Galera, sou Vinícius tenho um modelo Wind EFI 1994, modelo 1995 como faço quase todos os dias, procurando sobre informação sobre o carro achei o site Motorpasion com algumas informações sobre historia e motor.
Fiquei em duvida quanto ao código do motor EFI de 1994.
"O motor que equipa o carrinho em seus primeiros anos é derivado do motor C12LE alemão da Familia I de motores da Opel. Nos modelos 94/95 e nos primeiros modelos do ano de 1996 pode-se perceber com muita clareza este detalhe, pois esta estampado no bloco do motor a numeração “1.2”. O modelo teve o cursos do virabrequim reduzido para poder receber o benefício físcal que o governo dava a veículos com essa capacidade cubica."
Fonte: http://www.motorpasion.com.br/hatch/gui ... -1994-2002
O meu carro realmente tem estampado no bloco o “1.2”, procurei sobre esse C12LE, achei muito pouca informação.
Aí no próprio site achei essa outra informação:
"Pode-se estranhar um motor 1.0 com código H, utilizado para motores com performance alta, em um motor que equipa carros populares, porém este motor é derivado do antigo C10LZ que equipava o Corsa 1.0 EFI com 50 cv."
Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... rolet-opel
Eu tinha pesquisado antes mais não me lembro onde, que o motor EFI se parece com o C12NZ que segundo o link seria o código do 1.2 alemão 4 cilindros a gasolina!
Uma informação parecida no wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Opel_Corsa
Vocês sabem me dizer qual motor derivou o EFI 1.0 Brasileiro? Qual é o código?
Desculpe me se postei no lugar errado.
Obrigado!
[DÚVIDA] - Motor EFI
- Vinicius do Carmo
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O próprio texto fala. É o motor 1.2 com vira menor. Se vc achar o vira original 1.2 pode colocar no seu carro sem maiores problemas.
Acontece que naquela época, o único motor 1000 que a GM tinha era o do Chevette Júnior. Não daria certo colocar esse motor num lançamento tão grande como foi o Corsa, daí fizeram a "gambiarra" com o motor alemão.
O VHCE é derivado deste motor 1.2 com vira menor.
Acontece que naquela época, o único motor 1000 que a GM tinha era o do Chevette Júnior. Não daria certo colocar esse motor num lançamento tão grande como foi o Corsa, daí fizeram a "gambiarra" com o motor alemão.
O VHCE é derivado deste motor 1.2 com vira menor.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Derivado não significa que é o mesmo motor, pode usar o mesmo bloco pelo código, de resto pode ter até pistão/biela com cursos bem diferentes.
- Vinicius do Carmo
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Entendi só fiquei confuso, por exemplo:
Segundo o padrão ABBCCDE
O motor Chevrolet X10YFH que equipa o Chevrolet Corsa C, Chevrolet Classic e Chevrolet Celta.
X – Atende a norma EC 91/441/EEC (stage 2)
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
Y – Possui taxa de compressão maior ou igual a 11.5:1
F - É um motor multiponto Flex
H – É um motor de alta performance
o Corsa B seria então C10NZ
C – Atende a norma EC 91/441/EEC
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
N – Possui taxa de compressão 9.0:1 a 9.5:1
Z - É um motor Injeção Monoponto (EFI)
Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... rolet-opel
Segundo o padrão ABBCCDE
O motor Chevrolet X10YFH que equipa o Chevrolet Corsa C, Chevrolet Classic e Chevrolet Celta.
X – Atende a norma EC 91/441/EEC (stage 2)
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
Y – Possui taxa de compressão maior ou igual a 11.5:1
F - É um motor multiponto Flex
H – É um motor de alta performance
o Corsa B seria então C10NZ
C – Atende a norma EC 91/441/EEC
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
N – Possui taxa de compressão 9.0:1 a 9.5:1
Z - É um motor Injeção Monoponto (EFI)
Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... rolet-opel
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