[DÚVIDA] - Pq o carro não liga com a mangueira de ar conectada na caixa de filtro?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Re: [DÚVIDA] - Pq o carro não liga com a mangueira de ar conectada na caixa de filtro?

Mensagem por Du Japa »

Bange escreveu:O que descrevi não é resset da ECU, mas deve dar o mesmo resultado...
Ah sim, me expressei mal...fiz o procedimento que vc falou
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Du Japa »

Resolvido sem gastar nada.
O mecanico apenas colocou um pedaço de mangueira nova no lugar do "cotovelo" de borracha que une a mangueira que estava desconectada ao canister, pois a minha tinha uma pequena fissura em uma das pontas. Deu lartida e esperou uns 3 min pro sensor do coletor fazer a leitura correta, sem entrada de ar falsa.
E pronto, voltou td ao normal, sem oscilar aceleração e sem morrer ao ligar o ac.
Ou seja, basta conectar a mangueira, dar partida e aguardar.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ficou muito confusa e sem sentido a solução...
Problema: ao conectar a mangueira o motor fica quadrado e morre com AC.
Solução: troca da mangueira!!

Pergunta: qual a diferença entre não conectar a mangueira rasgada e conectá-la, já que de uma forma ou de outra não funcionaria corretamente?

Algum detalhe se perdeu no meio do caminho ou o mecânico fez algo que não disse.

O sistema canister não funciona em ML, logo ele tem que estar vedado, não aspirado, não sugado pela admissão....
Em motores antigos ele funciona a partir de uma determinada rotação (ou pressão negativa), que abre uma válvula e os gases são aspirados pela admissão...em motores novos, tal válvula foi substituída por uma solenoide comandada pela ECU, mas também com uma rotação bem superior a ML.
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Du Japa »

Não foi a mangueira que foi trocada, apenas aquela borracha em forma de L que conecta a mangueira no canister (como se fosse o adaptador da mangueira).
Com essa peça rasgada entrava ar, o que dava um excesso de ar no sistema, por isso o sensor não fazia a leitura correta.
E como eu disse, ao conectar a mangueira SEM NENHUMA ENTRADA DE AR FALSA, COMO A BORRACHA RASGADA DEIXAVA ENTRAR, é só dar partida, manter um pouco acelerado (para o motor não "morrer") e o sensor faz a leitura com a quantidade de ar que o sistema irá funcionar com a mangueira conectada.
Eu estava ao lado do mecanico, foi coisa de 10 min e resolvemos o problema.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Amigo, ainda assim está confuso...
Mangueira é mangueira, seja ela de plástico ou de borracha, fina ou grossa...o canister fica entre o para-lamas e o para-barro...qualquer mangueira desconectada alí, não fará a menor diferença para a performance do motor, interferirá apenas no funcionamento correto da queima dos vapores do tanque de combustível.
Há necessidade de especificar melhor e ecatamente que mangueiras estavam desconectadas ou rasgadas...e outra coisa...que sensor é este que fica no coletor?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Du Japa escreveu:Não foi a mangueira que foi trocada, apenas aquela borracha em forma de L que conecta a mangueira no canister (como se fosse o adaptador da mangueira).
Com essa peça rasgada entrava ar, o que dava um excesso de ar no sistema, por isso o sensor não fazia a leitura correta.
E como eu disse, ao conectar a mangueira SEM NENHUMA ENTRADA DE AR FALSA, COMO A BORRACHA RASGADA DEIXAVA ENTRAR, é só dar partida, manter um pouco acelerado (para o motor não "morrer") e o sensor faz a leitura com a quantidade de ar que o sistema irá funcionar com a mangueira conectada.
Eu estava ao lado do mecanico, foi coisa de 10 min e resolvemos o problema.
estamos na era da injeção eletrônica, onde ela gerencia 100% o funcionamento, vc não precisa ligar o motor, puxar afogador pra aquecer um pouco antes de sair andando......se precisa qq interferência pra manter em funcionamento o motor, algo esta errado....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Du Japa »

Desculpem, não sei como explicar melhor. A malhor maneira de resolver isso é levando num mecânico de confiança. E no meu corsa, um maxx 1.8 2005 o canister não fica no paralamas, ele fica fixado na caixa do filtro de ar.
Enfim, um bom mecânico resolverá esse problema "sem confusão".
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Du Japa, o objetivo e' esclarecer...tem como tirar e postar uma foto desse seu canister?

Passamos e discutimos informações que ajudam aos amigos a resolver problemas, tirar duvidas, ate para não serem iludidos por mecânicos, pois muitos percebem a falta de conhecimento e falam abobrinhas...mexem numa coisa e falam que foi outra...ate mesmo para encobrir erros que cometeram...
Du Japa
:: ST ::
Mensagens: 985
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:28:08 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por Du Japa »

Vou tentar explicar através dessas fotos:
Circulado em amarelo é onde o canister fica fixado, atrás da caixa do filtro de ar
Circulado em vermelho é onde o mecânico me mostrou que seria o sensor (não sei se tem um sensor lá e muito menos do que seria ele)

Imagem

Essa mostra o canister na mesma posição que ele fica no motor, e o círculo vermelho mostra onde encaixa a mangueira que no meu carro estava desconectada

Imagem

Essa é apenas ilustrativa, para mostrar o "cotovelo adaptador" que eu disse que estava rachado em uma das pontas e o mecânico trocou por uma mangueira da mesma espessura, para poder fixar a mangueira que estava desconectada ao canister

Imagem

O que eu entendi que aconteceu: como a mangueira ficou desconectada alguns dias, ficou com entrada de ar falsa no sistema, o que fez algum sensor se adaptar para manter o motor ligado. Ao reconectar a mangueira, esse sensor não conseguiu de imediato fazer a leitura da quantidade de ar no sistema, por esse motivo deixamos o motor ligado por uns 2 ou 3 minutos, para que o sensor fizesse a leitura correta e voltasse ao normal.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, agora alguma luz surgiu...

Circulado em amarelo, não é o cânister e sim a válvula dele...que é um solenoide comandado pela ECU.
Circulado em vermelho, nada tem a ver com o cânister...o componente é o sensor MAP.

As mangueiras que se conectam a válvua (entre ela e a admissão), e ao MAP, influenciam diretamente no comportamento do motor, caso estejam desconectadas ou rachadas...em ML (marcha lenta), ocorrerá uma entrada falsa de ar, não permitindo a correção pelo atuador da ML, podendo dificultar também a partida e o funcionamento do AC. Fora da ML e quanto maior for a RPM, estas entradas falsas menos afetarão o funcionamento do motor, mas a do MAP irá causar um aumento no consumo de combustível.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”