[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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SemControle
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Mensagem por SemControle » Sábado 14 2010f Agosto 2010 10:30:44 AM

fica de olho e pergunta pra entender, como o mecanico vai ta fazendo pra alinhar todas as polias nas marcas certas essas coisas....rolameno vai de SKF....
e ta certo isso ai de trocar tudo envolvido, por uma economia num rolamento desse, pode dar uma zica bem mais cara, qnd desmontar pede pra ele dar uma conferidinha na bomba d'agua tudo essas coisas ligadas as polias e correias, pode ficar mais caro, mais ja fica garantido

igual freio, até faço, mas o problema é sozinho sangrar, da pra fazer, mas é tenso...é um item de seguranca...da ultima vez, levei no GSI T e fizeram la rapidinho, mais garantido....tem coisa q é preferivel pagar mesmo...
vc nao stressa de fazer e se tem uma duvida é melhor nao fazer, ver na pratica e intender, nao q precise dominar pra fazer sozinho da proxima vez, mas possivelmente pra vc mesmo olhar se as polias estao nas marcas, indicando enquadramento de comando essas coisas....

vc vai ver como fazem rapido e vc ve q nem é tanto o valor da MO


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Mensagem por valter5000 » Quinta-feira 10 2011f Março 2011 01:06:11 PM

Boa tarde galera minha correia dentada quebrou troquei so que agora eu alinho ela mas ela corre pro canto esquedo e fica raspando na proteção e no broco do motor ja estique olhei as polias pra ver se tem aluma torta mas não consegui identificar o defeito.



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Colocando o Motor no Ponto!!!!

Mensagem por rodgao » Segunda-feira 14 2011f Março 2011 08:32:19 AM

Este final de semana, me aventurei em troca a correia dentada

(Gates - marca original GM R$ 35,00). E aproveitei para trocar a

válvula termostática (R$ 40,00) e o retentor do eixo do comando R$

7,00, que tava uma meleca só devido vazamento há muito tempo atrás.

Veículo: Corsa 98 MPFI 1.0 8V

Procedimento:

Desmontei dutos de ar até TBI

Afrouxei Parafusos para liberar o alternador e retirar a correia do

altenador

Tirei a capa superior da correia. Verifiquei o PMS ( Ponto morto

superior) é marcado por tinta que esta marca deve ficar voltada

para cima, justamente num detalhe apontado numa cavidade que tem na

capa da correia.

O carro parado e desligado, engatei a 5º marcha, pedi para alguém

pisar no freio do carro enquanto com uma chave 18mm, soltei a porca

da polia do virabrequim (polia grande - solta rodando em sentido

anti-horário).

A polia saiu na mão, sem esforço nenhum, provavelmente estava

colocada de forma incorreta, pois tem encaixes certos. Se ela não

sair fácil, basta dar pancadinhas. Não precisa de saca polia, eu

comprei, mas não usei.

Retirei a capa inferior da correia, verfiquei aonde estava a marca

do PMI (ponto morto inferior).

Retirei o tensor da correia (deveria ter comprado um novo, o velho

estava um lixo, mas tive que reaproveitálo) - chave canhão 13mm.

***Retirar a roda dianteira do passageiro para facilitar o

trabalho. E calçar bem o carro, a falta de espaço e falta de boas

ferramentas dá nos nervos... Aconsenho ter uma boa chave 13mm de

catraca, chave L boa de 18mm e 17mm, e chave torx de alta

resistência - aço vanádio (agora não me lembro a medida mais usada)

Bom, ao retirar o tensor, retirei a correia. Retirei a polia

superior do comando com chave 17mm - sentido também anti-horário

para soltar, retirei com chave torx a capa superior da correia para

ter acesso a válvula termostática.

Válvula termostática fácil de troca, solta a mangueira superior do

radiador e solda ela do bloco por dois parafusos, bom... fácil de

trocar.

O retentor do eixo do comando só forçar com chave de fenda e saiu

fácil, a borracha já era mesmo. Coloquei a nova no lugar com

algumas leves pancadinhas, tudo certo.... Agora parou a melequeira

e vazamentos.

Depois da válvula termostática trocada e retentor do eixo do

comando, coloquei a capa superior da correia no lugar.

Coloquei o polia do comando no lugar, apertando em sentido horário.

Está hora já não sabia nem mais o que estava fazendo e retirei tudo

do lugar (tirei motor do pontos e nem me atendei para isso....)

Coloquei a correia no lugar de forma displicente, se me atentar nas

marcas, coloquei de qualquer maneira que eu "achava" estar certo.

Montei tudo, tudo e tentei ligar o carro e nada, é claro. O carro

estava fora do ponto.

Voltei para internet e achei no Vectra Clube uma dica muito mal

explicada e vi ilustrações de motores de 4 pistões, como funciona.

Ai vai o pulo do gato para deixar o motor no ponto, para o fim do desespero de muita gente:

Existe no motor o PMS (Ponto Morto inferior) e o PMI (ponto morto inferior).

Lembre-se mais ou menos das marcas observadas antes do início da desmontagem da correia.

Para ao PMS:

A marca da polia superior deve estar para cima, para deixar o carro zero (zerado), o veículo sem a correia dentada, pegue uma chave 17mm e gire o parafuso da polia em sentido horário com força, verá que a marca da polia tende a parar em apenas 4 posições (cima, lado direito, baixo, lado esquerdo e novamente cima). Quando a marca estiver na posição do lado esquerdo, gire com força para a marca parar para cima, verá que a tendencia é a marca parar aonde exatamente onde deve, por isso não mexa mais!!! Terá conseguido o sincronismo perfeito. Inclusive na hora de colocar a correia no lugar, se possível tiver alguém para ficar segurando a polia, melhor, pois ela tende a se mexer poucos milimetros na hora da colocação da correia, o que não deixaria o carro perfeito, dificultando ele pegar de primeira.



PARA O PMI:

Ainda sem a correia dentada e sem a polia, encaixe apenas a porca e o parafuro de 18mm, sendo possível visualizar sua marca. Retire os cabos de velas e velas, no meu caso, fiz o ajuste como estava antes, retirei as duas velas do meio, com uma chave de fenda, coloque no buraco que estava a vela, e com a chave 18mm gire em sentido horário o parafuso que colocou no eixo do virabrequim, verá com a chave de fenda que ela sobe e desce, veja agora o ajuste correto... Quando a chave de fenda atinge o nível mais alto, ao continuar girando a chave 18mm (eixo do virabrequim) a chave irá descer. Este é o ponto exato, onde a chave de fenda está no nível mais alto, onde não sobe nem desce, se necessário gire a chave 18mm em sentido anti-horário para voltar poucos milimetros.

Veja inclusive que a marca observada antes da montagem da correia dentada estará examente em seu lugar!!!!!!! Tire agora este parafuso 18mm em sentido anti horário, tentando segurar um pouco neles e girar a chave em sentido anti horário, o parafuso deverá sair sem tirar o sicronismo...

Motor exatamente em seu ponto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora muito cuidado ao recolocar a correia no lugar e principalmente para não girar a polia superior (eixo do comando), pois qualquer esforço pode fazer girar alguns milimetros o que pode fazer com que o carro tenha dificuldade na partida ou até mesmo não ligue.

No corsa não tem desta de pular um dente, se pular um dente o carro não vai nem ligar... Se colocar o carro totalmente fora do ponto, verá que vai dar uns pipicos ao tentar ligar e não vai funcionar. Ao tentar ligar e estiver difícil partida certamente fez alguma coisa de errado. O eixo do comando tem apenas 4 posições possíveis conforme movimentação rápida, o eixo do virabrequim não tem estas posições pré-definidas, por isso faça o melhor ajuste possível.

Para quem nunca trocou a correia em casa, etc, etc...Este serviço pode levar 1 dia inteiro se tiver boas ferramentas e acompanhado de muita sujeira e dor nos olhos por causa da lâmpada.

Quem estiver sem grana e tempo disponível, pode ser aventurar em casa. Quem puder pagar, que pague, pois é um serviço sujo e trabalhoso. O maior perigo da correia está no tensor, aproveitei meu tensor velho (não original) e me arrempedi, foi bem difícil trabalhar com ele, pois as vezes ficava totalemente solto e folgado ou muito apertado, tem lugar certo de encaixe no bloco do motor....


Bom ai está algo que procurei tanto aqui no corsa clube e não achei. Colocar o motor no ponto!



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Mensagem por SemControle » Segunda-feira 14 2011f Março 2011 01:02:32 PM

assim como postei no seu topico perdido sobre por no ponto, totalmente errado retirar qq polia do carro

qnt a pular dentes, um dente ainda funciona, vai dar uma diferenca de 6º, qq coisa mais ja pode atropelar as valvulas


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Mensagem por SemControle » Sexta-feira 20 2011f Maio 2011 08:54:05 PM

o Cyber q me lembrou desse video no encontro de pascoa, eu fiquei de procurar e enfim encontrei

assim q se faz
http://www.youtube.com/watch?v=dhMDkcX45KI&feature=fvsr
*nao tentem fazer isso em casa, sem a supervisao de um adulto


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Mensagem por Ramos » Sábado 05 2011f Novembro 2011 07:14:43 PM

Pessoal fiquei com a dúvida de qual desses tensores e o da minha correia,

Eu e um amigo tiramos para acertar o ponto do meu carro que o mecânico tinha deixado fora e fiquei na dúvida de duas coisas. largamos o tensor e o mesmo já tensionou. só apertamos o parafuso após, há algo errado?.

Quando tensionamos eu apertei a correia dos dois lados para que a correia ficasse com a tensão dividida igual em ambos os lados. Após ter feito isso vi que ele parece ter saido de sincronia novamente. Achei estranho pois alinhei as polias antes, coloquei a dentada, e após liberei o tensor.


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Mensagem por André ex-Premium » Sábado 05 2011f Novembro 2011 10:08:40 PM

Muito bom tópico, com explicação muito detalhada e com imagens muito boas. :thumbright:



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Mensagem por SemControle » Domingo 06 2011f Novembro 2011 05:34:57 AM

Ramos escreveu:Pessoal fiquei com a dúvida de qual desses tensores e o da minha correia,

Eu e um amigo tiramos para acertar o ponto do meu carro que o mecânico tinha deixado fora e fiquei na dúvida de duas coisas. largamos o tensor e o mesmo já tensionou. só apertamos o parafuso após, há algo errado?.

Quando tensionamos eu apertei a correia dos dois lados para que a correia ficasse com a tensão dividida igual em ambos os lados. Após ter feito isso vi que ele parece ter saido de sincronia novamente. Achei estranho pois alinhei as polias antes, coloquei a dentada, e após liberei o tensor.
Imagem
Observação: Ao ajustar o rolete tensor a parte longa da correia dentada
(lado oposto da bomba d’água) deve estar esticada,
caso contrário o ajuste correto não será possível
Lembre-se que os procedimentos acima somente é válido para uma correia dentada nova.

No caso da correia ser reutilizada, o ajuste deverá ser feito de maneira
similar à correia nova,
só que, ao invés do ponteiro 1 coincidir com o centro da cavidade em U,
a mesma deverá coincidir com o início da cavidade como mostra a figura


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Mensagem por Ramos » Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 09:51:31 AM

Valeu semcontrole....


A questão é... mesmo assim causa um desalinhamento no ponto esticando um dos lados da correia?

Outra pergunta pelos testes que falam para fazer ela ficou bem tensionada, a correia é semi nova n tem nem 1000km (mas n lembro que posição ficou o rolete) enfim... a propria tensao da mola do tensor não deveria levar a correia para posição correta?

Valeu


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Mensagem por SemControle » Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 11:12:48 AM

nao deveria desalinhar nao....o normal é ter uma certa carga pra mover as polias do comando e do vira...
a ideia é a pressao do tensor ja encaminhar a correia pra posicao


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Mensagem por alcineu » Segunda-feira 19 2011f Dezembro 2011 10:26:19 AM

Olá semcontrole, aquelas figuras postadas la na pagina 1 tem tempo de inspiração?
Aquilo lá vale ouro, heim!

Posso dar um pitaco?

Quanto "a propria tensao da mola do tensor não deveria levar a correia para posição correta?"

Sim, mas, tem que manter a marca em V, como semcontrole citou.
Travando o rolamento tensor na marca em V, ajustando a correia pela bomba dagua , depois ai solta a trava, ai sim a mola do tensor faz o resto, mas, tem que sempre mater no centro do V, por isso é preciso conferir e ir ajustando ate dexar na marca central do V.

Ja tem motores mais recentes que é o próprio tensor que faz tudo.

sds


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Mensagem por SemControle » Segunda-feira 19 2011f Dezembro 2011 11:49:33 AM

a maioria dos servidores de imagem nao expira

os novos motores fiat etork parece q todo sistema de sincronia é via corrente, igual de moto, bicicleta e afins, o velho CHT era assim


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Mensagem por Renato_RFD » Sábado 24 2011f Dezembro 2011 09:31:08 PM

Parabéns Alcineu...
No Tuto citado pelo Klaudio foi esquecido o detalhe de tirar a polia do virabrequim...
Isso faz uma diferença muito grande para quem não é mecânico e nunca fez a substituição...

Boa troca! :wink:



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Mensagem por SemControle » Domingo 25 2011f Dezembro 2011 12:09:34 AM

pra quem é mecanico ou nao, nao se tira polia pra trocar correia


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Mensagem por david carvalho » Segunda-feira 20 2012f Fevereiro 2012 01:17:49 PM

dai amigão...mais uma obs na troca da correia sincronizadora: no corsa modelo novo é preciso remover um dos "lords" do motor pra passar a correia nova!!! só isso ...muito bom o tópico! abraço



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