Códigos para Substituição de bicos injetores.

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alcineu
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Códigos para Substituição de bicos injetores.

Mensagem por alcineu » Segunda-feira 18 2010f Janeiro 2010 05:26:56 PM

Pessoal vou postar isso aqui, mas, antes de executarem isso ai, contactem o eduardo.sic que ele efetuou essa adpatação. O link http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index13.htm não esta mais acessivel, confiram ai que aqui esta inacesivel....

Eis um trecho do seu post...

Fica a dica ae, quem tiver corsa até 1999 que usam os bicos "gordinhos" de baixa impedância, pode colocar o bico mais novo, do corsa a Gasolina, bico nº 25.319.300 funciona igualzinho só vai precisar substituir os plug's os bicos chegaram!!! comprei da empresa Crestana http://www.crestana.com.br/

Bico Injetor Corsa 1.0 8V (2531930
Clic na imagem para ampliar
Imagem

Links
http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index13.htm
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0


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Mensagem por alcineu » Segunda-feira 18 2010f Janeiro 2010 05:52:08 PM

Consegui acher as referencias entre ambos os bicos

Cód. Fab - Descrição/Aplicação - Combustível - Resistência - Pressão (bar) - Volume (ml)
17123919 - BICO INJETOR CORSA 1.0 MPFI - GASOLINA - 2,50 a 3,50 - 3,00 - 15,0 a 18,0
original Rochester

25319300 - BICO INJETOR CORSA 1.0 MPFI - GASOLINA - 13,0 a 17,0 - 3,00 - 14,5 a 16,5
substituto

http://injecaoeletronica.net/?page_id=535


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Mensagem por BM » Domingo 16 2010f Maio 2010 10:52:30 AM

Os bicos nao queimaram, por terem resistencias diferentes e bem maiores que os originais?



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Mensagem por alcineu » Domingo 16 2010f Maio 2010 04:07:29 PM

Sem problemas.

Vejam bem, como os bicos antigos do MPFI tem resistencia baixissima em torno de 2,50 a 3,50 Ohms, os bicos citados tem resistencia mais alta, algo como 13,0 a 17,0 Ohms.

Os drives de acionamentos dos bicos na ECU vão trabalhar com folga, sem aquecimento, por drenarem menos corrente para os bicos.


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Mensagem por SemControle » Domingo 16 2010f Maio 2010 04:25:52 PM

mas o problema nao esta apenas no lado da central, fica no comportamento dos bicos

um exemplo comum esta nos amplificadores
vendem la 100Wrms 4ohms 70Wrms 8ohms, mas ai o ampli tem uma margem q suporta as 2 resistencias, nao impede de ligarmos um falante ou associacao em 16ohms, mas o q acontece, a potencia nos falantes sera menor ainda, e o ampli trabalha com folga, podemos tmb ligar um falante de 2ohms, vai eskentar o ampli, e o falante vai entregar mais potencia q os 100W dos 4ohms

pra mim, isso de resistencias diferentes nos bicos funciona, mas de maneira diferente do q foi projetado, afinal como nos falantes, dentro do bico temos uma bobina tmb, excursiona mais ou menos, logo no bico isso significa abrir mais ou menos


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Mensagem por alcineu » Domingo 16 2010f Maio 2010 07:30:42 PM

positivo sua explanação tem sentido...nos autofalantes é diferente. Como citou esta certo.

Já nos bicos é diferente. a energização deles é só para magnetizar o embolo da válvula do bico para abrir e deixar passar combustivel, só isso. nesse ponto nada interfere na ECU.
Desde que o bico tenha as mesmas caracteristicas comparativas entre um e outro para não interferir no funcionamento do motor.
A outra vntagen é o menor preço desses bicos em relaçao aos antigos Rochester.
Como o eduardo.sic e outros substituiram os bicos lembra, pois, até agora nada deu errado devido serem parecidos entre si, com a resalva da resistencia da bobina ser maior.
resistencia maior, menos corrente.


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Mensagem por BM » Domingo 16 2010f Maio 2010 07:41:20 PM

alcineu escreveu:positivo sua explanação tem sentido...nos autofalantes é diferente. Como citou esta certo.

Já nos bicos é diferente. a energização deles é só para magnetizar o embolo da válvula do bico para abrir e deixar passar combustivel, só isso. nesse ponto nada interfere na ECU.
Desde que o bico tenha as mesmas caracteristicas comparativas entre um e outro para não interferir no funcionamento do motor.
A outra vntagen é o menor preço desses bicos em relaçao aos antigos Rochester.
Como o eduardo.sic e outros substituiram os bicos lembra, pois, até agora nada deu errado devido serem parecidos entre si, com a resalva da resistencia da bobina ser maior.
resistencia maior, menos corrente.
Ja viram como ficou a mistura nas faixas de rotação?



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Mensagem por alcineu » Domingo 16 2010f Maio 2010 07:51:02 PM

Vamos aguardar o eduardo.sic retornar para esclarecer...dei um Up la no post dele relativo a reforma do carro.


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Mensagem por SemControle » Segunda-feira 17 2010f Maio 2010 01:45:16 PM

ainda fico com os 2 pes atras qnt a isso
na central original nao se trabalha em 100% de abertura, cada hora tem um nivel de abertura conforme a mistura
tem um nome em q se trabalha com pulsos de abrir 100% o bico numa paulada de energia, ai o q conta é o tempo do pulso pra abertura permanecer mais tempo ou menos, na original como é a voltagem q manda o qnt abre.....


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Mensagem por eduardo.sic » Segunda-feira 17 2010f Maio 2010 08:01:43 PM

SemControle escreveu:ainda fico com os 2 pes atras qnt a isso
na central original nao se trabalha em 100% de abertura, cada hora tem um nivel de abertura conforme a mistura
tem um nome em q se trabalha com pulsos de abrir 100% o bico numa paulada de energia, ai o q conta é o tempo do pulso pra abertura permanecer mais tempo ou menos, na original como é a voltagem q manda o qnt abre.....
Olá SemControle, o módulo controla a injeção do combutivel pela frequencia que abre a fecha o bico. Isso não muda entra o bico antigo e o novo. Um grande diferença entre o bico antigo e o novo é que o novo requer menos corrente elétrica para funcionar, Ele precisa de menos corrente justamente por ser mais eficiente e ter uma mecânica mais leve. Eu desmontei o bico antigo e lá dentro tem uma mole que é uma ignorância, por isso precisava de um bobina com 1.5R, com o bico mais novo tudo mudou, o fato dele ser mais eficiente não havaia mais necessidade de uma bobina tão "parruda" para abrir o bico.

Eu instalei os bicos e rodei 6 meses com o carro até vende-lo, o funcionamento e consumo ficaram muito bons.

Eu relação a impedância, não há problema em colocar um bico com impedancia maior. Visto que não vai haver sobrecarga da UCE para excitar o bico, pelo contrário, vai ter uma folga.

Agora colocar um bico de baixa impedancia nos módulo mais novos aí não é recomendado, pois certamente vai forçar o módulo e causar danos ao mesmo.

Fazendo um paralelo aos alto falantes..
se você tem um amplificador que foi projetado para suportar uma impedancia minima de 4Houms e você coloca um alto falante de 8, não vai ter problema, o amplificador não vai entregar a potência total a todo volume, mais vai excitar o alto-falante.

Agora se nesse mesmo aplificador que suporta 4houms você coloca um falante de 2Houms, seu aplificador vai gritar feito louco e certamente vai queimar.

Eu não sou especialista, fiz uma grande pesquisa e resolvi fazer a mudança por minha conta, risco e economia e deu certo, não me arrependo.

seguem os link's da reforma do meu velho companheiro:

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index9.htm

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index10.htm

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index11.htm

http://www.drdsistemas.com.br/corsa/M/index12.htm


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Mensagem por SemControle » Terça-feira 18 2010f Maio 2010 07:38:41 AM

é xara, sei q deu certo, mas ainda assim fico preocupado

mas o seu relato é muito importante, desmistificando os mitos


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Mensagem por eduardo.sic » Terça-feira 18 2010f Maio 2010 08:51:02 AM

SemControle escreveu:é xara, sei q deu certo, mas ainda assim fico preocupado

mas o seu relato é muito importante, desmistificando os mitos
Opa, realmente sempre da pra ficar com a pulga atraz da orelha, mas se olhando com mais tranquilidade vemos o seguinte.. o bico trabalho ou fechado ou totalmente aberto, o modulo controla a injeção pelo tempo que mantem o bico aberto, logo o fato da bobina dele ter uma impedancia maior é só pelo fato deles terem usado um fio de cobre mais fino e com mais voltas, no final das contas isso não vai interfirir no processo de abertura.
Agora, colocar um bico de baixa impedância num modulo mais novo aí é arriscar, tmabém nem sei se queima, vai que eles não mudaram os componente da UCE, mas de qualquer forma nesse caso inverso é bom não arriscar.

E pra finalizar.. rapaz.. o corsa ficou bom viu, pegava de primeira a qualquer momento do dia.. tinha uma resposta muito boa e tava andando muuito.

Fica um alerta pra quem ta com corsa ruim de pegar depois de quente e quando pega sobe aquele fedor de gasolina.. veja os bicos imediatamente, pois eles ficam pingando e essa gasolina acaba diluindo o óleo e ai.. adeus motor. O meu mesmo eu reparei isso.. ia trocar o oleo aos 5.000 tava aquele oleo limpo.. vermelho.. só a gasolina..

um abraço a todos.


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Mensagem por SemControle » Terça-feira 18 2010f Maio 2010 08:36:43 PM

Impedância
Basicamente bicos são solenóides e como todo componente eletrônico tem sua impedância, ou mais vulgarmente, resistência. Se separados por resistência foram 2 grupos distintos: os de alta impedância (saturados) ou de baixa impedância (peak and hold).

Peak and Hold
De 1,2 a 3,2 ohms esse bicos são chamados de peak and hold devido ao funcionamento dos mesmos, durante a abertura os bicos consomem uma corrente relativamente alta de 2 a 6 àmperes (peak), mas uma vez abertos a corrente cai pra 0.5A a 2A (hold). Devido ao estilo de construção dependente de corrente o custo é mais alto o que faz com que esse tipo de componente seja usado somente em carros esportivos ou aplicações aftermarket. Normalmente o uso desses injetores vem acompanhado de uma resistor box a qual serve para limitar a corrente que passa pelos drivers da ECU como ocorre nos Prelude e Acorda ou mesmo na instalação de bicos DSM em Honda preparados.

Saturados
De 12 a 16 ohms são os mais comuns dos mercados brasileiros devido ao baixíssimo custo de produção. Com a alta impedância desse tipo de componente as correntes dentro do circuito (bico, chicote e ecu) são mais baixas o que reduz ainda mais o custo do sistema de combustível como um todo. Em contrapartida os bicos saturados perdem em termos de tempo de abertura para os peak and hold, em média, em quanto um P&H demora 1ms até plena abertura os saturados demoram até 3ms, o que, para um bico injetor, é relativamente significativo.

fonte: http://wiki.hondaclub.com.br/index.php? ... _Injetores

na parte do saturados esta a explicacao ao q eu me refiro, isso comparando em condicoes 100% adequadas ao funcionamento, com condicoes adversas o funcionamento se torna mais imprevisivel
sao muitas variaveis dentro do funcionamento do bico
mas esta dado o alerta pelo menos em se fazer o inverso do q o Eduardo fez nao é recomendado


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Mensagem por eduardo.sic » Terça-feira 18 2010f Maio 2010 09:35:05 PM

Caramba, muito explicativo o texto. Vale lembrar que se houve algum imprevisto em função do tempo de abertura, por exemplo, se a mistura ficar pobre ou rica a UCE vai corrigir imediatamente.
Realmente o funcionamento não vai ficar exatamente como com os bicos "gordinhos" mas eu acredito que a diferença deve ser mínima. No meu caso foi pra melhor, depois da troca dos bicos eu esqueci que meu carro era 1.0


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Mensagem por gregotec » Terça-feira 18 2010f Maio 2010 10:06:07 PM

Boa noite sábios amigos !!

No corsa wind 95 efi gasolina e gnv tem como colocar um bico mais barato, pesquisando na net achei por r$ 150,00 delphi conector rosa ?


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