[DÚVIDA] - carro um pouco fraco quando esquenta.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4089
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 06:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O uso do pirômetro ou infravermelho (ou qualquer outro instrumento), terá sempre uma medida relativa, ou seja, nunca será a mesma, pois a medição está ocorrendo em ponto e situação diferente da do sensor próprio.
Lembre-se também de que sempre existem tolerâncias (% para mais e/ou para menos - vide a temperatura da VT).
Um teste simples pode ser feito em cada cilindro... basta colocar cada um em PMS perfeito e injetar ar a 100PSI de pressão (pelo lugar da vela)... o ideal é não ter escape algum, mas admite-se até 20% de perda... mais que isso irá requerer manutenção:
1- se vazar pelo escape e/ou admissão, é assentamento de válvula gasto ou carbonização travando o fechamento.
2- se vazar para baixo dos cilindros, a causa são os anéis erradamente fasados ou necessidade de retífica de cilindro.
Este teste requer travamento do volante do motor no momento de PMS de cada cilindro, assim como um compressor com manômetro.



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26134
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vou apostando meus 2 cents em algo no cabeçote....
justamente qnd se mede a compressão do motor, ele esta frio na condição de funcionamento correto, com o aquecimento, vem a dilatação e o problema surge.....
tudo q vc fizer de avaliação com o motor frio vai apresentar valores ok
a descrição do problema só passa essa impressão de parte dos gases q deveriam ir pro escap estarem voltando pra admissão...nem mesmo com turbo se chega nisso, tem calculos estimados q o pessoal usa, q se admite o ar na admissao em torno de 60C


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

Logo lá no início, eu tinha falado que fiz o teste de vazão e pressão, mas foram com o motor quente. Estava dentro da tolerância de 20%. Isso é que está me deixando já maluco, quando comprei ele, verifiquei indícios de ter sido mexido o motor e não encontrei, mas ele sempre andou super bem, até eu me impressionei com o desempenho dele com o ar ligado, não sentia perda nenhuma em relação a andar sem o ar, mas eu vou fazer uma coisa, eu vou fazer novamente o ajuste de sincronismo desse motor,as eu tenho um jeito de fazer pra ficar as duas marcas exatamente iguais, vou procurar fazer e volto com os resultados



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26134
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vazao e pressao de bomba é uma coisa.....e deve ser testada quente mesmo, assim como outras coisas.....
compressao do motor se mede com motor frio....justamente qnd funciona bem....o aquecimento do motor q traz o problema.....

confere bem o enquadramento...poderia ate ser um opcao a queima acontecendo com as valvulas de admissao abertas alem do normal.......


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Aliseu
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Terça-feira 20 2020f Outubro 2020 08:32:18 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Aliseu »

Sem controle, peço desculpas, mas eu só vou discordar de você em uma coisa.... A compressão do motor se mede com o motor quente, pois nesse momento, todo o motor vai estar com suas menores folgas devido a dilatação térmica. Com o motor frio, não vai ter influência nas válvulas, mas vai ter influência nos aneis e no pistão devido as folgas estarem maiores.



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26134
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja teria medido em pelo menos 3 oportunidades isso ai pra ver o q tem de diferente.....
q algo de errado tem pra não se notar ar ligado como diz tem, ate mesmo ar adaptado, apenas o peso do compressor ja muda o comportamento
eu vou te falar q ta escapando algo das câmaras de volta pra admissão sim, pq em algum lugar acho q vi vc falar sobre a pressão do ar apresentar valores diferentes, já é um forte indicador
se tivesse algum sensor pós borboleta igual de ar dos antigos, q vc pudesse tirar pra tentar notar fumaça do escap saindo ai, ou monitorar a pressão se volta ao normal...

ajustes nas motos, eu faço na infinita maioria com motor frio mesmo....no máximo funcionando 1 2 min, ate mesmo medir a compressão do motor, em casos mais misteriosos chego a medir em 3 momentos, sao muito pouco os casos de medir compressão desses motores, qnd chegam com folga chegam parecendo o carro da fumaça da dengue kkkkkk...


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26134
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Aliseu escreveu:
Domingo 25 2020f Outubro 2020 05:39:31 PM
A VT realmente marca 85° de funcionamento. Tinha comprado uma da Iguaçu, mas medindo com o pirômetro, não chegava nem a 70 ° em movimento, aí comprei uma original na css e marca 85° em movimento, medidos com o pirômetro. O map está acusando 350/360 mBar, enquanto eu andei no classic do meu irmão e no do meu amigo (ambos 2012) e eles acusavam 330/340mbar. Desconfio que meu motor por ter um vácuo um pouco menor que os outros dois, já pode ter algum desgaste na sede de válvula e na hora do cruzamento das mesmas, por já ter esse pequeno desgaste, pode estar influenciando na temperatura do coletor e no sensor propriamente dito, já que ele é após a borboleta. Tinha testado agora a tarde o sensor do carro do meu irmão e nada mudou. Preciso pensar mais um pouco e fazer mais uns testes... Cheguei a pensar até na atualização de central, mas como o é o sensor que capta uma informação x e manda para o módulo, descartei a possibilidade de ser atualização. Mas bom... Vou continuar nos testes e ver o que pode ser.

Na questão das verificações, vamos lá: já passei limpa contato em tudo semanas atrás,
aqui, achei....
entenda, seu motor é aspirado, ele não vai chegar ao ponto de criar vácuo tão sensível sugando o ar (ainda mais se tiver o mesmo volume cubico dos outros motores comparados, ele suga o mesmo volume) q esta em todo lugar exercendo pressão sobre tudo, só vai gerar algum vácuo sensível num curto espaço de tempo antes de apagar, se vc conseguir lacrar toda e qq entrada de ar.....mas assim acaba o ar pra queima......

sua pressão no coletor esta maior, pq algo esta empurrando ar nele, vc tem q achar de onde vem esse ar, e pelo q diz da temperatura desse ar medido no conjunto do sensor, esse ar quente de algum lugar de dentro do motor deve estar vindo....
se seu scanner fizer a leitura dos sensores e atuadores com o motor parado, apenas no pós chave, verifique desse momento de pressão para motor desligado se não acontece o salto no valor da pressão....
vai dar trabalho verificar tudo isso, pq a pressão em si é pouca, ja a temperatura do ar é q mata....mas um esta ligado com o outro


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Responder

Voltar para “Manutenção”