[DÚVIDA] - COMO TIRAR A BOMBA D'AGUA?

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vitor.de.camargo
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[DÚVIDA] - COMO TIRAR A BOMBA D'AGUA?

Mensagem por vitor.de.camargo »

Galera desmontei tudo, serviço em casa msm to deixando o motor no ponto, mais nao sei um jeito de travar o motor pra retirar as polias do comando e do girabrequim para troca da bomba d'agua alguem poderia me ajudar, ela esta pingando e preciso troca-la ja to no meio do caminho so nao consigo soltar a polia do girabrequim e do comando de valvulas pois o motor gira junto, falaram pra mim colocar uma chave de fenda no volante do motor para travar mais nao sei onde e como enfiar essa chave de fenda no volante do motor

OBRIGADO


Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Amigo,

Não sei se alguém tem outro jeito de fazer isso, mas vamos lá.

Para tirar a polia do comando de válvulas, você posiciona uma chave alen em um dos parafusos que prendem a capa de plástico que fica atrás. E com cuidado, vá forçando com uma chave de estria, se não me engano, 15 mil., o parafuso central da polia. Mas é apenas para calçar a polia. Não fique dando trancos com a polia ali, pois pode quebrar a orelha onde ficam presos os parafusos da capa, ou danificar os parafusos.

Já a parte de baixo, caso o seu motor já tenha a chamada roda fônica, que nada mais é que o sensor de detonação e a polia dentada, coloque a ponta de uma chave de fendas e um dos dentes, e procure travar a polia com segurança. Não calce a chave no suporte, e nem no sensor de detonação, para não danificar os mesmos. Como meu carro tinha ar e DH, eu sempre arrumava um jeito de calçar a chave pela parte da frente do motor. Cuidado para não deixar a chave escapulir e machucar alguém, a si próprio. Pra isso, seria bom ter duas pessoas, pois uma segura a chave de fenda para travar a polia, outra afrouxa a polia do eixo ( Não adianta engrenar o carro, pois o motor irá rodar nas molas do disco de embreagem, e com as rodas, ou apenas uma no alto, não rola). Isso também pode ser feito pelo volante do motor. Ao lado do mini cárter de óleo da caixa, existe uma outra tampa, em forma de uma meia lua, onde, soltando-a (é presa por parafusos), os dentes do volante do motor, onde atua o motor de partida, ficam aparentes, e aí você poderá colocar a ponta da chave de fenda nos dentes, e girar o motor até que a chave prenda na caixa, e trave o motor. Também dá pra soltar por ali.

O que vai exigir maior atenção é na hora da montagem. para tirar a correia dentada, é aconselhável já deixar o motor no ponto, mesmo porque, vai precisar colocá-lo na hora de montar tudo no lugar. Minha dica é, antes de desmontar, retire a vela do primeiro cilindro, coloque uma chave de fenda e com cuidado para não prender e não danificar nada, gire o motor, ainda com a correia, até o pistão atingir a altura máxima (PMS). Continue girando devagar, e quando sentir que começou a descer. Retorne um pouco e observe as marcações nas polias do comando e vira, e da engrenagem da correia dentada. Tenha especial atenção e cuidado com a chaveta da polia do vira. A polia e a engrenagem, só entram em uma posição.

Depois de ter montado tudo, e com a correia no lugar, certo de que o motor estiver no ponto certo, pode fazer a verificação de segurança, de dar duas viradas de 360º no motor, para ter certeza de que não está atropelando válvulas. Se, por acaso algo travar, desmonte tudo, retire a correia e refaça o ponto. Jamais ligue o motor fora do ponto. falando assim fica bem longo, mas fazendo e bem mais facil...


Eric GL 1.4 95
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Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

E se não tiver segurança no que estiver fazendo, para evitar um prejuízo grande, aí e levar na oficina mesmo.


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