01- Desconecte o cabo negativo da bateria para evitar possíveis acidentes. Verifique se o proprietário
não possui algum equipamento de som com código anti-furto e não tenha o código;
02- Remova a válvula do canistar (posição A) puxando-a para cima do suporte do filtro;
03- Remova a mangueira condutora de ar (posição C) que está junto à borboleta de aceleração;
04- Remova o ressoador de ar do suporte (posição D) puxando-o para cima;
05- Remova a mangueira coletora de ar (posição E) logo na entrada do suporte do filtro de ar;
06- Remova o parafuso de fixação (posição do suporte do filtro de ar com o auxílio de uma chave torx medida T-30;
07- Remova o filtro de ar deslocando-o para o lado e puxando-o ao mesmo tempo e desencaixando-o
do suporte de alojamento do coxim eliminador de ruido, na carroceria.
08- Remova os parafusos de fixação (ver setas) da cobertura da carenagem da correia dentada- parte superior
e os parafusos de fixação (ver setas)
da parte inferior com o auxílio de uma chave torx T-8;
09- Removas as coberturas superior e inferior;
Observação importante:
Antes de remover a correia dentada,
Verifique os alinhamentos das marcas de referência na polia dentada da árvore de comando de válvulas
com a marca existente na cobertura posterior da correia dentada (ver indicação)
e também as marcas da polia dentada da árvore de manivelas com a marca na aba
da carcaça da bomba de óleo no tempo de combustão do 1º cilindro.
Caso estes alinhamentos não correspondam, corrija-os girando a polia dentada da
árvore de comando de válvulas, utilizando uma chave 17 mm
O objetivo desta ordem de execução seria a substituição da correia dentada,
porém,
Existem casos onde se faz necessário a sua retirada sem a necessidade de trocá-la.
Nesta situação, faça uma seta com tinta indicando o sentido de rotação
da correia para que você possa montá-la na mesma posição posteriormente.
A seguir, como remover a correia.
10- Afrouxe o parafuso sextavado do tensor com o auxílio de uma chave estrela de 13 mm;
11- Instale uma chave allen de 6 mm no tensor da correia dentada e gire-o no sentido horário (ver seta)
para aliviar a tensão da correia. Feito isso, remova a mesma do seu local;
12- Instale a nova correia ou a mesma caso deseje reutilizá-la,
lembrando do sentido de rotação da mesma;
A seguir, os procedimentos de ajustes da correia dentada
Ajustes para correia nova
13- Utilizando uma chave allen 6 mm (4) instale-a no rolete tensor,
girando-o no sentido anti-horário até que o ponteiro (1) do rolete
tensor coincida com o centro da cavidade “U” (seta) na base do rolete
tensor (2) e ao mesmo tempo com uma
chave de 13 mm aperte o parafuso de fixação do rolete tensor (3)
sem o torque final;
14- Gire a polia dentada da árvore de comando de válvulas duas voltas
completas no sentido de giro do motor e verifique se as marcas (setas)
coincidem novamente, caso não confirmem refaça
o sincronismo mecânico do motor;
Observação: Ao ajustar o rolete tensor a parte longa da correia dentada
(lado oposto da bomba d’água) deve estar esticada,
caso contrário o ajuste correto não será possível
Lembre-se que os procedimentos acima somente é válido para uma correia dentada nova.
No caso da correia ser reutilizada, o ajuste deverá ser feito de maneira
similar à correia nova,
só que, ao invés do ponteiro 1 coincidir com o centro da cavidade em U,
a mesma deverá coincidir com o início da cavidade como mostra a figura
15- Após o ajuste e a verificação se a correia não permitiu que os pontos se
desalinhem,
aplique o torque final no parafuso sextavado que deverá ser de 20 NM (2 mkgf) ou 15 lbf.pé;
16- Para a montagem restante, siga a ordem inversa à remoção.
É isso aí pessoal, vejam que a substituição da correia não é nada complexo.
Tome apenas muito cuidado para não montar a correia
com os pontos de referência fora de posição. Se ficar um dente fora, todo o sistema fica comprometido