[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagem por LMM1973 »

Corroborando o que eu disse anteriormente. Procedimento para troca da correia dentada (sem a troca da bomba d'água, ou seja, se trocada também a bomba d'água, a posição da antiga seria copiada pela nova):
Imagem
Imagem
Ou seja, mesmo sem trocar a bomba, ainda assim, pode ser necessário rotacionar a bomba d'água para se obter o ajuste final no tensionamento.
Sobre o tensionador, a versão com lingueta PARECE ser para corsas 2006 em diante. Para o classic até 2005 parece ser esse mesmo:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
cujo número gmb é 09202478 (as outras numerações de tensionadores dessa época acredito que foram suprimidas pela GMB e substituídas por essa). Talvez até funcione com o tensionador de lingueta, mas sem ter certeza de que a força da mola é a mesma, eu não vou arriscar sob pena de encurtar a vida útil da correia por tensionamento excessivo ou faltante. No catálogo de peças da SKF, o ÚNICO tensionador indicado para esta versão de carro que possuo é o VKM 15121 L cujo equivalente GMB é 90499401 que foi substituído pelo GMB 09202478, que são todos sem lingueta.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

ok... neste mesmo material orientativo existe uma nota importante que diz para "retirar o pino de retenção...para que a correia fique automaticamente tensionada"...vc reparou isso? Esse então é o segundo tipo de tensor que mencionei acima.
Mas como a bomba nova entrou sem a mesma referência de posição da velha, vc teve que fazer o ajuste girando-a.
Agora imagine que vc não iria trocar a bomba e ela já esteja no lugar a uns 2 anos...dificilmente vc conseguiria girá-la sem causar danos, pois ela gruda no bloco e muitas vezes só sai quebrada ou no mínimo seu O-ring de vedação fica ineficiente...vc mesmo deve lembrar da dificuldade ao retirar a sua velha.
Então, o procedimento da troca só da dentada não requer o giro da bomba, mas se a bomba também for trocada sem a mesma referência da antiga, em relação ao bloco, aí o procedimento que vc realizou está corretíssimo.
O procedimento de se manter a mesma posição de peças ou componentes numa desmontagem mecânica é fundamental e para isso usa-se ou a memória fotográfica (só quem desmontou vai lembrar) ou faz-se uma marca (qualquer um remonta).
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Bange:
Você quem não entendeu. "retirar o pino de retenção...para que a correia fique automaticamente tensionada". É exatamente o contrário do que você disse. O tipo de tensionador mencionado no material é o tipo que eu usei, sem a lingueta de furo sextavado.
Tensionador que usei e que usa pino de retenção e tem furos redondos para o pino de retenção:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1

tensionador com lingueta e furo sextavado, que se aplica de 2006 em diante:
https://www.altese.com.br/93353848-altese-esticador/p

E sobre a bomba d'água, como está explicado no material, é narrado o procedimento de troca da correia dentada SEM a troca da bomba d'água. E mesmo assim, é mencionado o procedimento de girá-la para dar o ajuste de tensionamento final correto na correia. Ou seja: a bomba d'água, mesmo sem sua troca, pode ser necessário reposicioná-la. Logo, a técnica de fazer uma marca no bloco e outra na peça pode não funcionar.
Mas concordo com você em uma coisa: deve ser muito difícil girar uma bomba d'água dessas que já esteja no carro há algum tempo!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Amigo, veja que o tópico é "Trocando a correia dentada do corsa 8V"
Trocar só a correia dentada não requer giro da bomba, pois a nova correia tem o mesmo tamanho e o tensionador a mesma pressão de mola, só o modo de ajuste é que varia (ou com chave sextavada ou pino trava), eu acho o do sextavado melhor, pois no meu carro já troquei 3 vezes a dentada (sem mexer na bomba), com os dois modos de ajuste (sextavado e pino trava)... o meu Corsa é 1997.
Como vc, além da dentada trocou também a bomba e não observou ou marcou a posição original da mesma, teve que fazer um procedimento adicional (corretíssimo) e escreveu (lá no início), dando a sugerir a todos que troquem a dentada com a bomba...
"...Por isso, gira-se o conjunto pelo parafuso na ponta do virabrequim e ajusta-se a tensão girando a bomba d'água. Sempre que a bomba d'água for rotacionada, faz-se necessário novas duas voltas no conjunto para conferência do tensionamento, até que este fique ajustado na marca correta...". O que só se faz necessário numa montagem inicial ou na perda da posição da velha.
E não sou apenas eu que digo isso (baseado em experiência própria)...basta ver os mecânicos mais conhecidos da internet (Diego Velocímetro, Dr. Carro, Dr Macete...), que trocam a dentada sem mexer na bomba.
Então, eu não posso deixar a comunidade Corsa Clube, ser levada a crer que, obrigatoriamente, na troca da dentada + bomba d'água, seja necessário o procedimento que vc descreveu, procedimento aliás correto, mas só se a referência da bomba antiga não for observada, o que foi o seu equívoco.
No manual de serviços está escrito o procedimento de giro da bomba, mas só se houver necessidade e esta necessidade só ocorre no caso da perda da referência da bomba antiga, pois no restante nada muda.
Daqui a uns 40.000Km, provavelmente vc só trocará novamente a dentada e não precisará mexer na bomba, mas se precisar ou quiser também trocar (ou antes, sei lá...), não esqueça de fazer a marca (o da fotografia mental é mais falho), vc não precisará fazer o procedimento do giro...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... continuando...
Só por uma questão de lógica... qual seria a necessidade de por regulagem no tencionador, se fosse obrigatório a regulagem pela bomba?

Várias trocas de dentada, de vários modelos e anos

https://www.youtube.com/watch?v=ospDEzq_vUo
https://www.youtube.com/watch?v=lGaf2ceBOsY
https://www.youtube.com/watch?v=CJdvNjXBof0 <<< esse mostra um problema comum nas remontagens da roda fônica
https://www.youtube.com/watch?v=81dKmPpmwfQ
https://www.youtube.com/watch?v=kxgSMsJNksg

... nenhum deles menciona ajustes pelo giro da bomba...

Já quem troca a bomba...

https://www.youtube.com/watch?v=cAQH6oCRR9c
https://www.youtube.com/watch?v=rV7sPdxfKIk
https://www.youtube.com/watch?v=j5x0sIUYV0Q

Reparou que fizeram algum tipo de marcação na bomba velha?
LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Numa boa e com todo respeito: acho que você precisa ler mais uma vez o texto que escrevi, onde você pinçou a frase "...Por isso, gira-se o conjunto pelo parafuso na ponta do virabrequim e ajusta-se a tensão girando a bomba d'água. Sempre que a bomba d'água for rotacionada, faz-se necessário novas duas voltas no conjunto para conferência do tensionamento, até que este fique ajustado na marca correta...". Nunca eu disse que ao trocar a correia dentada era necessário trocar a bomba d'água e o texto está longe de sugerir isto.
Sobre marcar a posição da bomba velha para copiar na nova, eu já mencionei antes: é um macete que os mecânicos brasileiros aprenderam para acelerar e facilitar o serviço.
O texto que escrevi lá no início apenas menciona o procedimento porque também temos de supor que caso alguém resolva trocar a correia dentada mais tensionador e a pessoa que fez tal tarefa da última vez não ajustou corretamente, quem estiver trocando agora vai inexoravelmente deparar-se com um conjunto correia e tensionador novos com o ajuste incorreto, precisando girar uma bomba d'água que não foi trocada (tarefa bem difícil).
Cabe, nessa situação, o raciocínio do leitor do texto que escrevi dar-se conta de que é possível (e necessário) girar a bomba pelo menos para este caso.
Vi vários membros do corsaclube perguntando se devem ou não girar a bomba d'água e por isso julgo pertinente o que coloquei.
Sobre o esticador, concordo que a versão com a lingueta e furo sextavado e que NÃO USA pino de retenção é mais prática e com certeza dispensa o giro da bomba d'água em qualquer situação, assim como já mencionei sobre sua aplicação e possíveis riscos. Se o esticador que usei não foi substituído pela GMB pelo esticador que você prefere (tirando de linha o esticador anterior), algum motivo há.
Abraço.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Rapaz, qualquer discussão a bom termo é salutar, pois todos aprendem, mesmo mantendo-se as mesmas posições iniciais...

Acima vc escreveu "Nunca eu disse que ao trocar a correia dentada era necessário trocar a bomba d'água e o texto está longe de sugerir isto." de fato isso não foi escrito por você...e nem eu disse ser necessário...

O que eu venho dizendo é que o seu procedimento (de ajustar a tensão da dentada girando a bomba), só e somente só, torna-se necessário no caso de não se marcar (ou não se gravar), a referência da posição original da bomba velha...daí não tem jeito e o seu procedimento de girar a bomba é correto.

Acima vc também escreveu "Sobre marcar a posição da bomba velha para copiar na nova, eu já mencionei antes: é um macete que os mecânicos brasileiros aprenderam para acelerar e facilitar o serviço."... marcar posição de peças ao se desmontar qq coisa, é um procedimento mais que comum em todo o mundo e principalmente em mecânica (de carro, avião, navio...), não sendo exclusividade ou macete de mecânicos brasileiros...
https://www.youtube.com/watch?v=Mp9IFhLlt4c
https://www.youtube.com/watch?v=2FDTJEemXy0

Em mecânica, se vc não observar o posicionamento original de algumas peças, quando puser pra funcionar vc vai danificar alguma coisa, que dependendo da peça o dano poderá ser a longo, médio ou imediato...ou no mínimo (como no seu caso), irá requerer um procedimento adicional.

Me desculpe, mas se eu interpretei que seu texto inicial sugere uma obrigatoriedade no giro da bomba para ajuste da dentada, outros podem também interpretar da mesma forma...daí eu estar afirmando que não é necessário, se for observado a mesma posição da bomba velha. Para o caso de um erro de troca anterior, eu acho pouco provável, pois se o ajuste dado automaticamente pelo tensor não ficar correto, ou a dentada pula ou ficará enforcada...vindo a dar problema de perda do sincronismo do motor (no mínimo perda de potência), ou ruptura com colisão de válvula e pistão...mas se de todo for dada a sorte de nada grave ocorrer, o procedimento de giro da bomba é mais que correto.

Não, o tensor com o sextavado não suprime o giro da bomba...ele (a meu ver) dá uma correção um pouco mais flexível, ao contrário do de pino trava, que tem tão somente uma posição e ponto, acabou. A provável razão dele ter substituído o sextavado é o tempo de execução da montagem em fábrica...time is money...

Vamos pacificar numa coisa?:
1 - Troca da correia dentada, em 99,99% dos casos, não requer giro da bomba d'água para o ajuste grosso da tensão da correia.
2 - No caso em que o tensionador não fique perfeitamente posicionado (coincidindo as marcações da seta com o rasgo), o procedimento de girar a bomba d'água para ajuste grosso deve ser utilizado, porém sabendo-se que, no caso de uma bomba velha será difícil girá-la sem a chave própria, sem causar algum dano na bomba ou em seu O-ring (o que prejudicará a boa vedação).
3 - Caso a bomba d'água seja trocada por qualquer circunstância, sua posição original deve ser observada (e marcada), em relação ao bloco do motor, de modo que a nova bomba entre exatamente na mesma posição e se evite procedimento de ajuste adicional.

P/S:
Quando eu falei que a gente sempre aprende... ao pesquisei os vídeos para postar, me deparei com esta informação:
https://www.youtube.com/watch?v=k5MnS0K7JQQ
Numa próxima troca da minha dentada, já vou atentar para as possíveis folgas....
Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Os modelos de tensionadores são intercambiáveis. Compre o modelo com ajuste pela chave allen 6mm que você evita um problema como perder o aditivo ou ainda rasgar o anel de vedação da bomba d' água.
cv.silva
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 11 2022f Julho 2022 06:29:20 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cv.silva »

Ola pessoal, eu mesmo quero fazer reparo preventiva no meu carro,e quero saber como faço para deixar carro no ponto e como fazer pra ele não sair fora do ponto pra poder trocar correia válvula termostática e bomba água, meu Corsa Hatch Max 1.4 8 v ano 2009.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cv.silva escreveu: Segunda-feira 11 2022f Julho 2022 07:19:31 PM Ola pessoal, eu mesmo quero fazer reparo preventiva no meu carro,e quero saber como faço para deixar carro no ponto e como fazer pra ele não sair fora do ponto pra poder trocar correia válvula termostática e bomba água, meu Corsa Hatch Max 1.4 8 v ano 2009.
nesse tópico tem um bom material....mas se não tem noção do q vai fazer, não recomendo, essa manutenção não admite falha....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”