SENSOR DE VELOCIDADE - VSS ( Código Lampejo: 24 )

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
Flavioala
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 24 2015f Agosto 2015 04:42:28 PM
Localização: Arapongas - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Flavioala »

Boa tarde! No meu carro estava dando cod. 24; visto que o velocímetro não marcava corretamente e o sensor de velocidade fica no painel; resolvi troca-lo. Com o painel novo tudo funcionando, mas o motor continuava a tremer e as vezes morria nas desacelerações; então fui dar uma olhada na central, limpei tudo e nada; verifiquei em baixo da ignição e vi que não tinha imobilizador e também não tinha aquela peça plastica que envolve o contato de ignição e o chicote com o plug azul estava solto ou seja; provalvelmente a central não estava recebendo sinal de velocidade, isto porque este conector tem nove pinos ou fios; dois deles (fios 6 e 7) são da mesma cor, (azuis com listras vermelhas); enfim de tanto se acabar de pesquisar quase desistindo descobri que tinha de fazer um jumper nos fios 6 e 7, foi o que fiz e resolvi o problema.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Mister 28
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Domingo 10 2016f Janeiro 2016 05:10:15 PM
Localização: Barra Mansa - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mister 28 »

Tive problemas parecidos com o carro morrer ao passar uma lombada , reduzir ,etc .
E era um problema no velocímetro , troquei o cabo e resolveu , ficou zero !
Nanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 19 2016f Julho 2016 08:22:18 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Nanzinho »

Bom Dia Amigos! Estou o seguinte problema, tenho um corsa super 1997, e por uma excelente oportunidade adquiri e instalei a mecânica completa do celta life 2006 flex. Mantivemos a injeção original do corsa, conforme já foi relatado aqui no fórum o carro funciona muito bem, porém estou com o mesmo problema descrito por muitos aqui neste tópico, luz da injeção acessa, código 24 verificado através da lampejante e apagando na lenta. Acontece que minha caixa de marchas do corsa passava o sinal para o painel pelo cabo, e a que instalei do celta é por sensor. Alguém imagina uma solução / adaptação para voltar a passar o sinal de velocidade e sanar este problema?
João
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 08 2017f Janeiro 2017 11:27:26 AM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por João »

Pessoal, é minha primeira postagem aqui. Me desculpem por ressuscitar o tópico, podem me dar o prêmio Pá de Ouro.
Mas fiz isso para adicionar uma informação que acho crucial sobre este assunto e que em todas as pesquisas que fiz aqui no fórum, vi que todos que perguntaram ficaram sem resposta. E agora eu tenho uma resposta sobre isso.

Sobre os sensores de velocidade que ficam junto ao painel, é possível trocá-los separadamente ou tem que trocar o painel inteiro?


Pois bem, meu Corsa (ano 2001, motor 1.6, versão GLS ) há alguns meses começou a acender a luz da injeção de vez em quando. Os sintomas apresentados são:

- Carro às vezes morre em desacelerações, quando estou prestes a parar o carro (na verdade ocorreu isso apenas duas vezes no começo, depois nunca mais aconteceu);
- Carro pipocando em retomadas, todo manco em baixas rotações, dando altos trancos e sem força;
- Carro diminui além do normal a velocidade em freio-motor;
-Recentemente começou a fazer barulho na troca de marchas, tipo uns tranquinhos, mas não sei se tem a ver com o problema.

Ao passar o scanner, o mecânico me diz que foi acusado problema no sensor de velocidade. Este mesmo mecânico (que considero um bom mecânico) me disse que é possível trocar apenas o sensor de velocidade, que não é preciso trocar o painel inteiro. Me indicou uma casa de velocímetros pra fazer o serviço. Ao chegar lá, os técnicos me disseram que não é possível trocar/reparar apenas o sensor, mas que é preciso trocar o painel inteiro. Pra falar a verdade não falaram de outra coisa a não ser trocar o o painel. Não analisaram nenhuma outra possibilidade. Apenas disseram que tem que trocar o painel e ponto final. Em outra casa de velocímetros recebi o mesmo prognóstico.

Ontem resolvi tentar uma terceira casa de velocímetros aqui de Sorocaba, indicação de outro mecânico, e quando ligo lá e explico meu problema...tcharam!, o técnico me diz que é sim possível trocar apenas o sensor de velocidade, e que a peça mais a mão de obra ficam em R$ 150,00 e que leva cerca de uma hora e meia para o serviço ficar pronto.

Fiquei bastante esperançoso com a resposta, pois foi o único técnico que me deu uma resposta diferente e concordou com primeiro mecânico (aquele que passou o scanner e disse que era possível trocar apenas o sensor nas casas de velocímetro).

Se é isso mesmo, não sei, mas vou ficar sabendo logo. Estou indo lá hoje ver isso e depois volto postar os resultados.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, so a troca é possível, mas o valor do serviço em muitos casos se equipara a troca completa do painel....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”