SENSOR DE VELOCIDADE - VSS ( Código Lampejo: 24 )

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wandersonherdy
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SENSOR DE VELOCIDADE - VSS ( Código Lampejo: 24 )

Mensagempor wandersonherdy » Quinta-feira 04th 2010f Março 2010 09:38:03 AM

Sensor de Velocidade do Veículo - VSS


*SEU CORSA MORRE ATOA (desaceleração) E MARCHA LENTA ALTERADA?? ENTAO LEIA ATÉ O FINAL*

O sensor de velocidade do veículo - VSS (Vehicle Speed Sensor), pode ser encontrado em três configurações. Acompanhe

No sensor VSS, o sinal gerado é diretamente proporcional à velocidade do veículo. A unidade de comando eletrônico - UCE, utiliza esta informação principalmente para o controle das condições de marcha - lenta e freio-motor.

Os sensores de efeito hall* são alimentados com tensão de bateria. Fornecem à UCE um sinal pulsado cuja amplitude deve ser igual a tensão de alimentação, e a frequência proporcional à velocidade do veículo. Estão comumente instalados no eixo de saída da transmissão, junto ao cabo do velocímetro. O sensor de velocidade tipo hall é o mais comum no mercado nacional, sendo utilizado em veículos como Kadett EFI, Monza efi, Ipanema efi, Gol mi 1.0, Palio 16 v, Escort 16v - Zetec, e outros.

Os sensores de efeito óptico possuem comportamento similar aos de efeito hall. Consistem basicamente de um diodo emissor de luz (LED) e um sensor óptico (fototransistor) separados por um disco giratório com janelas. Toda vez que as janelas permitem que a luz procedente do LED seja refletida no sensor óptico é enviado sinal (pulso) à UCE. Estes sensores são encontrados, por exemplo, na família CORSA e no Omega 2.2 (com painel analógico - comum). Estão normalmente instalados junto ao painel de instrumentos e são acionados pelo cabo do velocímetro.
Os sensores magnéticos* ou de relutância variável não necessitam de alimentação elétrica. Seu sinal é gerado por indução eletromagnética devido a interação entre o sensor e a roda dentada (fônica). São aplicados em veículos como S10 /Blazer 2.2 EFI e 4.3 V6.

A descrição detalhada do princípio de funcionamento dos sensores hall e magnético

Dica - 1

No corsa, verifique se este sensor nao esta sujo (óleo/graxa/areia), era o meu caso o sensor estava completamente sujo e o carro ficava com a lenta alterada e morria em desaceleração (ex: quando vai reduzir para passar em um quebra-molas ele morre ou o motor trepida, e as vezes acende a lampada de Ignição no painel)...
**TROQUEI ATÉ O ATUADOR DA LENTA MAS O CARRO MORRIA MESMO ASSIM...**

Verifique a correta instalação e aplicação dos sensores de velocidade tipo hall (sensores aplicados nos veículos kadett efi, monza efi e ipanema efi).
Como o fio negativo (terra) do VSS é ligado na carcaça do alternador (somente nos veículos Kadett EFI, Monza EFI e Ipanema EFI) é muito comum que este fio seja esquecido desligado ou seja ligado junto ao positivo do alternador. Quando isso acontece, o sensor deixa de atuar. Nesse caso a UCE registra o código 24 em sua memória e o veículo apresenta marcha-lenta irregular e "morre"em desacelerações.

Por isso, verifique sempre se o aterramento do VSS está corretamente posicionado.
Além disso, na necessidade de substituição desse sensor, verifique se o sensor novo é realmente aplicado ao veículo em teste. Existem sensores idênticos com aplicação distinta (o que muda é o números de pulsos elétricos por volta).
Tabela de aplicação dos sensores de velocidade dos veículos Kadett EFI, Monza EFI, Ipanema EFI.


Dica - 2

Fique atento com sensores de velocidade montados junto ao painel de instrumentos (sensores ópticos).
Quando o mecanismo que gira o cabo do velocímetro ("pinhão") ou o cabo se rompem, o sensor de velocidade deixa de funcionar, pois é o cabo que o movimenta. Nesse caso podem ser detectados os seguintes sintomas:
- A lâmpada de manutenção do sistema de injeção fica acesa;
- O velocímetro deixa de atuar;
- O motor “morre” em desacelerações;
- A marcha-lenta fica instável


ESPERO TER AJUDADO TODOS OS MEUS AMIGOS "CORSEIROS"

OBRIGADO!
WANDERSON HERDY


Wanderson Herdy



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Lucas/RS
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Mensagempor Lucas/RS » Quinta-feira 04th 2010f Março 2010 06:47:49 PM

Tudo beleza ?

Cara, no meu Corsa (MPFI 1996) é um sensor tipo Hall. Acho que grande parte dos Corsa B é hall.


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Mensagempor SemControle » Sexta-feira 05th 2010f Março 2010 02:24:54 AM

nos corsas B sao dentro do painel
um sensor hall é o de rotacao na roda fonica no esquema 60-2


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wandersonherdy
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Mensagempor wandersonherdy » Sexta-feira 05th 2010f Março 2010 12:01:38 PM

O SENSOR DE VELOCIDADE (ROTAÇÃO) A QUAL ESTOU FALANDO É EXTERNO, POR TRAS DA RODA DO CARONA...

VIRE O VOLANTE TODO PARA O LADO DO CARONA, E OLHE POR TRAS DA RODA DIANTEIRA DO CARONA, ESTE SENSOR ESTA INTERLIGADO AO SISTEMA DA RODA DENTADA (fônica), BEM FACIL DE LOCALIZAR... (SEU PLUG DE ENCAIXE ESTA FIXADO NA TAMPA DE VALVULAS, SÓ SEGUIR O CABO)...

NORMALMENTE ESTA BEM SUJO DEVIDO SUA LOCALIZAÇÃO, USE UM PANO PARA A LIMPEZA DO SENSOR, INSIRA O PANO ENTRE O SENSOR E A ENGRENAGEM CIRCULAR DENTADA

TENHO ATE FOTOS MAS NAO SEI ANEXA-LAS AKI...

APOS A LIMPEZA A CENTRAL MUDA TOTALMENTE SE "COMPORTAMENTO", O CARRO FICA COM UMA ROTAÇAO MAIOR, O ATUADOR DA LENTA FICA MAIS "ESPERTO"... O ACELERADOR MAIS SENSIVEL AO TOQUE DO PÉ...
(REPARE NO CONTAGIRO OU PELO OUVIDO MESMO, JA QUE O CARRO É SEU VC VAI SABER O BARULHO DO MOTOR),...

AJUDA ATE NO AR-CONDICIONADO, POIS DEPENDE DA ROTAÇÃO DO MOTOR...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Wanderson Herdy



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Mensagempor SemControle » Sábado 06th 2010f Março 2010 09:38:19 AM

mas esse nao é sensor de velocidade, é o sensor de rotacao, é um sensor critico, sua distancia é de extrema exatidao pro comportamento correto do carro, até o seu cabo é blindado pra nao receber interferencias


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Mensagempor wandersonherdy » Sexta-feira 12th 2010f Março 2010 06:01:11 PM

o que é esquema 60-2 ???


Wanderson Herdy



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Mensagempor SemControle » Quarta-feira 17th 2010f Março 2010 10:50:10 AM

a roda fonica teria 60 dentes, mas ai nao teria como saber onde esta o PMS de determinado cilindro, ai 2 dentes seguidos nao tem, ela é desdentada em 2 dentes seguidos por isso 60-2 e é essa marcacao q indica o PMS de determinado cilindro q nao me recordo qual


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Mensagempor Hcenachi » Quarta-feira 07th 2010f Abril 2010 01:29:45 PM

Valeu Wanderson .... peguei uma carona no problema do colega aí e meu corsa tava morrendo pq o velocimetro estava falhando... fui a mecanica e apos teste tiv que trocar a engrenagem que fica dentro da caixa. Apos isso o velocimetro voltou a funcionar e o carro ficou zero.

obrigado.

Hélio C de almeida





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Mensagempor Vander da Costa Silva » Sexta-feira 17th 2010f Setembro 2010 08:47:01 AM

[quote="wandersonherdy"]O SENSOR DE VELOCIDADE (ROTAÇÃO) A QUAL ESTOU FALANDO É EXTERNO, POR TRAS DA RODA DO CARONA...

VIRE O VOLANTE TODO PARA O LADO DO CARONA, E OLHE POR TRAS DA RODA DIANTEIRA DO CARONA, ESTE SENSOR ESTA INTERLIGADO AO SISTEMA DA RODA DENTADA (fônica), BEM FACIL DE LOCALIZAR... (SEU PLUG DE ENCAIXE ESTA FIXADO NA TAMPA DE VALVULAS, SÓ SEGUIR O CABO)...

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Manda essas fotos que você tem pro meu e-mail vander@sarah.br, meu carro tá com o mesmo problema, não lcoalizei esse sensor, ahco que só pelas fotos.....





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Mensagempor SemControle » Sexta-feira 17th 2010f Setembro 2010 11:38:12 AM

Vander da Costa Silva escreveu:
Manda essas fotos que você tem pro meu e-mail vander@sarah.br, meu carro tá com o mesmo problema, não lcoalizei esse sensor, ahco que só pelas fotos.....

nao faca nada sem saber o q ta fazendo com esse sensor, é delicado, e seu posicionamento é preciso, tenho minhas duvidas qnt a problema nele, sensor de rotacao danificado o carro nem liga
fica ao redor da roda fonica, se ja teve dificuldade de localizar, nem tente qq coisa, pode passar a nao ligar o carro mais


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