[DÚVIDA] - carro um pouco fraco quando esquenta.

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Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, vamos rever alguns conceitos...
A VT tem abertura com 92 +- 2°C (entre 90 e 94°C), logo essa temperatura de 85°C, não é temperatura operacional de trabalho. Sempre gosto de lembrar de que o scaner não é um termômetro... ele mostra o que a ECU está lendo/recebendo do sensor... o motor, após ligar a ventoinha em velocidade baixa (com +- 95°C), raríssimamente vai baixar a menos de 90°C.
A temperatura do ACT, é uma função direta do ar externo... nenhuma relação há com a temperatura do motor. Lembro de que isto é válido para motores originais, com captação do ar lá na frente... com esses filtros esportivos, a coisa muda, pois o ar que entra é o do baú do motor, que já tem um aquecimento maior.
O sincronismo mecânico é visto com o motor frio (motor em funcionamento a coisa é alterada por rotação e/ou pelo ACT).
Peça nova não é garantia de que funcione corretamente, tem que aferir caso se desconfie...
Nesse tópico eu falo um pouco sobre o arrefecimento e dicas... viewtopic.php?f=92&t=111714

Há duas coisas que me intrigam nas suas informações...
Temperatura do ACT - vc mencionou 74°C... em situação normal e com o sensor antes da borboleta (meu caso), essa temperatura jamais seria alcançada, salvo se o ar externo estivesse na casa dos 90°C, o que é praticamente impossível... esta leitura deve ficar muito próxima da temperatura ambiente (25 a 30°C) ou até algum valor mais baixo, devido a velocidade do ar admitido no ponto da leitura... não vejo razão para ser muito diferente disso para os casos em que o sensor está após a borboleta.

Temperatura do motor - partindo do motor frio (ou com temperatura ambiente), a VT permanece fechada até que sua temperatura seja atingida ( 92 +- 2°C), daí ela abre e permite a circulação do líquido de modo a arrefecer o motor...se a temperatura baixar de 90°C, ela se fecha e a temperatura do líquido que está dentro do motor volta a subir e o ciclo se repete... logo a temperatura citada por vc de 85°C, só ocorre quando o motor está aquecendo (partindo de frio). Mesmo que em clima frio e/ou velocidade constante de estrada, a temperatura nunca será menor que 90°C... isto em situação normal de funcionamento...

Confirmadas essas suas leituras, vejo algumas opções:
1 - Defeito em ambos os sensores - pouco provável, pois o do ACT é tipo PTC e o da temperatura do motor é NTC.
2 - Mau contato/oxidação em conetores, incluindo o da ECU... provável...
3 - Aterramento do motor e/ou da ECU... provável...

... tem que medir e ir eliminando as prováveis causas... não acredite nem em seus olhes e nem em peças novas....



Aliseu
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Mensagem por Aliseu »

A VT realmente marca 85° de funcionamento. Tinha comprado uma da Iguaçu, mas medindo com o pirômetro, não chegava nem a 70 ° em movimento, aí comprei uma original na css e marca 85° em movimento, medidos com o pirômetro. O map está acusando 350/360 mBar, enquanto eu andei no classic do meu irmão e no do meu amigo (ambos 2012) e eles acusavam 330/340mbar. Desconfio que meu motor por ter um vácuo um pouco menor que os outros dois, já pode ter algum desgaste na sede de válvula e na hora do cruzamento das mesmas, por já ter esse pequeno desgaste, pode estar influenciando na temperatura do coletor e no sensor propriamente dito, já que ele é após a borboleta. Tinha testado agora a tarde o sensor do carro do meu irmão e nada mudou. Preciso pensar mais um pouco e fazer mais uns testes... Cheguei a pensar até na atualização de central, mas como o é o sensor que capta uma informação x e manda para o módulo, descartei a possibilidade de ser atualização. Mas bom... Vou continuar nos testes e ver o que pode ser.

Na questão das verificações, vamos lá: já passei limpa contato em tudo semanas atrás,



Aliseu
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Mensagem por Aliseu »

Continuando.... Testei o sensor do carro do meu irmão e nada mudou, no classic do meu irmão, e nítida a diferença de força entre 1200/1500 rpm. No meu carro, até ele parado, a rotação sobe mais devagar quando o motor esta na temperatura de trabalho e se pisa fundo e com o motor frio, você pisa no acelerador e ele responde na hora. Eu vou fazer mais algumas análises. Tentar colocar a cabeça pra trabalhar aqui e ver o que pode estar acontecendo



Bange
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Mensagem por Bange »

Nem sempre o limpa contatos retira oxidação...muitas vezes é necessário uma ação mecânica de raspagem da superfície de contato...
Quanto a VT, salvo se o seu motor é de uma série muito especial, todas as VT's da linha Corsa, tem a mesma temperatura 92 +- 2°C, ou seja, entre 90 e 94°C, é a faixa de trabalho da VT.
Se na VT estiver escrito outro valor, creio que não é para seu motor...



SemControle
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Mensagem por SemControle »

aquela velha cara de válvula presa, q quente o motor falha a ponto de morrer ainda não é.....
mas as válvulas de admissão podem não estar vedando corretamente ou o ponto fora deixando parte do calor das queimas voltar pra admissão, mesmo qnd frio a compressão do motor estando ok


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Bange
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Mensagem por Bange »

Concordo, é uma possibilidade, e devido ao sensor ACT ficar pós borboleta, pegaria esse calor...mas segundo ele, a compressão foi testada OK.



Aliseu
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Mensagem por Aliseu »

Foi justamente o que tinha falado em mensagens anteriores. Alguma pequena falha de vedação das válvulas... É o que eu estava começando a desconfiar. E a minha válvula é a de 92+-2 e eu já comprei uma genuína, mas se eu deixar a ventoinha ligada direto(ar ligado) eu medindo na mangueira, a água fica nos 85° quando era pra ela estar pelo menos a 90° que é o ponto de fechamento da válvula. Com uma válvula Iguaçu que tinha colocado antes, a água ficava na casa dos 70° com o ar ligado(ventoinha ligada direto) não sei porque duas válvulas que eu coloquei, não marca a temperatura certa. Mas eu já estava desconfiando de vedação de válvulas e vocês agora deram uma clareada na minha mente.



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