[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

Esclarecimento

quem faz o ajuste correto da tensão da correia é a bomba dagua, afrouxando os 3 parafusos, girando-a, até a correia manter-se bem esticada, o rolamento corrige o resto, desde , que, a marca em V esteja correta.

Já aconteceu de trocarem a correia e não ajustarem a bomba dagua e a correia estava tão frouxa que batia nas laterais da capa plastica de proteção raspando/desgastando.

Como não usava aditivo na agua na época, a bomba estava soldada no motor de tanta ferrugem, quase detonaram ela de tanto bater.

Se tivessem essa chave abaixo...
Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Descrição: Chave de 41mm, para regular a tensão da correia dentada, atuando na bomba d´água do Corsa.
Fabricante: Raven

http://www.ferramentasnet.com/loja/ferr ... ral-motors
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

alcineu escreveu:Descrição: Chave de 41mm, para regular a tensão da correia dentada, atuando na bomba d´água do Corsa.
Fabricante: Raven

http://www.ferramentasnet.com/loja/ferr ... ral-motors
diga-se de passagem otimas ferramentas do referido fabricante, tenho alguns brinquedos deles...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

e tem coisa que a gente tem que ajudar para ser bem feito...quando forem trocar essa correia, imprimem essa dica da Goodyear e bata um papo com o mecnico...ja descpnfiado, foi dai que descobri....
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
acosenza
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Sábado 03 2004f Julho 2004 10:38:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por acosenza »

Me tirem uma dúvida: o tensor que apresenta ajuste pela chave Allen é o do corsa 1.8. O meu é 1.0 e apresenta o problema da bomba estar "colada" e não se mexer para tensionar corretamente a correia.
Se eu trocar o tensionador pelo modelo com ajuste (1.8), resolveria meu problema sem precisar mexer na bomba dágua ou não seria possível, tipo algum encaixe diferente???

Grato
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá acosenza, blz?
Se a bomba esta colada/soldada por ferrugem no bloco, tem que ser muito mágico para tira-la sem danifica-la. Só na porrada mesmo para solta-la.A minha quase foi pro ferro velho de tanta pancada.
Se conseguir tira-la em bom estado, de um bom polimento nela e na base de alojamento para remover qualquer residuo de ferrugem.
Se naõ usa aditivo, ai esta a causa da bomba estar soldada no bloco do motor.
Quanto ao ajuste correto da correia sincronizadora/dentada, só atraves do giro da bomba dagua.
a chave Allen serve para posicionar a mola do rolamento tensor em sua posição de trabalho (marca em V) e girando a bomba para tensionar a correia dentada, após isso retira-se a chave Allen e girando-se a arvore de manivelas várias vezes, vai-se conferindo se a marcação em V descrito na figura permanece e ajustando pela bomba dagua.

cuidado que em uma troca da correia não efetuaram esse ajuste acima, a correia estava tão frouxa, batendo nas laterais da capa plástica de proteção, aponto de pular dentes...só de lembrar, dá até arrepios!

Retorne ai....
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
klaudio
:: ST ::
Mensagens: 938
Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por klaudio »

caro amigo todos os tensionadores sao iguais o seu tb tem ajuste com a chave allen , sua bomba esta colada por que com a oxidação da auga no sistema pra vc mexer nela sugiro vc trocar o oringue de vedação dela
Eu so mexo na regulagens da bomba quando troca a bomba regulagens mesmo o proprio tensionador se faz
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
acosenza
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Sábado 03 2004f Julho 2004 10:38:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por acosenza »

klaudio escreveu:caro amigo todos os tensionadores sao iguais o seu tb tem ajuste com a chave allen , sua bomba esta colada por que com a oxidação da auga no sistema pra vc mexer nela sugiro vc trocar o oringue de vedação dela
Eu so mexo na regulagens da bomba quando troca a bomba regulagens mesmo o proprio tensionador se faz
Boa noite!!

Observe que existem tensionadores diferentes para o 1.8 e o 1.0, tb para o 16v. O mais comum do 1.0 8v não tem ajuste, apenas girando a bomba. Já o do 1.8 tem ajuste no tensionador. Por isso pergunto se posso esquecer a bomba e trocar o tensionador por este com ajuste.

Abs
klaudio
:: ST ::
Mensagens: 938
Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por klaudio »

estranho vc dizer isto somente o tensionador do 16 v e diferente segue foto do seu tensionador e segue numero para vc conferir

tensionador da correia dentada corsa todos os modelos(modeloB) original importado do canada codigo 9202478

Imagem

modelo do novo corsa 8v
Imagem
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem
acosenza
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Sábado 03 2004f Julho 2004 10:38:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por acosenza »

Exatamente como mostram as fotos.... o do novo corsa tem ajuste usando a chave allen no meio dele. Já o meu, da foto maior, nao tem ajuste, o "ponteiro"apenas indica se está tensionada corretamente a correia

Abs


klaudio escreveu:estranho vc dizer isto somente o tensionador do 16 v e diferente segue foto do seu tensionador e segue numero para vc conferir

tensionador da correia dentada corsa todos os modelos(modeloB) original importado do canada codigo 9202478

Imagem

modelo do novo corsa 8v
Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”