Planilha de calculo velocidade, rpm, pneu, marcha

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
mib_luis
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quinta-feira 19 2007f Julho 2007 08:57:59 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Planilha de calculo velocidade, rpm, pneu, marcha

Mensagem por mib_luis »

oee

Lendo alguns textos e fórmulas sobre rotação do motor (rpm), relação de diferencial e na caixa de marcha, perfil do pneu e seus impactos na velocidade do carro, desenvolvi a planilha abaixo:

Planilha de Calculo Velocidade

Os dados para preencher a planilha são facilmente encontrados no manual do seu carro.
Perfil do pneu ta impresso no proprio. Ex.: 175/60

Então não adianta vim falando que você fez quebra de recorde de velocidade com um carro 1.0, que os cálculos revelam sua mentira.
É indiferente também a potencia do motor para esse calculo (cv e torque) pois rotação é rotação; a potencia interfere na força em vencer as resistencias (atrito do solo, peso, resistencia do ar) para atingir essas rotações.

Planilha é util também para perceber o efeito de se colocar um pneu de perfil diferente do especificado pela fábrica ou roda maior/menor.

Os dados que já constam na tabela são do meu Corsa wind 99 1.0, porém pneu original de fabrica é 165/70 e utilizo 175/70.

Para livre distribuição e cópia.

[]s
Avatar do usuário
MarcãoSP
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Sexta-feira 22 2006f Setembro 2006 11:14:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcãoSP »

Muito boa a planilha PARABENS Fixa!!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem o seguinte, essas formulas sao baseadas num veiculo hipotetico, sem perdas, sem arrasto, sem vento, sem inclinacao, coisas impossiveis na vida real, da pra ter uma nocao, da pra saber q o velocimetro mente pra caramba......
so nao da pra ter esses dados como verdade absoluta pq existem N variaveis contra a velocidade
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
mribeirop
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 13 2008f Fevereiro 2008 02:40:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mribeirop »

Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!

abraços,
Avatar do usuário
MarcãoSP
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Sexta-feira 22 2006f Setembro 2006 11:14:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcãoSP »

[quote="SemControle"]tem o seguinte, essas formulas sao baseadas num veiculo hipotetico, sem perdas, sem arrasto, sem vento, sem inclinacao, coisas impossiveis na vida real, da pra ter uma nocao, da pra saber q o velocimetro mente pra caramba......
so nao da pra ter esses dados como verdade absoluta pq existem N variaveis contra a velocidade[/quote]

Vocês estão querendo demais não!? Esses dados é o máximo que se pode chegar com TAL configuração! Não adianta falar que com um corsa 1.0 original conseguiu bater 200KM/h porque seria impossivel no carro original. Pelo menos foi isso que compreendi.

Abs.
Avatar do usuário
MarcãoSP
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Sexta-feira 22 2006f Setembro 2006 11:14:18 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcãoSP »

[quote="mribeirop"]Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!

abraços,[/quote]

Será maior pois a roda (aro) é maior!

Abs.
Sekiya
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 29 2008f Abril 2008 02:26:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sekiya »

Amigos, já que há dúvidas façam um comparativo:

http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php

Eu uso sempre que preciso.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mribeirop escreveu:Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!

abraços,
justamente pelo perimetro do conjunto ser diferente, e qnt ao arrasto, foi como eu havia comentado, essas perdas nao sao consideradas na planilha, e sao de dificil aplicacao sobre o calculo, até a velocidade do vento seria um fator + ou -, depende da direcao na hora do teste
:D
q cara chato q eu sou hein

depois preciso te passar umas planilhas q tenho aki, calcular cilindrada, calcular taxa de compressao, acho q essas 2 sao as mais legais

fixo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
mib_luis
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Quinta-feira 19 2007f Julho 2007 08:57:59 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mib_luis »

mribeirop escreveu:Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!

abraços,
oee
com pneu maior, mais largo, voce tera sim um maior atrito com o solo
porem como comentei antes, o q ira vencer esse atrito é a potencia do motor
ao atingir um rotaçao, ela sera proporcional a uma velocidade
mas para chegar nessa rotacao o carro tera q fazer o esforço de vencer todos essas resistencias

[]s
BARROSO
:: Champ ::
Mensagens: 562
Registrado em: Sábado 10 2007f Novembro 2007 01:08:23 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BARROSO »

A planilha não deu certo no meu caso.. Meu VHC Flex bate 175 quase cortando.. Lá fala que bate 200 de 5°.. Coloquei as informações tiradas do manual..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”