (no TBI, tubo do servo freio, canister...), sensor MAP, mal contato em algum sensor (lambda, temperatura do motor e do ar admitido), entupimento dos gases do escapamento...
Problemas intermitentes são chatos e não se consegue localizar quando não está ocorrendo...não adianta conectar o scaner e ficar só monitorando...tem que futucar tubulações, fios, conectores, conferir peças que devem estar bem fixadas...
Meu carro é gasolina/GNV, quase fiquei maluco com um defeito sem lógica, em ambos os combustíveis...achei num mal contato de um dos conectores do GNV, quando balançava, dava o problema.
Só para desencargo de consciência...seu odômetro/conta-giros está funcionando?
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Velocímetro e conta giros funcionando perfeitamente amigo!
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Já vi vídeos no youtube onde o problema era parecido e o caso foi o sensor MAP que foi citado, porém quando pergunto aos mecânicos se tem algo haver, sempre me respondem que não, ao menos testam pra ter a certeza... No caso para qual mecânico vcs aconselham eu levar o carro, pois eletricistas e injeção já foi uns 5... Só gastando e nada resolvido até agora
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Primeiro tem que combinar com o mecânico, converse bem antes. Trocou a peça X e não resolveu? Volta a original, caso contrário vai gastar rios trocando tudo e nada resolve.
Não dá pra saber o qual o problema. Não adianta passar o scanner, tem que colocar ele no carro e rodar até falhar. Tenta identificar um motivo pra falha, quando ocorre mais. Só ler erro no scanner não adianta nada, ele certamente diz o que está errado.
Não dá pra saber o qual o problema. Não adianta passar o scanner, tem que colocar ele no carro e rodar até falhar. Tenta identificar um motivo pra falha, quando ocorre mais. Só ler erro no scanner não adianta nada, ele certamente diz o que está errado.
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O mecânico de hoje virou reparador, que tem que entender bem do motor, dos controles eletrônicos do motor e dos instrumentos utilizados para o auxiliar no diagnóstico/reparo.
O que nem tem um scaner...foge desse cara....o que tem ao menos o scaner, já deve ter tido cursos para utilizá-lo, mas nem sempre é um profissional 100%...já os que tem scaner e osciloscópio...esse cara tem muito mais probabilidade de ser melhor que todos, já que tem que saber muito ou gostar muito pra operar um instrumento desses e entender o que ele pode apresentar de informação útil na análise do problema.
Muitos reparadores ficam práticos na maioria dos problemas, usando o scaner para comprovar ou dar um auxílio no reparo, mas quando o problema não é óbvio e nada acrescenta usar o scaner...babou...vai ficar trocando peças até uma hora acertar...mas só pode te cobrar pela troca do que resolveu.
Se na sua região não tiver um reparador que seja bem indicado e bem estruturado, o melhor é recorrer a uma concessionária e só pagar quando o problema da fato for resolvido, pois os caras recebem cursos da fábrica, tem todos os instrumentos necessários, a gaveta cheia de peças para trocar e analisar quantas vezes precisar...o problema é o preço que cobram.
O que nem tem um scaner...foge desse cara....o que tem ao menos o scaner, já deve ter tido cursos para utilizá-lo, mas nem sempre é um profissional 100%...já os que tem scaner e osciloscópio...esse cara tem muito mais probabilidade de ser melhor que todos, já que tem que saber muito ou gostar muito pra operar um instrumento desses e entender o que ele pode apresentar de informação útil na análise do problema.
Muitos reparadores ficam práticos na maioria dos problemas, usando o scaner para comprovar ou dar um auxílio no reparo, mas quando o problema não é óbvio e nada acrescenta usar o scaner...babou...vai ficar trocando peças até uma hora acertar...mas só pode te cobrar pela troca do que resolveu.
Se na sua região não tiver um reparador que seja bem indicado e bem estruturado, o melhor é recorrer a uma concessionária e só pagar quando o problema da fato for resolvido, pois os caras recebem cursos da fábrica, tem todos os instrumentos necessários, a gaveta cheia de peças para trocar e analisar quantas vezes precisar...o problema é o preço que cobram.
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Ok pessoal, irei seguir as dicas... Se Deus qzr quando eu resolver, coloco a solução aqui.
Obrigado!!!
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Bom dia Pessoal.
É com grande alegria que informo a vcs que o problema do corsinha foi resolvido
Bom há 2 semanas eu na curiosidade com meu "coroa" tirei fora a TBI, desmontei ela por completa e fiz uma limpeza geral, inclusive no bico injetor... utilizei Car80, gasolina aditivada, água e detergente neutro, coloquei de volta tudo certinho e segui o conselho do colega Bange, de repor as peças originais... Então quando funcionei o carro e acelerei, já se percebia uma melhora... Daí fui dar uma volta para testar e o carro não desligou e nem aumentou a aceleração como antes
Mesmo assim, ainda não estava com a certeza absoluta, por isso não falei aqui... rodando essas dias com o corsinha, ele não desceu mais a aceleração ao ponto de desligar, porém deu algumas subidas na aceleração, então coloquei o sensor de borboleta(TPS) novo, o que estava no corsinha tava meio sofrido e quando coloquei o novo, parou com esse problema também, enfim o problema de aceleração até agora ta ok!
Agradeço a todos que ajudaram, muito obrigado
É com grande alegria que informo a vcs que o problema do corsinha foi resolvido
Bom há 2 semanas eu na curiosidade com meu "coroa" tirei fora a TBI, desmontei ela por completa e fiz uma limpeza geral, inclusive no bico injetor... utilizei Car80, gasolina aditivada, água e detergente neutro, coloquei de volta tudo certinho e segui o conselho do colega Bange, de repor as peças originais... Então quando funcionei o carro e acelerei, já se percebia uma melhora... Daí fui dar uma volta para testar e o carro não desligou e nem aumentou a aceleração como antes
Mesmo assim, ainda não estava com a certeza absoluta, por isso não falei aqui... rodando essas dias com o corsinha, ele não desceu mais a aceleração ao ponto de desligar, porém deu algumas subidas na aceleração, então coloquei o sensor de borboleta(TPS) novo, o que estava no corsinha tava meio sofrido e quando coloquei o novo, parou com esse problema também, enfim o problema de aceleração até agora ta ok!
Agradeço a todos que ajudaram, muito obrigado
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Adilson, bom que resolveu...a coisa então era uma boa limpeza no TBI e troca do sensor de posição da borboleta (TPS).
Valeu pelo retorno!
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