[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
guilhermeholtz
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 11 2017f Novembro 2017 05:14:23 PM
Localização: Itararé - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Re: [DÚVIDA] - CONSUMO somente aqui (serão trancados os outros tópicos)

Mensagem por guilhermeholtz »

guilhermeholtz escreveu:Corsa saiu da revisão de 120000 km na quinta.
Velas ok, TBI limpo, reparo na borboleta, troca do retentor da bomba de óleo, e nada mais.
O mecânico elogiou bastante o carro.
Vamos ver o consumo daqui pra frente.
Olá pessoal!

Na cidade, o Corsa tá fazendo entre 7,5 km/l e 8,5 km/l. :(

Resolvi, então, fazer um teste na estrada.

Hoje completei o tanque e fiz um bate-e-volta até uma cidade vizinha, apenas eu no veículo. Rodei 103,6 km com 5,96 litros, resultando em uma média de 17,38 km/l.

Na estrada, nessa média, está excelente!

Já na cidade, ....... :(


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Aiton escreveu:Fala galera,

Sou novo aqui no fórum. Tenho um hatch 1.4 econoflex.
Em 2005 tive uma montana sport 1.8 e ela fazia 5.5 no alcool com pé no porão na estrada.
O Corsinha na mão da minha mulher que anda mais devagar que uma lesma, ta fazendo 6 no etanol. Andei uns dias e comigo também.
O ponteiro da temperatura nao chega ao centro. Mas o carro roda sem falhar, já troquei o sensor de temp de água, troquei a termostática e e andando normal nao chega ainda o centro. Se exigir muito do carro, o ponteiro sobre e a ventoinha liga e esfria até descer a um pouco mais que um quarto.
Isso é normal? O alto consumo está relacionado? Qual seria o consumo ideal para meu carro?
Nao chega no meio esses corsas mais novos, a temp esta ok
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

guilhermeholtz escreveu: Olá pessoal!

Na cidade, o Corsa tá fazendo entre 7,5 km/l e 8,5 km/l. :(

Resolvi, então, fazer um teste na estrada.

Hoje completei o tanque e fiz um bate-e-volta até uma cidade vizinha, apenas eu no veículo. Rodei 103,6 km com 5,96 litros, resultando em uma média de 17,38 km/l.

Na estrada, nessa média, está excelente!

Já na cidade, ....... :(
É uma marca espantosa!! Mas penso que deveria fazer mais medidas, pois a diferença cidade/estrada é de 131,73%, quando o normal fica em torno de 30 a 35%...faça mais medidas, retornando ao mesmo posto/bomba/posição do carro...e encha sempre parando no automático.


Leh Souza
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 16 2018f Janeiro 2018 12:29:20 PM
Localização: Charqueadas - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por Leh Souza »

Ola pessoal, meu corsan sedan premium 1.4 é 2007/2008 esta com quase 97.000km e indo pra praia fiz 376km com meio tanque. É normal?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Meio tanque é impreciso...vc tem que encher na saída e no retorno, pra saber quantos litros gastou...e sempre parando no automático da bomba...anota a kilometragem total e aí se faz a conta.


guilhermeholtz
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 11 2017f Novembro 2017 05:14:23 PM
Localização: Itararé - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por guilhermeholtz »

Bange escreveu:
guilhermeholtz escreveu:É uma marca espantosa!! Mas penso que deveria fazer mais medidas, pois a diferença cidade/estrada é de 131,73%, quando o normal fica em torno de 30 a 35%...faça mais medidas, retornando ao mesmo posto/bomba/posição do carro...e encha sempre parando no automático.
Sim, sempre abasteço no mesmo posto, de preferência na mesma bomba ou na vizinha, e na mesma posição do carro.

Ah, até a primeira travada da bomba.


guilhermeholtz
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 11 2017f Novembro 2017 05:14:23 PM
Localização: Itararé - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por guilhermeholtz »

Um detalhe que tinha esquecido de comentar: o meu Sentra CVT, no álcool, faz por volta de 3,8 km/l na cidade. Já na estrada, carro com 4 pessoas, carregado, e ar-condicionado ligado em praticamente todos os 720 km, fez média de 8,5 km/l.
Uma regra de 3 simples (claro que isso não é regra geral), entre os consumos do Sentra e do Corsa, considerando 8 km/l pelo Corsa na cidade, daria um consumo rodoviário de 17,89 km/l. Não tão fora dos 17,38 km/l que consegui de média.
Onde quero chegar? Não seria mais uma questão de "cidade" do que de algum problema de consumo?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

:roll: Consumo é tão complexo quanto arrefecimento...
A primeira coisa é o sincronismo do motor...depois vem:
Qualidade da centelha (velas)
Estanqueidade/resposta dos bicos
Filtro de ar
Controle MAP/MAF (sensor)
Sonda lâmbda
Qualidade do combustível...

Qualquer diferença nos parâmetros acima, tem um peso significativo quando no para/anda da cidade...mas na estrada a velocidade é praticamente constante e giro alto, não faz tanta diferença pois os bicos não aumentam a furação....como o ar é aspirado de acordo com a RPM, também o volume não cresce...ou seja, chega-se a um ponto onde tudo fica no limite favorável e não sendo algo grave e constante, tipo motor muito fora de ponto, a relação cidade/estrada fica grande.
Tem também o modo de dirigir, que influencia muito mais no para e anda da cidade do que em marcha constante de uma estrada.
Mas eu entendi o q vc diz da relação de carros diferentes...diferentes mas com o mesmo motorista...não seria o pé direito pesado e a pressa de chegar não? :roll:


guilhermeholtz
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 11 2017f Novembro 2017 05:14:23 PM
Localização: Itararé - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por guilhermeholtz »

Bange escreveu:...não seria o pé direito pesado e a pressa de chegar não? :roll:
Antes fosse... :)

Na cidade eu procuro dirigir da maneira mais leve possível. :D


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

guilhermeholtz escreveu: Na cidade, o Corsa tá fazendo entre 7,5 km/l e 8,5 km/l. :(

Resolvi, então, fazer um teste na estrada.

Hoje completei o tanque e fiz um bate-e-volta até uma cidade vizinha, apenas eu no veículo. Rodei 103,6 km com 5,96 litros, resultando em uma média de 17,38 km/l.

Na estrada, nessa média, está excelente!

Já na cidade, ....... :(
Eu lembro quando estava com consumo alto uma vez usei um aditivo da STP chamado "Fuel Injection Cleaner". Depois que usei as médias voltaram aos patamares do motor EFI 1.0.

Já deu uma revisada no bico injetor? Se está tudo ok. Como disse antes, era para fazer uma média de 10 km/l pelo menos.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”