[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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alcineu
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Mensagempor alcineu » Quarta-feira 31st 2010f Março 2010 11:04:13 PM

Olá acosenza, blz?
Se a bomba esta colada/soldada por ferrugem no bloco, tem que ser muito mágico para tira-la sem danifica-la. Só na porrada mesmo para solta-la.A minha quase foi pro ferro velho de tanta pancada.
Se conseguir tira-la em bom estado, de um bom polimento nela e na base de alojamento para remover qualquer residuo de ferrugem.
Se naõ usa aditivo, ai esta a causa da bomba estar soldada no bloco do motor.
Quanto ao ajuste correto da correia sincronizadora/dentada, só atraves do giro da bomba dagua.
a chave Allen serve para posicionar a mola do rolamento tensor em sua posição de trabalho (marca em V) e girando a bomba para tensionar a correia dentada, após isso retira-se a chave Allen e girando-se a arvore de manivelas várias vezes, vai-se conferindo se a marcação em V descrito na figura permanece e ajustando pela bomba dagua.

cuidado que em uma troca da correia não efetuaram esse ajuste acima, a correia estava tão frouxa, batendo nas laterais da capa plástica de proteção, aponto de pular dentes...só de lembrar, dá até arrepios!

Retorne ai....


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Mensagempor klaudio » Quinta-feira 01st 2010f Abril 2010 01:59:56 PM

caro amigo todos os tensionadores sao iguais o seu tb tem ajuste com a chave allen , sua bomba esta colada por que com a oxidação da auga no sistema pra vc mexer nela sugiro vc trocar o oringue de vedação dela
Eu so mexo na regulagens da bomba quando troca a bomba regulagens mesmo o proprio tensionador se faz


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Mensagempor acosenza » Quinta-feira 01st 2010f Abril 2010 11:03:26 PM

klaudio escreveu:caro amigo todos os tensionadores sao iguais o seu tb tem ajuste com a chave allen , sua bomba esta colada por que com a oxidação da auga no sistema pra vc mexer nela sugiro vc trocar o oringue de vedação dela
Eu so mexo na regulagens da bomba quando troca a bomba regulagens mesmo o proprio tensionador se faz


Boa noite!!

Observe que existem tensionadores diferentes para o 1.8 e o 1.0, tb para o 16v. O mais comum do 1.0 8v não tem ajuste, apenas girando a bomba. Já o do 1.8 tem ajuste no tensionador. Por isso pergunto se posso esquecer a bomba e trocar o tensionador por este com ajuste.

Abs


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Mensagempor klaudio » Sábado 03rd 2010f Abril 2010 06:53:35 PM

estranho vc dizer isto somente o tensionador do 16 v e diferente segue foto do seu tensionador e segue numero para vc conferir

tensionador da correia dentada corsa todos os modelos(modeloB) original importado do canada codigo 9202478

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Mensagempor acosenza » Domingo 04th 2010f Abril 2010 06:22:43 PM

Exatamente como mostram as fotos.... o do novo corsa tem ajuste usando a chave allen no meio dele. Já o meu, da foto maior, nao tem ajuste, o "ponteiro"apenas indica se está tensionada corretamente a correia

Abs



klaudio escreveu:estranho vc dizer isto somente o tensionador do 16 v e diferente segue foto do seu tensionador e segue numero para vc conferir

tensionador da correia dentada corsa todos os modelos(modeloB) original importado do canada codigo 9202478

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Mensagempor alcineu » Segunda-feira 05th 2010f Abril 2010 12:01:09 AM

Realmente, o Corsa com motor powertrain não precisa de mexer na bomba dagua, então há 2 tipos de tensionadores, esse com essa haste onde se encaixa a chave Allen e ajustavel, nestes abaixo não cita a bomba dagua...

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Re: re

Mensagempor acosenza » Domingo 11th 2010f Abril 2010 04:21:13 PM

Então, teoricamente posso trocar o sem ajuste pelo outro com ajuste e esquecer a bomba dágua, fazendo ajuste por esse tensionador, certo???




alcineu escreveu:Realmente, o Corsa com motor powertrain não precisa de mexer na bomba dagua, então há 2 tipos de tensionadores, esse com essa haste onde se encaixa a chave Allen e ajustavel, nestes abaixo não cita a bomba dagua...

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Mensagempor alcineu » Domingo 11th 2010f Abril 2010 06:01:17 PM

Pelo menos nessa instrução da Goodyear não cita mexer na bomba dagua, so ajuste no tensionador...não consegui melhorar as imagems...


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vai trocar a correia, leiam isso

Mensagempor alcineu » Terça-feira 27th 2010f Abril 2010 08:55:47 AM

Vai um conselho: só coloque correia com HNBR. Tanto ACDelco, Goodyear, Gates, Dayco, Bosch.
Nunca masi uso a comum. Em pouco tempo os dentes já tem frisuras na base deles.

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... a_hnbr.htm

http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=4909

"Quando montadas nos motores indicados, nossas correias em HNBR duram, em média, 60.000 km e as Cloropreno 40.000 km" ---> isso aconteceu comigo 38890KM ficou banguela....

http://www.daycobrasil.com.br/pdf/info_ ... ecnico.pdf

http://www.folhablu.com.br/ler.noticia. ... 18&menu=74

esse foi mais enfático em afirmar que "todo carro fabricado após 1995, por exemplo, precisa usar correia dentada em HNBR".

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Re: vai trocar a correia, leiam isso

Mensagempor acosenza » Sábado 01st 2010f Maio 2010 11:24:52 AM

Eu uso a Gates com HNBR... Pessoalmente acho a Gates a melhor...

Abs



alcineu escreveu:Vai um conselho: só coloque correia com HNBR. Tanto ACDelco, Goodyear, Gates, Dayco, Bosch.
Nunca masi uso a comum. Em pouco tempo os dentes já tem frisuras na base deles.

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... a_hnbr.htm

http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=4909

"Quando montadas nos motores indicados, nossas correias em HNBR duram, em média, 60.000 km e as Cloropreno 40.000 km" ---> isso aconteceu comigo 38890KM ficou banguela....

http://www.daycobrasil.com.br/pdf/info_ ... ecnico.pdf

http://www.folhablu.com.br/ler.noticia. ... 18&menu=74

esse foi mais enfático em afirmar que "todo carro fabricado após 1995, por exemplo, precisa usar correia dentada em HNBR".

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Mensagempor alcineu » Sábado 01st 2010f Maio 2010 08:08:50 PM

Olá acosenza.

rapaz a correia que veio no Corsa Wind Hatch 97 era aquela correia em cloropreno (borracha comum). Antes dos 40000KM fiquei na estrada. Ela não quebrou, mas, ficou sem os dentes na árte de baixo.

"Hoje, a maioria dos veículos são produzidos originalmente com correias em HNBR, porém, as correias em cloropreno (borracha comum) ainda são utilizadas em algumas aplicações".

As 2 trocas desaas comuns, ainda não estavam fabricando essas ou n]ao eram muito difundidas as com HNBR, com 20000/25000KM elas já tinham trincas nas bases dos dentes.
Ja viu, né, nosso clima detona mesmo as borrachas comuns.

Essa 4ª correia com HNBR com 3 anos de uso esta quase 30000KM ainda esta como nova ainda.

Não vacilem, só coloquem correia com HNBR. Agora é ficar de olho em quem vai executar o serviço, chequem mesmo depois. É simples de ver a correia no lugar.


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Mensagempor walter lacerda » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 07:34:56 AM

Tudo bem pessoal?


Estou precisando trocar a correia dentada do corsa (1.6 MPFI 96) e lendo o passo-a-passo da Goodyear fiquei com algumas dúvidas, se posível, me ajudem pois queria fazer a troca sozinho.


- Não entendi por que se tem de engatar a 5º marcha e pisar no freio do carro;

- Como faço para tirar a polia e a correia que fica na frente da polia de sincronia do virabrequim com o comando e depois de reinstalar como regular a tensão da mesma?


Estou tentando conseguir o máximo de detalhes para fazer a troca com segurança.


Abraços e obrigado pela atenção.


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Mensagempor StAnLeY » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 12:10:38 PM

sobre a 5 eu tambem nao entendi muito bem....

sobre a polia, eh soh tirar o parafuso e depois colocar de novo, soh eh meiu dificil colocar a chapinha que vai sobre a polia, que tem o encaixe certinhu...


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Mensagempor SemControle » Quarta-feira 11th 2010f Agosto 2010 12:10:46 PM

se tiver duvida nao faça sozinho....essa economia com MO pode te custar um cabecote

adoro fazer as coisas eu mesmo, mas em duvida nao faça


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Mensagempor walter lacerda » Sábado 14th 2010f Agosto 2010 07:47:26 AM

Ok sem controle

Recebi um orçamento com os seguintes valores:


Correia Dentada Gates R$ 33,50 ou Correia Goodyear por 34,50. Ambas HNBR
Rolamento tensor da correia por R$ 103 SKF ou da marca IMA por R$ 53,00
Mão de Obra R$ 40

Vou fazer o serviço na Oficina Mesmo. Mas vou tentar tirar o máximo de informações do mecânico que for executar o serviço.

Obrigado pela resposta.




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