[DÚVIDA] - Motor EFI

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum



Avatar do usuário
Vinicius do Carmo
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Sexta-feira 15th 2013f Fevereiro 2013 07:22:40 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

[DÚVIDA] - Motor EFI

Mensagempor Vinicius do Carmo » Domingo 06th 2014f Julho 2014 10:11:37 AM

Galera, sou Vinícius tenho um modelo Wind EFI 1994, modelo 1995 como faço quase todos os dias, procurando sobre informação sobre o carro achei o site Motorpasion com algumas informações sobre historia e motor.

Fiquei em duvida quanto ao código do motor EFI de 1994.

"O motor que equipa o carrinho em seus primeiros anos é derivado do motor C12LE alemão da Familia I de motores da Opel. Nos modelos 94/95 e nos primeiros modelos do ano de 1996 pode-se perceber com muita clareza este detalhe, pois esta estampado no bloco do motor a numeração “1.2”. O modelo teve o cursos do virabrequim reduzido para poder receber o benefício físcal que o governo dava a veículos com essa capacidade cubica."

Fonte: http://www.motorpasion.com.br/hatch/gui ... -1994-2002

O meu carro realmente tem estampado no bloco o “1.2”, procurei sobre esse C12LE, achei muito pouca informação.

Aí no próprio site achei essa outra informação:

"Pode-se estranhar um motor 1.0 com código H, utilizado para motores com performance alta, em um motor que equipa carros populares, porém este motor é derivado do antigo C10LZ que equipava o Corsa 1.0 EFI com 50 cv."

Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... rolet-opel

Eu tinha pesquisado antes mais não me lembro onde, que o motor EFI se parece com o C12NZ que segundo o link seria o código do 1.2 alemão 4 cilindros a gasolina!

Uma informação parecida no wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Opel_Corsa

Vocês sabem me dizer qual motor derivou o EFI 1.0 Brasileiro? Qual é o código?

Desculpe me se postei no lugar errado.

Obrigado!





Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5907
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Domingo 06th 2014f Julho 2014 03:17:34 PM

O próprio texto fala. É o motor 1.2 com vira menor. Se vc achar o vira original 1.2 pode colocar no seu carro sem maiores problemas.
Acontece que naquela época, o único motor 1000 que a GM tinha era o do Chevette Júnior. Não daria certo colocar esse motor num lançamento tão grande como foi o Corsa, daí fizeram a "gambiarra" com o motor alemão.

O VHCE é derivado deste motor 1.2 com vira menor.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -



Avatar do usuário
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10833
Registrado em: Terça-feira 01st 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagempor awaked » Segunda-feira 07th 2014f Julho 2014 10:24:59 AM

Derivado não significa que é o mesmo motor, pode usar o mesmo bloco pelo código, de resto pode ter até pistão/biela com cursos bem diferentes.





Avatar do usuário
Vinicius do Carmo
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Sexta-feira 15th 2013f Fevereiro 2013 07:22:40 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagempor Vinicius do Carmo » Segunda-feira 07th 2014f Julho 2014 07:27:25 PM

Entendi só fiquei confuso, por exemplo:

Segundo o padrão ABBCCDE

O motor Chevrolet X10YFH que equipa o Chevrolet Corsa C, Chevrolet Classic e Chevrolet Celta.

X – Atende a norma EC 91/441/EEC (stage 2)
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
Y – Possui taxa de compressão maior ou igual a 11.5:1
F - É um motor multiponto Flex
H – É um motor de alta performance

o Corsa B seria então C10NZ

C – Atende a norma EC 91/441/EEC
10 – Possui 1.0 litro de capacidade volumétrica
N – Possui taxa de compressão 9.0:1 a 9.5:1
Z - É um motor Injeção Monoponto (EFI)

Fonte: http://www.motorpasion.com.br/tecnologi ... rolet-opel







Voltar para “Matérias Técnicas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante