[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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klaudio
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[INFO] - Trocando correia dentanda do corsa 8 V

Mensagempor klaudio » Domingo 17th 2008f Agosto 2008 05:05:06 PM

Vamos apresentar nesta matéria a seqüência para a substituição da correia dentada do motor Corsa .

01- Desconecte o cabo negativo da bateria para evitar possíveis acidentes. Verifique se o proprietário
não possui algum equipamento de som com código anti-furto e não tenha o código;


02- Remova a válvula do canistar (posição A) puxando-a para cima do suporte do filtro;
03- Remova a mangueira condutora de ar (posição C) que está junto à borboleta de aceleração;

04- Remova o ressoador de ar do suporte (posição D) puxando-o para cima;

05- Remova a mangueira coletora de ar (posição E) logo na entrada do suporte do filtro de ar;

06- Remova o parafuso de fixação (posição B) do suporte do filtro de ar com o auxílio de uma chave torx medida T-30;

07- Remova o filtro de ar deslocando-o para o lado e puxando-o ao mesmo tempo e desencaixando-o
do suporte de alojamento do coxim eliminador de ruido, na carroceria.
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08- Remova os parafusos de fixação (ver setas) da cobertura da carenagem da correia dentada- parte superior
e os parafusos de fixação (ver setas)
da parte inferior com o auxílio de uma chave torx T-8;

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09- Removas as coberturas superior e inferior;

Observação importante:
Antes de remover a correia dentada,
Verifique os alinhamentos das marcas de referência na polia dentada da árvore de comando de válvulas
com a marca existente na cobertura posterior da correia dentada (ver indicação)
e também as marcas da polia dentada da árvore de manivelas com a marca na aba
da carcaça da bomba de óleo no tempo de combustão do 1º cilindro.
Caso estes alinhamentos não correspondam, corrija-os girando a polia dentada da
árvore de comando de válvulas, utilizando uma chave 17 mm
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O objetivo desta ordem de execução seria a substituição da correia dentada,
porém,
Existem casos onde se faz necessário a sua retirada sem a necessidade de trocá-la.

Nesta situação, faça uma seta com tinta indicando o sentido de rotação
da correia para que você possa montá-la na mesma posição posteriormente.

A seguir, como remover a correia.

10- Afrouxe o parafuso sextavado do tensor com o auxílio de uma chave estrela de 13 mm;

11- Instale uma chave allen de 6 mm no tensor da correia dentada e gire-o no sentido horário (ver seta)
para aliviar a tensão da correia. Feito isso, remova a mesma do seu local;

12- Instale a nova correia ou a mesma caso deseje reutilizá-la,
lembrando do sentido de rotação da mesma;

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A seguir, os procedimentos de ajustes da correia dentada

Ajustes para correia nova
13- Utilizando uma chave allen 6 mm (4) instale-a no rolete tensor,
girando-o no sentido anti-horário até que o ponteiro (1) do rolete
tensor coincida com o centro da cavidade “U” (seta) na base do rolete
tensor (2) e ao mesmo tempo com uma
chave de 13 mm aperte o parafuso de fixação do rolete tensor (3)
sem o torque final;
14- Gire a polia dentada da árvore de comando de válvulas duas voltas
completas no sentido de giro do motor e verifique se as marcas (setas)
coincidem novamente, caso não confirmem refaça
o sincronismo mecânico do motor;
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Observação: Ao ajustar o rolete tensor a parte longa da correia dentada
(lado oposto da bomba d’água) deve estar esticada,
caso contrário o ajuste correto não será possível
Lembre-se que os procedimentos acima somente é válido para uma correia dentada nova.

No caso da correia ser reutilizada, o ajuste deverá ser feito de maneira
similar à correia nova,
só que, ao invés do ponteiro 1 coincidir com o centro da cavidade em U,
a mesma deverá coincidir com o início da cavidade como mostra a figura
15- Após o ajuste e a verificação se a correia não permitiu que os pontos se
desalinhem,
aplique o torque final no parafuso sextavado que deverá ser de 20 NM (2 mkgf) ou 15 lbf.pé;
Imagem
16- Para a montagem restante, siga a ordem inversa à remoção.


É isso aí pessoal, vejam que a substituição da correia não é nada complexo.
Tome apenas muito cuidado para não montar a correia
com os pontos de referência fora de posição. Se ficar um dente fora, todo o sistema fica comprometido




conrado_braga escreveu:Galera, comprei um tensor da Nytron esses dias e ele veio com manual de instalação, scanneei, upei as imagens e vou tentar colocar aqui pra vcs, na minha opinião (de quem não entende nada) é a explicação final, vamos ver se vai...


abs

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Mensagempor sousaman » Sexta-feira 05th 2008f Setembro 2008 10:47:14 PM

Senhores,

Esse merece ser avaliado pelos moderadores e ser fixado.

Abraços!


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Mensagempor Lngg » Domingo 07th 2008f Setembro 2008 02:28:22 PM

klaudio, parabéns bom tópico.

Fixar Sim.... explicação muito detalhada e com gravuras . muito bom.


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Mensagempor markospalma » Terça-feira 09th 2008f Setembro 2008 11:52:39 AM

E aí, Galera!! comprei um corsa 2001 4 portas com 25 000 km!!! gostaria de saber se posso ficar tranqüilo quando a correia dentada? visto q tem a kmetragem baixa mas tem 8 anos jah???? obrigado se alguém pode m ajudar!!


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Mensagempor sousaman » Terça-feira 09th 2008f Setembro 2008 12:40:04 PM

Cara,

Ainda vai longe... até os 50000 km.

markospalma escreveu:E aí, Galera!! comprei um corsa 2001 4 portas com 25 000 km!!! gostaria de saber se posso ficar tranqüilo quando a correia dentada? visto q tem a kmetragem baixa mas tem 8 anos jah???? obrigado se alguém pode m ajudar!!


Mas como se passaram 8 anos, melhor trocar agora e ser feliz.

Abraços!


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Mensagempor alcineu » Terça-feira 04th 2009f Agosto 2009 03:27:31 PM

Olá pessoal, boa tarde.

Dando um reforço ai no tópico do klaudio, que aliás parabenizo pela excelente iniciativa, gostaria de alertar para um dtalhe que alguns desconhecem (tive essa experiencia) é que para corrigir o ajuste do tensionamento da correia, faz-se necessário girar a bomba dàgua, ficando o rolamento tensionador a função de SÓ mante-la esticada/tensionada.
Como não achei o link da Goodyear, ai vai o que tenho em meus arquivos.

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Mensagempor alcineu » Quarta-feira 05th 2009f Agosto 2009 09:25:31 AM

Prestem a atenção na ultima figura do post anterior, quanto a correta posição das marcas de referencia do rolo tensor.

Aqui a foto do rolo tensor para quem na~conhece ou tem duvidas
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Mensagempor alcineu » Domingo 25th 2009f Outubro 2009 09:16:23 AM

Quanto a correia sincronizadora/dentada, coloquem correia com HNBR ds marcas Gates, Goodyaer, Dayco, etc...

http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=4909
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... a_hnbr.asp
http://www.borrachaatual.com.br/materia ... ttec58.pdf

A Gates, fabricante das correias HNBR Green Stripe, alerta: veículos que saem originalmente de fábrica com correias em HNBR deverão utilizar somente peças de reposição no mesmo material. Correias em cloropreno –neste caso– podem comprometer a vida útil do motor. A Gates é o único fabricante de correias que atende a todas as montadoras.

http://www.pellegrino.com.br/revista/ma ... asp?id=641



Alerta: correia dentada errada pode danificar o motor
Utilizada pela maioria dos veículos nacionais, dos antigos aos últimos lançamentos, a correia dentada é uma das peças vitais do motor. Responsável pelo sincronismo entre as válvulas e os pistões, sua quebra sempre traz um grande prejuízo ao dono do carro.
Atualmente, graças à pesquisa contínua de novas formas e materiais, a Gates - líder mundial em correias - está ampliando a vida útil desse componente e tornando o "pesadelo" da quebra cada vez mais raro. Mas é preciso se manter atento, realizando a manutenção preventiva do veículo e aplicando a peça certa para cada modelo.
Um problema muito comum é a aplicação de correias de cloropreno, projetadas para motores mais antigos, nas novas gerações de alta performance, que necessitam de correias em HNBR, um elastômero muito mais resistente ao calor, óleo lubrificante e ao ozônio do ar.
Como muitos motores mantiveram a mesma estrutura ao longo dos anos, é possível montar peças das gerações antigas nas novas. No caso da correia dentada, o proprietário pode "economizar" cerca de 20 reais se trocar o item original em HNBR por outro de cloropreno.
Mas é preciso lembrar que os populares 1.0, por exemplo, ganharam mais de 50% de potência desde a sua criação. Como a exigência e o calor são muito maiores, a correia errada romperá em pouco tempo. O resultado final é o carro no guincho e o motor com sérios danos.
"Quando montadas nos motores indicados, nossas correias em HNBR duram, em média, 60 mil quilômetros e as cloropreno 40 mil quilômetros. O grande problema é instalar a correia errada, seja por desconhecimento ou para economizar. Já atendemos casos em que a peça se rompeu com pouco mais de mil quilômetros", explica Plínio Separovic Fazol, supervisor de Marketing e Engenharia da Gates.
Para combater o problema, garantindo que o mecânico faça o melhor trabalho e o dono do carro tenha total tranqüilidade, a Gates está realizando uma ação de conscientização sobre as diferenças entre as correias em HNBR e cloropreno. A marca também foi pioneira na divulgação dos diagramas de montagem das peças nas caixas, para que a substituição seja feita sem erros.
Em palestras técnicas, ações nas oficinas e distribuição de informes, a empresa apresenta os casos mais comuns, os problemas causados, como identificar corretamente as correias no catálogo, nas caixas ou até pelo código gravado nas peças, para se fazer a troca correta.

"O próprio dono do veículo pode fazer essa verificação facilmente. Todo carro fabricado após 1995, por exemplo, precisa usar correia dentada em HNBR. As correias Gates nesse material trazem a sigla XS ou HNBR gravada na embalagem e na própria peça. Se a correia nova não tiver o código, está errada", esclarece Plínio Fazol.

Fundada nos Estados Unidos em 1911, a Gates é líder mundial em correias. Presente no Brasil há 40 anos, produz uma ampla linha de mangueiras, tensionadores e correias. É a maior fornecedora de correias e tensionadores para as montadoras nacionais e oferece a mais completa linha de correias do mercado de reposição.

http://www.folhablu.com.br/ler.noticia. ... 18&menu=74

Frizando..
"O próprio dono do veículo pode fazer essa verificação facilmente. Todo carro fabricado após 1995, por exemplo, precisa usar correia dentada em HNBR. As correias Gates nesse material trazem a sigla XS ou HNBR gravada na embalagem e na própria peça. Se a correia nova não tiver o código, está errada", esclarece Plínio Fazol.


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alguem q leu este tópico ja meteu a mão pra r a correia

Mensagempor Bravohero » Quarta-feira 06th 2010f Janeiro 2010 05:09:56 PM

Está quase tudo certo, menos um detalhe, eu nunca vi esse esticador com encaixe pra chave allen, nem meu corsa q troquei a correia hj, e ainda tava com a horiginal, nunca foi trocado naum tem issu.
uma dica pra quem vai trocar, pra tirar é só desparafuzar msm, mas, pra colocar tem um macete, antes de colocar o esticador vc btem q travar ele. O esticador tem 2 furos vc preciona ele até os furos se alinharem qdo estiverem alinhados vc usa um parafuso, chave alem, qualquer coisa q fique bem justo nesses furos, a pressão da mola vai segurar o q vc usar. com ele travado vc coloca ele no motor, coloca a correia, confere o ponto e finalmente tira o parafuso, chave allen prego o q vc achar conveniente, da o aperto final no esticador


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Mensagempor MachDown » Quarta-feira 06th 2010f Janeiro 2010 07:36:24 PM

ACHEI EXCELENTE O TÓPICO ! ! !

PARABÉNS ! ! !


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Mensagempor alcineu » Quinta-feira 07th 2010f Janeiro 2010 10:40:48 AM

Esclarecimento

quem faz o ajuste correto da tensão da correia é a bomba dagua, afrouxando os 3 parafusos, girando-a, até a correia manter-se bem esticada, o rolamento corrige o resto, desde , que, a marca em V esteja correta.

Já aconteceu de trocarem a correia e não ajustarem a bomba dagua e a correia estava tão frouxa que batia nas laterais da capa plastica de proteção raspando/desgastando.

Como não usava aditivo na agua na época, a bomba estava soldada no motor de tanta ferrugem, quase detonaram ela de tanto bater.

Se tivessem essa chave abaixo...
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Mensagempor alcineu » Quinta-feira 07th 2010f Janeiro 2010 10:47:31 AM

Descrição: Chave de 41mm, para regular a tensão da correia dentada, atuando na bomba d´água do Corsa.
Fabricante: Raven

http://www.ferramentasnet.com/loja/ferr ... ral-motors


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Re: re

Mensagempor SemControle » Quinta-feira 07th 2010f Janeiro 2010 03:39:47 PM

alcineu escreveu:Descrição: Chave de 41mm, para regular a tensão da correia dentada, atuando na bomba d´água do Corsa.
Fabricante: Raven

http://www.ferramentasnet.com/loja/ferr ... ral-motors

diga-se de passagem otimas ferramentas do referido fabricante, tenho alguns brinquedos deles...


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Mensagempor alcineu » Terça-feira 12th 2010f Janeiro 2010 01:10:14 PM

e tem coisa que a gente tem que ajudar para ser bem feito...quando forem trocar essa correia, imprimem essa dica da Goodyear e bata um papo com o mecnico...ja descpnfiado, foi dai que descobri....


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Mensagempor acosenza » Quarta-feira 31st 2010f Março 2010 09:12:16 PM

Me tirem uma dúvida: o tensor que apresenta ajuste pela chave Allen é o do corsa 1.8. O meu é 1.0 e apresenta o problema da bomba estar "colada" e não se mexer para tensionar corretamente a correia.
Se eu trocar o tensionador pelo modelo com ajuste (1.8), resolveria meu problema sem precisar mexer na bomba dágua ou não seria possível, tipo algum encaixe diferente???

Grato




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