[DÚVIDA] - Quais as Relações do Câmbio F17 Wide Ratio?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Uso uma SPA250, com caixa .63(sem comentários...rs)
Os dois respiros juntei em um Y e liguei na aspiração da turbina junto com a válvula de espirro dos turbo originais.
O escape sai pro lado do passageiro.
Coloquei um deslocador de filtro de óleo da Turba Anhanguera, e também tive que por uma ventuinha que sopre pela frente do radiador, Saida de escape em 2,5" com curvas prontas e do motor pra trás em 3".
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS
Amauri.ctba
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 18 2014f Agosto 2014 09:12:03 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Amauri.ctba »

cas escreveu:Uso uma SPA250, com caixa .63(sem comentários...rs)
Os dois respiros juntei em um Y e liguei na aspiração da turbina junto com a válvula de espirro dos turbo originais.
O escape sai pro lado do passageiro.
Coloquei um deslocador de filtro de óleo da Turba Anhanguera, e também tive que por uma ventuinha que sopre pela frente do radiador, Saida de escape em 2,5" com curvas prontas e do motor pra trás em 3".
Tudo isso mais Meg e ignição (CM Racing?), que máquina, deve ter um desempenho absurdo, parabéns! Já mediu tempo de 0-100km/h, 0-200km/h, ou 0 a 402m?

Não vejo a hora de turbinar meu 1.0.
cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Calma não é bem assim, ando com 0,6bar, medo do câmbio(já é o terceiro), também não tenho biela forjada, um dia ponho aí ando com 1,2-1,5bar, mas muito contente com o resultado meu carro faz 7 na cidade e 10 na estrada, andando normal(meu normal...hehehe)

Quando montei e a turbina subia pressão até 1,2bar, fazia 6.0s 0-100, 22s 0-200 e em Saltinho-SP fiz 9,5s nos 201m com 0,8bar sem suspensão nenhuma(qdo acelerava via o céu...rs).

Mas com esse 0,6bar, levei civic SI, range rover evoque das novas, mercedes 1,6t, um dia levo no dino pra medir, mas prefiro o dino de rua...hehehe

Já viajei 1000km 15horas direto, sem problema nenhum e fazendo média 10, com a familia dentro e carregado, manutenção só o básico, óleo e filtros e etc. Óleo HX5 15W50, não tenho nada a reclamar 4 anos turbinado.

Amigo nosso tinha um hatch 1.0 mpfi 0,8bar MEG, andava bem demais o carrinho.

Monta o seu, gaste com uma boa turbina, escape descente, nada de curvas amassadas, um bom acerto e vai se apaixonar, com uma válvula sem espirro não chama muita atenção e pega vários desprevinidos...rs

Quando montei...
https://www.youtube.com/watch?v=JiavzkbhUHI

https://www.youtube.com/watch?v=M6GecF5gTPA
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS
Amauri.ctba
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 18 2014f Agosto 2014 09:12:03 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Amauri.ctba »

cas escreveu:Calma não é bem assim, ando com 0,6bar, medo do câmbio(já é o terceiro), também não tenho biela forjada, um dia ponho aí ando com 1,2-1,5bar, mas muito contente com o resultado meu carro faz 7 na cidade e 10 na estrada, andando normal(meu normal...hehehe)

Quando montei e a turbina subia pressão até 1,2bar, fazia 6.0s 0-100, 22s 0-200 e em Saltinho-SP fiz 9,5s nos 201m com 0,8bar sem suspensão nenhuma(qdo acelerava via o céu...rs).

Mas com esse 0,6bar, levei civic SI, range rover evoque das novas, mercedes 1,6t, um dia levo no dino pra medir, mas prefiro o dino de rua...hehehe

Já viajei 1000km 15horas direto, sem problema nenhum e fazendo média 10, com a familia dentro e carregado, manutenção só o básico, óleo e filtros e etc. Óleo HX5 15W50, não tenho nada a reclamar 4 anos turbinado.

Amigo nosso tinha um hatch 1.0 mpfi 0,8bar MEG, andava bem demais o carrinho.

Monta o seu, gaste com uma boa turbina, escape descente, nada de curvas amassadas, um bom acerto e vai se apaixonar, com uma válvula sem espirro não chama muita atenção e pega vários desprevinidos...rs

Quando montei...
https://www.youtube.com/watch?v=JiavzkbhUHI

https://www.youtube.com/watch?v=M6GecF5gTPA
Então ta explicado pq vc entende de câmbio...

Então, to pensando em usar turbina Master Power R343 e o gerenciador Race Tech.
Mas por enquanto estou vendo como legalizar o turbo. Está difícil, pois o Detran-PR não simpatiza com turbo. Estou de cara com isso. Mandei e-mail para o Denatran, estou aguardando resposta.
cas
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Sábado 31 2010f Julho 2010 03:35:25 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cas »

Esquece esse negócio de legalizar no PR, teria que sair no doc veiculo turbinado e sai só modificado e é aí que fica a brecha pros homi da lei encher o saco, país do c*****o.

Sobre a Master estão com mapas e facilitam, Eu iria de R383, álcool... essa R343 pra 120hp no máximo pequena demais.

sobre gerenciador, não preciso nem comentar prefiro o do CaraMaluco, faisketor, as pedras da lua, aerolitos me dão muitas alegrias.
Há quem fique satisfeito com hpi, tem os que gostam de xip, os que gostam de programavel, os que gostam de suplementar, eu prefiro com um bom controle de ponto e suplementar, meu carro em qualquer pressão tem pelo menos 10°C a menos de temperatura em relação ao ambiente.
Mas vai de cada um, assim como alguns são viados, dizem que dar é bom, cada um cada um. O que tem que prevalecer é respeito.
Corsa Classic 1.6 T MEG+CDI PLUS
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Amauri.ctba escreveu:
SemControle escreveu:F17
Primeira: 3,73:1
Segunda: 1,96:1
Terceira: 1,32:1
Quarta: 0,95:1
Quinta: 0,76:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 3,94:1
Muito obrigado, amigo!
Cansei de pesquisar isso e não encontrei.
Calculei no Excel a velocidade em cada marcha, baseado nessas relações, a 6000rpm:
1ª.-43
2ª.-82
3ª.-122
4ª.-170
5ª.-212
Achei muito alta essas velocidades para um 1.0. Será que está certo?
A 3000rpm:
1ª.-22
2ª.-41
3ª.-61
4ª.-85
5ª.-106
Se estiver certo, a máxima de 150km é alcançada em 4ª. marcha a 5300rpm, e a quinta seria overdrive.
mesmo com o turbo nem sempre tem força no motor pra chegar ao corte da 5º entao nao se apegue a isso, fora as perdas......
meu painel ficou na casa dos 250km/h por muito tempo e o giro travado chegando nos 7K, e nao cortou......ta certo q o painel é mais ladrao q os politicos, mas de qq forma chegou na maxima q o cambio permitia com suas perdas, e faltava forca pra ir alem....isso q virava com 1,5 de pressao na epoca, se vc fizer todo acerto pra vir potencia so la proximo do corte, vc acaba tendo um carro morto em baixas e medias....
se ta pensando em investir tanto no 1.0 esperando virar algo de outro mundo, vc consegue montar a cadeira eletrica e se matar facilmente, ate original, mas nao vai ficar tao endemoniado como imagina....sera outro carro, mas sera o mesmo 1.0 até q a turbina comece a fazer vento....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Amauri.ctba
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 18 2014f Agosto 2014 09:12:03 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Amauri.ctba »

Eu me enganei. Meu Corsa usa o câmbio F17 Close Ratio, e não o Wide Ratio como eu pensava.
Tirei uma foto do adesivo colado na caixa de câmbio. Ele diz: F17M CR 4,31, ou seja, F17 Minus (como o colega já havia dito) Close Ratio, relação do diferencial de 4,31:1.
Imagem
Amauri.ctba
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Segunda-feira 18 2014f Agosto 2014 09:12:03 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Amauri.ctba »

Link da foto corrigido:
Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”