[quote="mribeirop"]Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!
abraços,[/quote]
Será maior pois a roda (aro) é maior!
Abs.
Planilha de calculo velocidade, rpm, pneu, marcha
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Amigos, já que há dúvidas façam um comparativo:
http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php
Eu uso sempre que preciso.
http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php
Eu uso sempre que preciso.
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justamente pelo perimetro do conjunto ser diferente, e qnt ao arrasto, foi como eu havia comentado, essas perdas nao sao consideradas na planilha, e sao de dificil aplicacao sobre o calculo, até a velocidade do vento seria um fator + ou -, depende da direcao na hora do testemribeirop escreveu:Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!
abraços,
q cara chato q eu sou hein
depois preciso te passar umas planilhas q tenho aki, calcular cilindrada, calcular taxa de compressao, acho q essas 2 sao as mais legais
fixo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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oeemribeirop escreveu:Fala galera... é o seguinte... gostei muito da planilha mib_Luis, mas andei fazendo uns teste com ela... e acho que deve haver algo errado... pois simulei primeiramente com o pneu original 165/70 R13 e com rotação de 3500 atingiria uma velocidade próxima a 100Km/h, mas se colocar um pneu 195/55 r15 a minha velocidade para a mesma rotação minha velocidade seria maior (um pouco mais de 100Km/h)!!!! o que considero errado... um pneu mais largo tem maior atrito, ou seja, maior resistência... não poderia desenvolver uma velocidade maior!!!! estou certo?!?!?
se por algum motivo estiver errado me avise, mas acredito que seus cálculos possuem algum erro!!!!
abraços,
com pneu maior, mais largo, voce tera sim um maior atrito com o solo
porem como comentei antes, o q ira vencer esse atrito é a potencia do motor
ao atingir um rotaçao, ela sera proporcional a uma velocidade
mas para chegar nessa rotacao o carro tera q fazer o esforço de vencer todos essas resistencias
[]s
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A planilha não deu certo no meu caso.. Meu VHC Flex bate 175 quase cortando.. Lá fala que bate 200 de 5°.. Coloquei as informações tiradas do manual..
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[quote="BARROSO"]A planilha não deu certo no meu caso.. Meu VHC Flex bate 175 quase cortando.. Lá fala que bate 200 de 5°.. Coloquei as informações tiradas do manual..[/quote]
Corrigindo.. Esqueci de trocar a relação diferencial.. Deu certo agora..
Corrigindo.. Esqueci de trocar a relação diferencial.. Deu certo agora..
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opa
o maior vilao que afeta o resultado nessa tabela é o pneu
o pneu não possui um formato circular constante, dependendo do peso no carro, pressão, velocidade possui diferente deformação...
em uma curva o pneu dobra e altera a circunferencia..
quanto mais rapido, mais a força centrifuga incide sobre o pneu fazendo sua circunferencia aumentar (lembra dos dragsters que possuem pneus largos quando parados e quanto aceleram afinam e ficam mais altos)
na parte mecanica já eh material solido, engrenagens que se encaixam e formam a relação
pra mim essa tabela foi mais util para descobrir as rotações, já que meu carro nao possui tacometro (conta-giros), os melhores pontos de trocas
[]s
o maior vilao que afeta o resultado nessa tabela é o pneu
o pneu não possui um formato circular constante, dependendo do peso no carro, pressão, velocidade possui diferente deformação...
em uma curva o pneu dobra e altera a circunferencia..
quanto mais rapido, mais a força centrifuga incide sobre o pneu fazendo sua circunferencia aumentar (lembra dos dragsters que possuem pneus largos quando parados e quanto aceleram afinam e ficam mais altos)
na parte mecanica já eh material solido, engrenagens que se encaixam e formam a relação
pra mim essa tabela foi mais util para descobrir as rotações, já que meu carro nao possui tacometro (conta-giros), os melhores pontos de trocas
[]s
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