[DÚVIDA] - motor corsa funciona quadrado

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Jose_Carlos
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - motor corsa funciona quadrado

Mensagempor Jose_Carlos » Sábado 18th 2015f Abril 2015 09:43:44 AM

Ola pessoal,

Tenho um corsa wind 96 1.0 8V MPFI que ao ligar na partida ate funciona legal, mais sabe aquela hora que você para o carro por exemplo num semafaro e vai arrancar e morre o motor e imediatamente voltar a dar a partida para que os outros não buzinem, quando acontece comigo, o motor do meu carro fica quadrado, parece que dirigo com o freio literalmente puxado, e segue a lista do que já fiz pra tentar resolver isso:

Troca da bomba de combustível
Troca regulador de pressão
Troca do filtro de combustível
Limpado corpo de borboleta
Verificado pressão na linha de combustível, esta OK
Não foi trocado o rele de combustível
Em todas as partidas tanto a frio e a quente da partida normalmente

O que sera que pode ser ?

SemControle
:: Moderador ::

Mensagempor SemControle » Sábado 18th 2015f Abril 2015 12:21:01 PM

Morre sozinho como inicio do problema, ou vc da uma erradinha volta a funcionar ruim assim?

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Daniel Wiesel
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagempor Daniel Wiesel » Sábado 18th 2015f Abril 2015 08:03:16 PM

Isso me fez lembra um carro de um cliente que me deu trabalho
tinha partida que o motor andava sem problemas ,mas tinha vez que ele funcionava e parecia estar "atrasado" sem força " afogado "
com o scanner notei que o ponto do motor travava em 10 graus quando aparecia o defeito,
depois de verificar roda fonica, sincronismo, sensores e diabo a 4 achei o defeito
Solução : mal contato do chip da central retirei limpei com limpa contato e defeito resolvido

Jose_Carlos

Mensagempor Jose_Carlos » Sábado 18th 2015f Abril 2015 10:30:55 PM

Ola SemControle,
É assim, tipo assim, hoje aconteceu um fato que ao chegar num cruzamento parei o carro pra seguir em frente e ao arrancar com o carro tirei o pé da embreagem muito rápido e o motor havia morrido, e logo em seguida religuei o motor e adivinha " motor funcionando quadrado" tipo afogado, sem força.

Ola Daniel Wiesel,
É bem assim como você comentou, funciona tipo afogado, sem força, só já verifiquei a central e não tem nenhum pino isolado por ferrugem ou algo semelhante, olhe o que já fiz no carro de manutenção:

Troca correia dentada (motor ficou no ponto motor inferior e superior)
Troca da válvula termostática (a que estava no carro era para 82 graus temperatura, coloquei uma de 92 graus de temperatura)
Limpeza dos bicos injetores (4 bicos)
Troca filtros ou telinha dos 4 bicos injetores
Limpeza do TBI
Troca da bomba combustível
Troca do filtro de combustível
Troca do regulador de pressão
Pressão na linha de combustível (OK)
Troca das velas
Troca dos cabos de velas
Não tem ponto de fuga de corrente elétrica
Verificado com um vacuômetro um teste e foi achado que o motor esta adiantado, tentei acertar com o ponto morto inferior e superior mais não adiantou
Rele da bomba de combustível não troquei ainda
Foi verificado erros/falhas com scanner e não foi achado nada
Todos os pontos de aterramento estão ok

Estou sem entender o que esta acontecendo

Bange
:: Maxx ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagempor Bange » Segunda-feira 20th 2015f Abril 2015 11:05:28 PM

Jose_Carlos,

Existe um probleminha de folga na chaveta da polia do virabrequim, que se traduz em motor funcionando quadrado, sem força, fora do ponto etc...

Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0

Jose_Carlos

Mensagempor Jose_Carlos » Terça-feira 21st 2015f Abril 2015 09:56:30 PM

Ola Bange,

Vi o video que você colocou o link, mais no meu carro não é problema da chaveta do virabrequim e olhe que meu carro é ano 1996, mais é claro que tem uma pequeníssima folga na roda fônica com a polia do virabrequim, mais não chega a pular como no video.

Esqueci de falar que quando troquei a correia dentada troquei também o tensor da correia.

Sou eu mesmo que faço a manutenção do carro

Bange

Mensagempor Bange » Terça-feira 28th 2015f Abril 2015 04:39:21 PM

No vídeo a coisa está bem exagerada, mas qualquer folga que tire o sincronismo do motor, fará o mesmo ficar quadrado...

Ex.: Folga nas chavetas das polias tanto do vira como do comando, tensor da correia não corretamente instalado (dependendo da posição da bomba d'água), deixando a mesma sem tensão em alto giro.

Jose_Carlos

Mensagempor Jose_Carlos » Terça-feira 28th 2015f Abril 2015 08:32:42 PM

Ola Bange
Existe sim uma pequeníssima folga da polia fônica com a polia do virabrequim mais também convenhamos é um carro do ano 1996 imagine o quanto esse motor já giro, a partida tanto motor a frio ou a quente pega de primeira, pressão na linha de combustível é de 2,5 bar, tensor da correia é tensionado automático, bomba d'agua só foi retirada e voltada ao lugar uma só vez para verificar as palhetas e se tinha folga no eixo mais antes de tirar a bomba foi feito uma marca entre a bomba e bloco para voltar na mesma posição, polia do comando não apresenta folga, os 4 bicos injetores pulsando normal, velas novas, cabo de vela trocado a + ou - 5 meses, pois sera que pode ser o eixo do comando de válvulas certo para o motor do carro porque comprei esse carro usado e achei esse eixo do comando de válvulas muito novo para o ano do carro, se caso não for o eixo certo o que pode acarretar no funcionamento do motor ?

Bange

Mensagempor Bange » Quarta-feira 29th 2015f Abril 2015 11:05:04 AM

Zé Carlos, por vc. mexer fica mais fácil de dialogar...
Para as folgas, repare bem que a marcação da tensão da correia (vista no tensionador), deve ficar como no vídeo, se ficar diferente há necessidade de se corrigir com a posição da bomba...não acredite que a posição que estava está correta, pois o carro não é seu desde zero.

Eu não admito folga alguma entre a fônica e a polia ou ambos em relação ao eixo do vira, pois isto refletirá milímetros importantes no PMS ou momentos diferentes da ignição comandada pela fônica.

Como vc. já rodou tudo inerente ao problema, considere a folga que vc. relata como sendo uma boa causa.

VC. relata que foi ferificado com scaner...mas verificado no momento em que o problema ocorre? Se não, pense em utilizar um scaner móvel...que pegue o problema com o carro andando em funcionamento normal...

Quanto ao eixo de comando, uma vez o meu quebrou e quando fui comprar o cara me perguntou qual a letra!?!? Tive que voltar e pegar o velho pra identificar...portanto deve haver diferenças importantes de angulação...mas acho que um problema aí seria constante e não aleatório como vc. relata.

VC. citou que ocorreu em uma parada e arrancada...isto me faz pensar em algo frouxo ou mau conectado, pois nestes momentos o motor se desloca bastante dentro do baú, em relação a carroceria ou até mesmo no próprio motor...ex.: conecções elétricas, aterramento, ou até de entrada de ar falsa no sistema de admissão.

Seu carro tem gás? Tive um problema com o meu que me aumentou os cabelos brancos, mesmo com o sistema desligado, havia um mau contado na fiação relacinada ao sensor MAP, que também deixa o carro quadrado...

VC. está com um pepino legal em mãos, pois os problemas aleatórios são os mais difíceis de se localizar e a recomendação é perseverar, revisar e desconfiar de tudo que já foi feito, inclusive de peças novas.

Voltar para “Manutenção”