[DICA] - Guia Completo da Manutenção Preventiva

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
wiler
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Domingo 29 2014f Junho 2014 10:40:11 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DICA] - Guia Completo da Manutenção Preventiva

Mensagem por wiler »

Pessoal,

como não encontrei nenhum tópico aqui no grupo parecido com esse aqui: http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... opic=82953, resolvi criá-lo.

Meu corsa classic vai completar 9 anos e apesar de ser muito zeloso com ele e de pesquisar muito na internet, sempre senti falta de um guia de manutenção preventiva mais "completo".

Dêem suas dicas que eu vou atualizando aqui!

Vamos começar pelo recomendado pela própria chevrolet http://www.chevrolet.com.br/classic/manutencao.html

Observação1: a quilometragem da troca do óleo de motor deve ser feito de acordo com o tipo, e no máximo com 6 meses. Achei falha a informação do site.
Observação2: O líquido de arrefecimento e o seu aditivo devem ser trocados de acordo com a sua durabilidade.. Tem de 1, 2, 5 anos..

10.000km (ou 1 ano)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

20.000km (ou 2 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Fluido de freio
Filtro de limpeza do condicionador de ar ou do sistema de ventilação (elemento filtrante)
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

30.000km (ou 3 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Velas de ignição
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

40.000km (ou 4 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Fluido de freio
Filtro de limpeza do condicionador de ar ou do sistema de ventilação (elemento filtrante)
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

50.000km (ou 5 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Correia dentada da distribuição
Tensionador correia distribuição
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

60.000km (ou 6 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Fluido de freio
Filtro de limpeza do condicionador de ar ou do sistema de ventilação (elemento filtrante)
Velas de ignição
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

70.000km (ou 7 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

80.000km (ou 8 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Fluido de freio
Filtro de limpeza do condicionador de ar ou do sistema de ventilação (elemento filtrante)
Pré-filtro de combustível (pescador da bomba de combustível) - Pré Filtro de Combustível do Bobal Tanque
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

90.000km (ou 9 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Velas de ignição
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor

100.000km (ou 10 anos)
Filtro de combustível (externo ao tanque)
Fluido de freio
Filtro de limpeza do condicionador de ar ou do sistema de ventilação (elemento filtrante)
Correia dentada da distribuição
Tensionador correia distribuição
Filtro do Arcondicionado
Óleo do motor



Agora vou colocar as peças que eu precisei trocar além dessas:

22.000km (3 anos)
Batente superior e inferior do amortecedor
pastilhas de freio

27.000km (4 anos)
conector de alavanca (conector CJ-ALAV CONT) (ou adaptador do triambulador)

31.500km (4,5 anos)
Núcleo evaporador do arcondicionado

32.000 km (5 anos)
Amortecedores dianteiros
Kit com Coifa batente amortecedores dianteiros
Cilindos freio rodas traseiras
Retentores rodas traseiras

34.500 km (5,7 anos)
conector de alavanca (conector CJ-ALAV CONT) (ou adaptador do triambulador)

41.500 km (6 anos)
Bomba da trava elétrica esquerda traseira

45.000 km (6,5 anos)
coifa lado esquerdo - aproveitei para trocar as duas

50.000 km (7 anos)
compressor arcondicionado

54.500 km (7,5 anos)
batedor e coifa dianteiros

59.500 km (8 anos)
Rolamento e coletor da ventoinha (eletroventilador)


E vcs, o que trocaram que não estava programado pela chevrolet?
wiler
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Domingo 29 2014f Junho 2014 10:40:11 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wiler »

Ah, ia me esquecendo:

com 55.800 (7,5 anos) ele apresentou ferrugem na lataria embaixo da bateria, o que ocasionou infiltração dentro do carro. Foi difícil descobrir de onde vinha essa infiltração, toda vez que chovia entrava água dentro do carro!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Uns detalhes rápidos que percebi.

10.000 km é muito tempo pra trocar óleo, em geral é 5000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro, ainda mais pra uso severo, que é o caso de quem usa o carro dentro da cidade pra se deslocar. Isso consta no manual. O ideal é sempre filtro de óleo junto. Fala-se em 6 meses porque se você trocar o óleo e rodar só 100 km o óleo oxida e perde propriedades da mesma forma, ou seja, usou uma vez ele começa a perder eficiência.

A cada 3 anos a troca da bateria, algumas duram mais e são mais caras, outras duram menos, mas o fato é que 3 anos é o tempo, justamente pra evitar ficar na mão, vazamentos e curtos que podem até queimar a central do carro.

Se não me engano, junto com a correia dentada deve-se trocar a correia de acessórios.

O aditivo depende mesmo. Depende se está na proporção correta e o tipo, na embalagem deles diz se é pra um ano, 2, 3 ou 5 anos. O original é pra 5 anos. E funciona, meu carro foi até os 5 anos com aditivo original e estava limpo e ainda dentro da concentração correta (termodensimetro), isso depende também de não ter tido vazamentos.

Segundo o manua a cada 60.000 km tem os cabos de vela também.

Amortecedores e freios depende do uso, quem passa freando ou muito rápido em lombada por exemplo ferra mais a suspensão, quem encosta em meio fio também. O ideal seria reduzir, solta o freio e passar na lombada.

No meu Corsa que usava 90% em rodovias com 50.000 km os amortecedores ainda estavam em 80% da carga, tem equipamento que mede isso, e nunca foi feito nada em suspensão, buchas todas boas, provavelmente por não ficar lavando em lavacar com solupan.

Pneus tendem a durar cerca de 40.000 km até 50.000 km. Ainda que não carecas chegam perto do twi e na chuva já são imprestáveis. Além de que pneu também resseca.

Também como informação, fui trocar as pastilhas do meu só com 50.000 km e ainda dava um pouco mais, mas já que estava olhando e já tinha comprado o kit novo tratei de trocar. Não sou do tipo que fica freando brusco mas essa durabilidade deve ser por conta de só rodar em rodovia, você anda lá 100 km e freia meia boca 1 vez, na cidade é toda esquina.

50.000 km tem o filtro de combustível interno ao tanque também. Pré-filtro.

Senti falta da troca do filtro de ar do motor a cada 10.000 km na sua tabela.
São sempre 4 filtros, ar do motor, óleo, combustível e ar condicionado.
wiler
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Domingo 29 2014f Junho 2014 10:40:11 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wiler »

awaked,

muito obrigado pelas suas considerações!! Todas muito relevantes!! Em breve eu devo atualizar meu post original!!

Só uma retificação no meu texto original, aos 45.000 km (6,5 anos) eu troquei foi a junta hermocinética, uma delas estava "furada" e poucos meses depois a do outra lado apresentou o mesmo problema.

O filtro de ar do motor que eu quis dizer é o "Filtro de limpeza do condicionador de ar ou do sistema de ventilação (elemento filtrante) ", vou fazer essa retificação! No manual do meu classic 2007 recomenda-se trocar a cada 20.000 km ou 2 anos.

A questão da bateria foi muito bem lembrada! Geralmente elas duram por volta de 3 anos mesmo, ótima sugestão!

Os pneus dependem do indicador da "durabilidade" ou T.W.I - Trade Wear Indicator, ou somente Trade Wear, que varia de 60 até 680, além do modo de condução do carro, obviamente. Um pneu com Tradewear 200 significa que durará o dobro que o de 100, em mesmas condições de uso. Eu comprei um pneu da pirelli e mesmo com rodízios, balanceamento e alinhamento períodicos, ele não durou nem 30.000 km, salvo engano o treadwear dele era 280.

Eu vi mais de um comentário de necessidade de troca da sonda lambda por volta dos 50.000 km no site carrosnaweb.com.br. Vou verificar a minha na próxima revisão.

Valeeeeuu!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A sonda e catalisador depende da manutenção, se foi sempre feita corretamente eles duram bastante. Se houve deficiência na queima, normalmente falha nos prazos de troca, aí acaba comprometendo sonda e catalisador.
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

geralmente no manual vem uma tabela completa com todo o plano de manutenc`ao.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Denrrou, vem sim! Mas lá não cita troca de óleo do câmbio, bateria... enfim, é meio básico.

Aliás, troquem óleo do câmbio com 100.000 km ou 10 anos. Isso não é eterno. Se pode troque antes, eu troquei com 50.000 km. Acreditem, faz diferença.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ah, claro... fluído da DH tem que trocar também, não consta no manual mas ele fica podre com o tempo. Com 40.000 km troquei pq já estava bem contaminado, tem foto no meu tópico do estado dele.
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Eles mandam completar, mas eu também sempre achei estranho e troco assim que acho necessário. O da DH é mais fácil acompanhar em casa mesmo o estado, o da caixa é um pouco mais complicado mas basta ter bom senso e não acreditar em coisas sem fundamento.

Só não sei se a tabela de manutencão de todos os corsa é a mesma, o valor pelo menos é diferente no site, considerando as mesmas km, por exemplo entre um classic e um corsa c.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Denrrou, tem pequenas diferenças.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”