[DÚVIDA] - SOBRE LETRA DO COMANDO. COMO SABER?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

na verdade vc ta mudando o enquadramento, o ponto realmente continua o mesmo, ninguem fez nada com ponto pq nao remapearam ou mudaram o sensor de rotacao.....
se enquadrado corretamente resolveu, maravilha.....
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SidneyHimuro
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Mensagem por SidneyHimuro »

pessoal to dando um talento no meu EFI 1.0 será que o comando do 1.6 efi serve no meu? o meu medo é montar e a valvula bater no pistão. Obs.: é só pra sar um mais ou menos na potencia.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

o eskema do distribuidor é diferente, no maximo comando de 1.4EFI, confere isso direito
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luciano vermelho
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Mensagem por luciano vermelho »

aproveitando o topico, tenho um comando de valvulas e nao sei como identificar... ele tem apenas a gravação na ponta que fica atras da bobina escrito P82 alguem sabe dizer se é o comando do corsa 1.4 econoflex/1.8 flex acima de 2006?
Giovanny Perim Ignez
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Mensagem por Giovanny Perim Ignez »

Boa noite senhores.
Hoje pela manha eu fiz uma m..... no meu corsinha."Fui passar uma vela na correia dentada pois a mesma estava muito ruidosa e neste trampo a b.... da vela foi puxada pala engrenagem. Resumindo o motor perdeu o ponto quebrando os balancim e muito provável também empeno as válvulas.
Mas vamos lá já que terei que trocar as peças a cima gostaria de saber qual seria a possibilidade de se por o comando do VHC no meu MPFI.
Teria algum ganho de potencia ?
Teria que fazer alguma adaptação?
Antonio Thomas
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Mensagem por Antonio Thomas »

Bom dia amigos
Sei que já se passaram 6 anos, mais to precisando trocar o comando do meu corsa wind 1.0 mpfi.
Vi que Stanley membro do grupo colocou o comando 1.4 (que é o mesmo 1.6 EFI) no 1.0 mpfi dele em 2009 e gostaria de saber se ele trocou apenas o comando e se foi plug and play.
Outra coisa,
Pelo tempo que ele ficou com o carro, se valeu apena a mudança de eixo do comando de valvulas.

Obrigado :D
Antonio Thomas
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Mensagem por Antonio Thomas »

StAnLeY escreveu:rapaiz do ceu...deu na cabeca d colocar no ponto original d novo...tava muito ruim, o carro ficou soh pra viajar mesmo, soh em alta ele rende..............entaoo, colokei agora no ponto original, resultado? 100%, mesmo o que estava antes de eu trocar o comando....meus primeiros 2 mecanicos, um que adiantou o ponto sem tirar a polia do alt... e o segundo que passo o scanner pra mim pra ver se tinha algo errado, falou que tinha colocado no ponto original para fazer os testes...resumindu, descartei os dois, eu mesmo abri e vi o ponto que estava 1 dente adiantado, sendo que ele disse que estava original...agora...fikei com meu vizinho mecanico mesmo, me ajudou a botar o ponto original....e agora sim o carro ta andandoooo ....soh alegria agora...

abc
Bom dia amigos
Sei que já se passaram 6 anos, mais to precisando trocar o comando do meu corsa wind 1.0 mpfi.
Vi que Stanley membro do grupo colocou o comando 1.4 mpfi (que é o mesmo 1.6 EFI) no 1.0 mpfi dele em 2009 e gostaria de saber se ele trocou apenas o comando e se foi plug and play.
Outra coisa,
Pelo tempo que ele ficou com o carro, se valeu apena a mudança de eixo do comando de valvulas.

Obrigado :D
dkfreitas
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Mensagem por dkfreitas »

Então pessoal. Xo contar minha saga...
Eu tenho um celta (malz mas e igual a Corsa haha) Flexpower 1.0 2005 com coletor 4x1 do marcas, 13 de taxa, só na gasolina aditivada, polia regulável de 4° total, filtro+intake+cabos+cano reto c 1 abafador final somente, suspensão preparada mais firme e mais baixo, rodas de liga "ainda" aro 13 c pneus 175. Um dia tava assando meu carro numa touge run contra um march e um Cielo 1.6 e 1.5 respectivamente, de 2 amigos meus. Do nada o ronco do motor do meu celta fica mais grave e baaah, perdi potência. Pqp. Deu b.o.. ok. Levei pra uma oficina confiável...

Resumo: anéis de pistão dizendo adeus, válvulas do cilindro 1 abandonando o motor e muita carbonização e o pistão travado com a biela no cilindro 1. Tá né, liberei pra fazer o conserto e aí foi feita retifica do cabeçote com leve ângulo (e aí a taxa foi pra 14 e só álcool mais uma polia regulável nova de 12° totais) assentamento, válvulas novas, molas novas, anéis de pistão trocados, bronzinas das bielas trocadas, e aí mais b.o., sonda lambda louca (o fio dela tinha sido alongado por causa do coletor e aí pode ter dado b.o.), comutador da ignição queimado, dosador da bomba n segurando pressão!! Descobriu-se que o comando tava arranhado nas cames (parece ser algo normal de GM oO). Bom. Tudo corrigido e montado só esperando o comando novo. Enfim, pesquisei e pesquisei e podia por um comando original, 1.4 ou do 1.6 (letras G e B respectivamente.) Como os guris são ruim hahahaha, pus o B que e pra "ter ganhos máximos" haushaauhs.

Eis o que aconteceu: tudo pronto vamos testar: carro na arrancada quase morre, se não morre, ou quase nada de potência em baixa, marcha lenta. Ok. Compensei na polia adiantando os 6 graus máximos. Deu uma certa melhorada mas não o suficiente. Ok. Meu carro c essas mods, dava carreta em qualquer 1.0 por mais de 2 carros de diferença, dependendo do motorista dei carreta em alguns 1.4 e andei parelho com um gol e um Voyage 1.8 (mas aí acho que o "piloto" de lá que era fraco).
Agora com o comando do 1.6 letra B, ele ganha de alta, o carro "acorda" a partir de 4k rpm, porém, acredito que a faixa de potência máxima esteja passando dos 7k rpm, e isso e ruim pq as perdas em baixa e média foram MT altas para um pouco de ganho na faixa alta. Então em marcha longa (4 e 5) o carro cresce pra cima dos 2 carros dos amigos (1.6 e 1.5) mas em arrancada e marchas curtas (1, 2 e 3) ele sofre, principalmente na 2 e 3 quando entra a marcha fora da rotação boa de potência (trocas acima de 6500rpm).

Então. Mais testes. Fui pra top speed. Antes, motor original, dava 144km/h. Motor preparadinho dava 155km/h. Motor todo pronto nessa última arrumada deu 165 e chegou 1x a 172km/h. Ótimo. A rotação antes amarrava a partir de 5k rpm, depois começou a amarrar a 5,5k rpm com os mods e nessa última mexida c comando B amarra a 6k porém vai até 6,3k rpm e por nada passa disso, nem no vácuo do march 1.6. como se tivesse um limitador. Ok, bom? Sim, melhor do que já tinha. Mas ontem tirando uma contra um Palio 1.0 55cv todo original, máximo anos 2000, tomei carreta de mais de 2 carros, e quando entrou a 4 marcha comecei a buscar o danado mas já era tarde demais. Alinhou? Arrancou? Perdeu? Benga e benga. :/

Veredicto: comando 1.0 te dá baixa, média e e na alta na top speed faz o carro amarrar a partir das 5k rpm. Quando vai arrancar só tirando o pé da embreagem ele anda, sem nem acelerar. Vou testar com polia adiantando ou atrasando se dá resultado bom, agora que tô c graduação de 12° e as demais modificações quando por o comando do 1.0 (de novo -.-" )
Comando 1.6 no motor 1.0: perde muita de baixa e média, se arrancar só soltando o pedal da embreagem o carro morre. Tem que acelerar. Tem ganho em alta acima de 4,5k rpm, aí atrasei toda a polia nova de 12° (atrasei 6° máximos) o carro não sustenta a lenta, pra arrancar tem que acelerar muito. Resolvi adiantar na polia (6° máximos), deu uma melhorada na arrancada, tem que acelerar mas não tanto, se solta o pé da embreagem o carro morre igual, tem menor perda em baixa e média e a alta ainda aparenta ter ganho.
Top speed: polia atrasada em 6°: 5 marcha não passa de 4k rpm, por nada, não passa. Se n engano 130km/h +-.
Polia adiantada em 6°: 5 marcha cresce até 6k rpm, começa a se amarrar e foi máximo 6300 rpm e por nada passa disso. 172km/h.
Tudo isso agora com 14 de taxa, só álcool, polia de 12°, velas de Iridium, anéis de pistão e bronzinas novas, ângulo de cabeçote melhorado.

O que digo e: não vale a pena por o comando do 1.6 no motor do 1.0, só vai valer a pena se: uma injeção programável para compensar as perdas de baixa e média, uma cx de câmbio mais curta pra cada troca entrar na faixa de potencia e o motor rodando pelo menos 8k rpm, para poder manter o motor girando na faixa de potência desse motor c comando.

O que peço e: se alguém instalou o comando do 1.4 no motor 1.0, que possa relatar, e os testes, para vermos se vale a pena esse comando ou se o original 1.0 ainda e melhor pra motores não sobre alimentados e / ou pouca preparação aspirada como o meu.

Nesse meio tempo vou pesquisar mais do comando 1.4, e a minha tentação e por o 1.4, mas se ficar ruim tbm, aí me fodo totalmente pelos gastos da troca dos comandos fora os 2 comandos com pouco uso parados em casa (pq duvido que consiga vender :'( )
Abraços a todos e vamo que vamo!!
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