[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Que tanto de esticador é esse? Só vai um rolamento tensor na correia sincronizadora (dentada) e um na correia de acessórios.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
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Mensagem por SemControle »

nossa, de tanto esticar da dentada já da pra fazer a poly-v
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marcomilanez
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Mensagem por marcomilanez »

Pois é :S .. como eu faço para por uma foto aqui para vocês verem o que foi trocado?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

a foto precisa estar hospedada em algum site da net ai vc posta o endereço da imagem entre as tags [img]site/imagem.jpg[/img]
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rodrigonazari
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Mensagem por rodrigonazari »

Ola amigos do fórum já sou membro há um tempo, mas ainda não postei nada até o momento.
Tenho um Corsa GLS 96/97 com 174.000 KM, peguei há pouco tempo e estou dando uma geral nele aos poucos.
Recentemente fiz a limpeza do tbi e dos bicos injetores eu mesmo vendo muito tutorial e videos na net e aqui no fórum.
Há 10 dias comprei a correia dentada e o tensor e através deste tutorial realizei a troca, aparentemente sem problemas, o ponto ficou ok não tive dificuldades na troca, porém neste domingo tirei a capa da correia para ver e notei que a borda externa da correia esta com um inicio de desgaste, há também poeira de borracha pela capa. Lendo a respeito vi que isso pode ser desalinhamento do conjunto ou correia com pouca tensão.
Hoje desmontei tudo, tirei as capas superior e inferior e montei sem as capas para analisar notei que a correia não esta centralizada no tensor e que em alta rotação ela vibra provavelmente é ai que encosta em algum ponto da capa gerando o desgaste da lateral externa.
Li que também existe um certo ajuste para deixar ela mais tensionada pela bomba d'água, mas sou sincero em dizer que estou sem rumo e preferi buscar ajuda aos colegas na esperança de alguma orientação para resolução deste problema.
Desde já agradeço a atenção e espero encontrar a solução com vocês.
Abrç
Fred Basilio
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Mensagem por Fred Basilio »

Boa tarde pessoal

para fazer a troca da correia dentada é necessario alguma ferramenta especial?
Fred Basilio
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Mensagem por Fred Basilio »

Fred Basilio escreveu:Boa tarde pessoal

para fazer a troca da correia dentada é necessario alguma ferramenta especial?
EricMoc
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Mensagem por EricMoc »

Bom dia pessoal, acabei de comprar um Corsa Hatch Maxx 1.0. Meu ferramental está um pouco desatualizado devido eu ter saído de um Monza. Tive essa impressão ao olhar no cofre e ver que quase todos os parafusos são torx. Sabado agora irei fazer uma revisão nele, pelo que li no topico irei precisar somente de um soquete torx 8? o restante é tudo sextavado? Vou trocar bomba dagua, VT, correias e tensores. Outra dúvida, aquele suporte que tem entre a correia, se eu desmontar ele, preciso apoiar o motor?
Bange
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Mensagem por Bange »

Pra dentada acho que o suporte não atrapalha (ao menos no meu 1.6), só para a do aletrnador/bomba da DH/AC (poli-V), é que tem que deslocar o motor do suporte.
LMM1973
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Mensagem por LMM1973 »

Pessoal:
Quando fiz a troca da bomba d'água, correia sincronizadora (dentada) e seu rolamento esticador atentei para alguns detalhes que podem passar batidos para quem está fazendo este serviço pela primeira vez, principalmente para os adeptos do faça-você-mesmo.
O carro é um corsa classic, motor 1.6 8V com DH e AC, ano 2003. O tensionador da correia sincronizadora é aquele sem a lingueta para encaixe da chave allen (o oitavo passageiro) da figura 1. Com o tensionador já torqueado e a correia sincronizadora já instalada, ao tirar o pino da lingueta, o tensionador estica a correia. Então, é necessário instalar o parafuso que aperta a polia do virabrequim (aquela por onde passa a correia multi-v). Apenas o parafuso (sem a polia) e não é necessário torqueá-lo. Isso é necessário porque as duas voltas a serem dadas precisam ser feitas pelo parafuso na ponta do virabrequim e não pela engrenagem do comando de válvulas. Não é muito óbvio e muitos podem ficar tentados a encaixar uma chave de soquete lá no parafuso da engrenagem do comando e torcionar por ali, por ser mais confortável, acessível e prático. O problema é que fazendo assim, o trecho "A" (figura 2) da correia sincronizadora fica sem tensionamento e o trecho "B" e os demais trechos ficam tensionados (sempre lembrando que o sentido de giro é o sentido horário). Assim, ao fim de cada duas voltas no conjunto, o indicador do tensionador sempre estará em uma posição diferente, indicando incorretamente a tensão na correia. De todas as polias/engrenagens envolvidas pela correia sincronizadora, a que mais oferece resistência é exatamente a do virabrequim e este é o motivo pelo qual é nele que se deve atuar: ele é o motriz do conjunto.
Por isso, gira-se o conjunto pelo parafuso na ponta do virabrequim e ajusta-se a tensão girando a bomba d'água. Sempre que a bomba d'água for rotacionada, faz-se necessário novas duas voltas no conjunto para conferência do tensionamento, até que este fique ajustado na marca correta. Não gire bruscamente nem dê trancos nesses giros do virabrequim com a chave de soquete. Procure fazer de forma constante e suave. Foi só assim que consegui ajustar a correta tensão na correia sincronizadora nova.
Após atingido o tensionamento correto, aperta-se os três parafusos da bomba d'água e confere-se mais uma vez o tensionamento, dando duas voltas no conjunto. Estando ok, remove-se o parafuso na ponta do virabrequim e procede-se a remontagem do que foi retirado.

Imagem
figura 1: o tensionador

Imagem
Figura 2: esquema da correia sincronizadora.
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