Fala galera do Corsa Clube, tudo bem ?
Gostaria que me ajudassem, estou com alguns problemas no meu CORSA hatchback 1.0 2002/2003 71c Gasolina/GNV..
Alguns problemas que apresentou:
- > Subida ele perde totalmente a força. Exemplo, carro na primeira marcha com 5000 rpm- 6000 rpm, e o carro ainda fraco.
- > Nem quando pego embalo na estrada é dificil de chegar a 100km/h.
- > De vez em quando a luz amarela do painel acende durante um deslocamento no GNV.
- > Algumas vezes eu paro o carro em ponto morto e ele cai a RPM e começa a trepidar, parecendo que vai morrer, as vezes morre. Piora com o Ar-condicionado ligado e GNV.
- > Com uma certa freguência o RPM chega a 3000/3500 com o carro parado em porto morto ou seja fica oscilando, tanto para um ALTO RPM quando para um baixo RPM. As vezes do nada ele fica normal como se nada tivesse acontecido.
- > Às vezes apaga o motor quando se pisa na embreagem após reduções de velocidades ou quando coloca em morto morto em descidas ou com o carro no vindo de embalo.
- > Quando o carro morre devido as oscilações, ele não pega novamente de jeito nenhum. Parece que o carro afoga. Tenho que aguardar cerca de 10 à 20 minutos para dar partida novamente. Essas partidas eu preciso dar dois toques no acelerador, pisar na embreagem até o final e ligar o carro direto. Tenho que evitar ligar o carro esperando a bomba injetar combustível.
[DÚVIDA] - CORSA HATCH, fraco & RPM oscilando
- Dgs.gonçalves
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Isso acontece com qual combustível?
Veja se quando roda na gasolina, o sistema de GNV não está injetando um pouco de combustível, do mesmo modo que rodando no GNV, se os bicos não estão injetando combustível.
Esses problemas parecem mistura rica demais.
Confira tb as velas, pois no GNV elas são mais exigidas. Tanto é que o GAP delas é menor e costumam ser trocadas com mais frequência.
Confira tb a leitura da sonda quando rodando na gasolina.
Por fim, veja que erro está gravado na central de IE, através do código lampejante. Tem uns tutos que ensinam a obter esse código em casa.
Veja se quando roda na gasolina, o sistema de GNV não está injetando um pouco de combustível, do mesmo modo que rodando no GNV, se os bicos não estão injetando combustível.
Esses problemas parecem mistura rica demais.
Confira tb as velas, pois no GNV elas são mais exigidas. Tanto é que o GAP delas é menor e costumam ser trocadas com mais frequência.
Confira tb a leitura da sonda quando rodando na gasolina.
Por fim, veja que erro está gravado na central de IE, através do código lampejante. Tem uns tutos que ensinam a obter esse código em casa.
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José, isso acontece com os dois combustíveis.
O que eu posso fazer para testar é o seguinte, vou acabar com o GNV todo do meu carro e rodar somente na gasolina essa semana e vê se o problema persiste, pois achei que está gastando bastante gasolina mesmo eu usando o GNV.
Vou levar no mecânico para ele conferir as velas, porém já troquei cabos de vela/filtro de oleo/filtro de ar...
"Confira tb a leitura da sonda quando rodando na gasolina. "
Como faço a conferência ? só com o mecânico ?
Assim que possível vou fazer o teste do código lampejante, parece simples a verificação, já pesquisei na internet os tutoriais e vídeos.
Se alguém tiver mais ideias do que seja, podem postar a vontade.
O que eu posso fazer para testar é o seguinte, vou acabar com o GNV todo do meu carro e rodar somente na gasolina essa semana e vê se o problema persiste, pois achei que está gastando bastante gasolina mesmo eu usando o GNV.
Vou levar no mecânico para ele conferir as velas, porém já troquei cabos de vela/filtro de oleo/filtro de ar...
"Confira tb a leitura da sonda quando rodando na gasolina. "
Como faço a conferência ? só com o mecânico ?
Assim que possível vou fazer o teste do código lampejante, parece simples a verificação, já pesquisei na internet os tutoriais e vídeos.
Se alguém tiver mais ideias do que seja, podem postar a vontade.
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veja com o pessoal da conversao q na verdade a bomba de combustivel deveria ser desligada ao rodar com GNV, pessoal tem uma mania de deixar ligada, e o pessoal q usa o GNV deixa so o cheiro da gasolina, e essa bomba trabalhando assim quase a seco queima por aquecimento....fora qnd tem combustivel q fica trabalhando atoa e desgastado tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
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Para testar a sonda, caso vc tenha alguma habilidade com elétrica, é moleza:
A sonda fica em baixo do motor, mas o chicote dela passa por trás dele. O acesso não é complicado. Ache o chicote e repare que tem 3 fios, dois brancos (certeza) e um preto, se não me engano. desencape um pedacinho desse fio preto e espete a ponta vermelha de um multímetro. A ponta preta do multímetro, vc liga no - da bateria. Selecione a escala de 2000mV DC. Dê a partida no motor e depois de uns 30 segundos, a leitura registrada no multímetro tem que oscilar rapidamente entre 100mV e 900mV. Caso isso não ocorra rapidamente ou esteja fixo em um valor, a sonda está ruim. É hora de troca-la.
Um vídeo para ajudar:
[youtube]hGpsremekmk[/youtube]
A sonda fica em baixo do motor, mas o chicote dela passa por trás dele. O acesso não é complicado. Ache o chicote e repare que tem 3 fios, dois brancos (certeza) e um preto, se não me engano. desencape um pedacinho desse fio preto e espete a ponta vermelha de um multímetro. A ponta preta do multímetro, vc liga no - da bateria. Selecione a escala de 2000mV DC. Dê a partida no motor e depois de uns 30 segundos, a leitura registrada no multímetro tem que oscilar rapidamente entre 100mV e 900mV. Caso isso não ocorra rapidamente ou esteja fixo em um valor, a sonda está ruim. É hora de troca-la.
Um vídeo para ajudar:
[youtube]hGpsremekmk[/youtube]
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se por acaso foi de 1 fio so a sua, sera um cabo roxo, mas é super facil vc identificar, a sonda fica no escapamento, facil de visualizar até....
tenha cuidado de fazer com o motor frio, ou muito cuidado pq tudo é parte quente ai...
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- Dgs.gonçalves
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Então galera, Levei em um mecânico de confiança e ele fez a limpeza do TBI, limpeza de bicos e velas e me cobrou R$ 80
Problemas que foram foi solucionado com essa mexida.
- > Subida ele perde totalmente a força. Exemplo, carro na primeira marcha com 5000 rpm- 6000 rpm, e o carro ainda fraco. Solucionado OK !!!
- > Nem quando pego embalo na estrada é difícil de chegar a 100km/h. Solucionado OK !!!
- > Com uma certa freguência o RPM chega a 3000/3500 com o carro parado em porto morto ou seja fica oscilando, tanto para um ALTO RPM quando para um baixo RPM. As vezes do nada ele fica normal como se nada tivesse acontecido. Solucionado OK !!!
- > Quando o carro morre devido as oscilações, ele não pega novamente de jeito nenhum. Parece que o carro afoga. Tenho que aguardar cerca de 10 à 20 minutos para dar partida novamente. Essas partidas eu preciso dar dois toques no acelerador, pisar na embreagem até o final e ligar o carro direto. Tenho que evitar ligar o carro esperando a bomba injetar combustível. Solucionado OK !!! ( Preciso passar para a Gasolina para ligar o carro com mais facilidade )
- > O Veículo está gastando pouco combustível, tanto no Gás ou na Gasolina.
Algumas coisas que ainda estão aparecendo no veículo.
- > De vez em quando a luz amarela do painel acende durante um deslocamento no GNV.
- > Algumas vezes eu paro o carro em ponto morto e ele cai a RPM e começa a trepidar, parecendo que vai morrer, as vezes morre. Piora com o Ar-condicionado ligado e GNV.
Esses problemas acima parece que acontecem quando eu troco para o GNV e preciso fazer uma parada em algum sinal ou até mesmo engarrafamento em seguida, parece que corta o combustível. Na estrada ele desenvolve bem no GÁS, não tenho problemas.
- > As vezes apaga o motor quando se pisa na embreagem após reduções de velocidades ou quando coloca em morto morto em descidas ou com o carro no vindo de embalo.
- Realizei uma manutenção do KIT GÁS onde fui informado que ao testar a SONDA e ela está OK !
Problemas que foram foi solucionado com essa mexida.
- > Subida ele perde totalmente a força. Exemplo, carro na primeira marcha com 5000 rpm- 6000 rpm, e o carro ainda fraco. Solucionado OK !!!
- > Nem quando pego embalo na estrada é difícil de chegar a 100km/h. Solucionado OK !!!
- > Com uma certa freguência o RPM chega a 3000/3500 com o carro parado em porto morto ou seja fica oscilando, tanto para um ALTO RPM quando para um baixo RPM. As vezes do nada ele fica normal como se nada tivesse acontecido. Solucionado OK !!!
- > Quando o carro morre devido as oscilações, ele não pega novamente de jeito nenhum. Parece que o carro afoga. Tenho que aguardar cerca de 10 à 20 minutos para dar partida novamente. Essas partidas eu preciso dar dois toques no acelerador, pisar na embreagem até o final e ligar o carro direto. Tenho que evitar ligar o carro esperando a bomba injetar combustível. Solucionado OK !!! ( Preciso passar para a Gasolina para ligar o carro com mais facilidade )
- > O Veículo está gastando pouco combustível, tanto no Gás ou na Gasolina.
Algumas coisas que ainda estão aparecendo no veículo.
- > De vez em quando a luz amarela do painel acende durante um deslocamento no GNV.
- > Algumas vezes eu paro o carro em ponto morto e ele cai a RPM e começa a trepidar, parecendo que vai morrer, as vezes morre. Piora com o Ar-condicionado ligado e GNV.
Esses problemas acima parece que acontecem quando eu troco para o GNV e preciso fazer uma parada em algum sinal ou até mesmo engarrafamento em seguida, parece que corta o combustível. Na estrada ele desenvolve bem no GÁS, não tenho problemas.
- > As vezes apaga o motor quando se pisa na embreagem após reduções de velocidades ou quando coloca em morto morto em descidas ou com o carro no vindo de embalo.
- Realizei uma manutenção do KIT GÁS onde fui informado que ao testar a SONDA e ela está OK !
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bom q parece q o q resta de problemas esta ligado ao GNV, pode ser questao de regulagem....
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