SENSOR DE VELOCIDADE - VSS ( Código Lampejo: 24 )

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
LucasBuzios
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 09 2013f Outubro 2013 10:29:43 AM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LucasBuzios »

Pessoal, eu tive esse problema.... É coisa simples... O sensor de velocidade é uma peça que é acoplada ao velocímetro, pelo menos do meu carro é assim.
O marcador de velocidade não estava funcionando e isso confundia o módulo..
Retirei o cabo de velocímetro do encaixe do motor e retirei o painel.. COISA FÁCIL,mas trabalhosa pq o jeito de pegar a peça de alumínio para tirar o cabo do motor é muito apertado, eu usei um alicate.
O MOTOR TINHA ENGOLIDO O PIÃO.. NÃO DANIFICA EM NADA, APENAS SUBSTITUÍ.
10 CONTO BARATIN. Mas ainda o marcador não estava funcionando.
Imaginei que fosse o cabo arrebentado, mas com a furadeira, ao invés de apertar a broca, prendi o cabo do velocímetro e liguei. Tava rodando...OPA, O CABO NÃO ERA...
Encaixei o cabo no painel e ainda ligado na furadeira e...O PAINEL TAVA AGARRANDO, UMA HORA ELE MARCAVA, OUTRA NÃO.
Bem, a recomendação seria comprar um marcador novo....
Que será o link abaixo:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl= ... CEkQ9QEwBQ

Eu coloquei WD 40 dentro do velocímetro e ficava ligando a furadeira, pq é tudo dentro do painel, marcador de kilômetragem, etc é engrenagem, e eu imaginei que se colocasse óleo dentro dele e voltaria...Chapei de oleo..E FUNCIONOU E TA FUNCIONANDO ATÉ HOJE, 3 MESES JÁ.....

ESSA É A MINHA CONTRIBUIÇÃO...ABRAÇOS CORSEIROS
ArturAK47
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Sábado 10 2013f Agosto 2013 07:47:17 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ArturAK47 »

wandersonherdy escreveu:Sensor de Velocidade do Veículo - VSS


*SEU CORSA MORRE ATOA (desaceleração) E MARCHA LENTA ALTERADA?? ENTAO LEIA ATÉ O FINAL*


Dica - 2

Fique atento com sensores de velocidade montados junto ao painel de instrumentos (sensores ópticos).
Quando o mecanismo que gira o cabo do velocímetro ("pinhão") ou o cabo se rompem, o sensor de velocidade deixa de funcionar, pois é o cabo que o movimenta. Nesse caso podem ser detectados os seguintes sintomas:
- A lâmpada de manutenção do sistema de injeção fica acesa;
- O velocímetro deixa de atuar;
- O motor “morre” em desacelerações;
- A marcha-lenta fica instável
Cara estou com o problema da Dica 2, o que faço para reparar? é só trocar por um novo?

abraço.
fernandogalli
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 23 2015f Fevereiro 2015 01:34:59 PM
Localização: Matão - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandogalli »

Bom dia! Tive o mesmo problema no meu Corsa 1.0 2001 que durou mais de um ano. Era intermitente… Tinha dias que funcionava normal e dias que ao sair da garagem rodava 30 metros já acontecia.
Durante as trocas de marcha percebia a queda brusca de rotação ao pressionar a embreagem e das descidas engrenado o carro quase parava, dando a impressão que não ia combustível para queima.
Era constante a Luz da I.E. ascender durante as falhas.
Na oficina mecânia, detectava uma falha no Sensor de Velocidade. Fizeram todos os testes, trocando sensor, verificando conexões, chicotes etc.
Descontente com a situação resolvi com a ajuda de um amigo fazer uma checagem geral em casa. Aparentemente todas as conexões/sensores em ordem. Resolvemos então abrir o compartimento onde fica acomodada a Central de Injeção (ECU). (Desligamos o Positivo+ da bateria para não correr risco).Ela fica na lateral direita do carro, ao lado dos pés do passageiro, sob uma capa de acabamento plástico, na frente da porta.
Soltamos os 2 plugs de fios que entram na Central e detectamos que alguns pinos dos conectores estavam com Zinabre. Utilizamos uma lixa de unha para dar uma lixada neles e aplicamos bastante Lub nos pinos e nos conectores dos cabos. Além disso, soltamos também outros 2 plugs que ficam ali perto e também apresentavam bastante zinabre. fizemos o mesmo processo, espirrando Lub sem dó neles. Por último, na parte de baixo tem um Relê (quadrado) meio grande. Este foi até difícil de ser removido. Estava totalmente colado de zinabre, até nojento…. demos o mesmo talento nele e lambuzamos de muito lub. Religamos tudo e torcemos muito para que estivesse tudo certo. Dei a partida e deixei em marcha lenta sem acelerar até que a ventoinha fosse acionada (recomendação lida em outros foruns). Rodei com o carro e não apresentou mais o defeito. Já rodei mais de uma semana com ele assim e nem sinal da falha. Aparentemente resolvido.
Flavioala
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 24 2015f Agosto 2015 04:42:28 PM
Localização: Arapongas - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Flavioala »

Boa tarde! No meu carro estava dando cod. 24; visto que o velocímetro não marcava corretamente e o sensor de velocidade fica no painel; resolvi troca-lo. Com o painel novo tudo funcionando, mas o motor continuava a tremer e as vezes morria nas desacelerações; então fui dar uma olhada na central, limpei tudo e nada; verifiquei em baixo da ignição e vi que não tinha imobilizador e também não tinha aquela peça plastica que envolve o contato de ignição e o chicote com o plug azul estava solto ou seja; provalvelmente a central não estava recebendo sinal de velocidade, isto porque este conector tem nove pinos ou fios; dois deles (fios 6 e 7) são da mesma cor, (azuis com listras vermelhas); enfim de tanto se acabar de pesquisar quase desistindo descobri que tinha de fazer um jumper nos fios 6 e 7, foi o que fiz e resolvi o problema.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Mister 28
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Domingo 10 2016f Janeiro 2016 05:10:15 PM
Localização: Barra Mansa - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mister 28 »

Tive problemas parecidos com o carro morrer ao passar uma lombada , reduzir ,etc .
E era um problema no velocímetro , troquei o cabo e resolveu , ficou zero !
Nanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 19 2016f Julho 2016 08:22:18 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Nanzinho »

Bom Dia Amigos! Estou o seguinte problema, tenho um corsa super 1997, e por uma excelente oportunidade adquiri e instalei a mecânica completa do celta life 2006 flex. Mantivemos a injeção original do corsa, conforme já foi relatado aqui no fórum o carro funciona muito bem, porém estou com o mesmo problema descrito por muitos aqui neste tópico, luz da injeção acessa, código 24 verificado através da lampejante e apagando na lenta. Acontece que minha caixa de marchas do corsa passava o sinal para o painel pelo cabo, e a que instalei do celta é por sensor. Alguém imagina uma solução / adaptação para voltar a passar o sinal de velocidade e sanar este problema?
João
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 08 2017f Janeiro 2017 11:27:26 AM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por João »

Pessoal, é minha primeira postagem aqui. Me desculpem por ressuscitar o tópico, podem me dar o prêmio Pá de Ouro.
Mas fiz isso para adicionar uma informação que acho crucial sobre este assunto e que em todas as pesquisas que fiz aqui no fórum, vi que todos que perguntaram ficaram sem resposta. E agora eu tenho uma resposta sobre isso.

Sobre os sensores de velocidade que ficam junto ao painel, é possível trocá-los separadamente ou tem que trocar o painel inteiro?


Pois bem, meu Corsa (ano 2001, motor 1.6, versão GLS ) há alguns meses começou a acender a luz da injeção de vez em quando. Os sintomas apresentados são:

- Carro às vezes morre em desacelerações, quando estou prestes a parar o carro (na verdade ocorreu isso apenas duas vezes no começo, depois nunca mais aconteceu);
- Carro pipocando em retomadas, todo manco em baixas rotações, dando altos trancos e sem força;
- Carro diminui além do normal a velocidade em freio-motor;
-Recentemente começou a fazer barulho na troca de marchas, tipo uns tranquinhos, mas não sei se tem a ver com o problema.

Ao passar o scanner, o mecânico me diz que foi acusado problema no sensor de velocidade. Este mesmo mecânico (que considero um bom mecânico) me disse que é possível trocar apenas o sensor de velocidade, que não é preciso trocar o painel inteiro. Me indicou uma casa de velocímetros pra fazer o serviço. Ao chegar lá, os técnicos me disseram que não é possível trocar/reparar apenas o sensor, mas que é preciso trocar o painel inteiro. Pra falar a verdade não falaram de outra coisa a não ser trocar o o painel. Não analisaram nenhuma outra possibilidade. Apenas disseram que tem que trocar o painel e ponto final. Em outra casa de velocímetros recebi o mesmo prognóstico.

Ontem resolvi tentar uma terceira casa de velocímetros aqui de Sorocaba, indicação de outro mecânico, e quando ligo lá e explico meu problema...tcharam!, o técnico me diz que é sim possível trocar apenas o sensor de velocidade, e que a peça mais a mão de obra ficam em R$ 150,00 e que leva cerca de uma hora e meia para o serviço ficar pronto.

Fiquei bastante esperançoso com a resposta, pois foi o único técnico que me deu uma resposta diferente e concordou com primeiro mecânico (aquele que passou o scanner e disse que era possível trocar apenas o sensor nas casas de velocímetro).

Se é isso mesmo, não sei, mas vou ficar sabendo logo. Estou indo lá hoje ver isso e depois volto postar os resultados.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, so a troca é possível, mas o valor do serviço em muitos casos se equipara a troca completa do painel....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”